VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

PANTANAL

Incêndios Pantanal: Prefeito de Poconé decreta situação de emergência após fogo destruir mais de 200.000 hectares

O prefeito de Poconé, o ‘Tata Amaral’ (União), decretou situação de emergência na cidade

Publicado em

DESTAQUE

secom-mt

ATUALIZADA às 12h14 – O prefeito de Poconé (105 km distante de Cuiabá, pela MT-060), Atail Marques do Amaral, o ‘Tata Amaral’ (União), decretou situação de emergência devido aos incêndios florestais que têm ocorrido no município, na região do pantanal mato-grossense. A medida administrativa tem o prazo de 60 dias e foi decretada no último dia 16.
O prefeito ao adotar a medida emergencial, considerou a necessidade de uma resposta urgente ao controle dos incêndios que têm ocorrido em áreas preservadas e não preservadas. De acordo com o levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o fogo consumiu uma área de mais de 200.000 hectares.
O gestor destacou ainda que apesar do Corpo de Bombeiros ter aumentado o efetivo, modificando a escala de serviço dos militares, para atender as ocorrências, mesmo assim, não conseguiram controlar as chamas, que têm aumentado a cada dia.
Amaral alega que a proporção que o incêndio ganhou tem causado impactos diretos ao meio ambiente, à saúde pública e à economia da cidade. Ele classificou a situação como desastre de média intensidade com “propagação de fogo sem controle, em qualquer tipo de vegetação em áreas legalmente protegidas e não protegidas”.
No decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todas as pastas municipais para atuarem nas ações contra ao desastre e convocação de voluntários para ajudar nas campanhas de arrecadação de recursos para ajudar nos programas de assistência às pessoas afetadas pelo incêndio.

Leia Também:  Guarantã do Norte comemora aniversário com parcerias do Governo do Estado

 

 

 

  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

Publicados

em

Donato Aquino / Secom - Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.

A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).

Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.

O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.

Leia Também:  Major da Polícia Militar de Brasília morre em acidente no Mato Grosso

“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.

Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA