VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

record de incêndios

Incêndios de agosto em MT foi o pior em 14 anos e setembro já inicia ‘dramático’

Mato Grosso teve teve o pior agosto dos últimos 14 anos.

Publicado em

Política

Foto Reprodução Agencia Brasil / EBC

Mato Grosso já apresenta nesse início de setembro, no ápice das estiagens nessa época do ano, mais de 470 focos de incêndios registrados diariamente,  e o Estado  teve o pior agosto dos últimos 14 anos. E setembro começa ainda pior. Apenas nos primeiros dois dias, já foram registrados 1.600 focos, ou seja, cerca de 800 por dia. Agosto terminou com 14.617 focos de calor e, sozinho, representou 55% dos focos em todo o Estado este ano, que chegam a 26.480. Em 2010, foram 17.459 focos em agosto. Os dados são do programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre as situações considerada das mais graves está a região turística da Chapada dos Guimarães, onde o fogo se alastra e cerca de 14 mil hectares foram consumidos pelas chamas.

O Estado lidera o número de queimadas no país. Os incêndios florestais e a seca fizeram o governo de Mato Grosso declarar situação de emergência. O decreto publicado é válido por 180 dias e tem como precedente os focos de incêndio, principalmente no Pantanal.

Ainda em relação ao pior agosto, se compararmos os dados ao mesmo mês em 2023, o resultado de 2024 representa aumento de 456%. Em agosto de 2023 foram 2.626 focos.

Os números de agosto ainda são superiores ao acumulado de janeiro a julho deste ano no Estado. O cenário, segundo especialistas, é preocupante e reflete o que já vinha sendo alertado desde o início do ano, que 2024 poderia ser pior que 2020, ano em que grandes incêndios devastaram parte do Pantanal.

Se compararmos ainda agosto de 2024 ao mesmo mês nos últimos anos, o número de focos chega a ser 40% maior em relação ao mesmo mês em 2020, quando foram 10.430 registros.

O biólogo Romildo Gonçalves, especialista em fogo, explica que com a alta temperatura e baixa umidade, o cenário vai ficar ainda muito mais propício ao fogo. Segundo ele, o pico da seca no Estado fica entre agosto e setembro. Então, isso significa que, com toda certeza, nós temos ainda um período crítico no mês de setembro.

O especialista destaca ainda que até outubro nós ainda temos possibilidade de fogo em várias partes do Estado e do país. Está certo que depois do dia 15 de setembro já vêm as primeiras chuvas, em alguns locais, o que já começa a amenizar, mas o fogo ainda deve continuar até outubro.

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

PL prepara chapa forte com representantes de Rondonópolis: Zé Márcio e Luciana Horta ganham destaque para 2026

Com essas possíveis candidaturas, o PL sinaliza seu compromisso em fortalecer a atuação no interior do estado

Publicados

em

Foto: Fablício Rodrigues/ALMT

O Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, sob a liderança do presidente estadual Ananias Filho, já articula suas principais apostas para as eleições de 2026. A legenda pretende montar uma chapa robusta para a Assembleia Legislativa (ALMT), com atenção especial à representatividade de Rondonópolis — segunda maior cidade do estado.

Em entrevista a uma site (Marreta Urgente), Ananias revelou que o partido reservará duas candidaturas específicas para o município, com equilíbrio de gênero: um homem e uma mulher. Apesar de não confirmar oficialmente os nomes, a reportagem apurou que duas lideranças locais se destacam nos bastidores como pré-candidatos com grande potencial: Zé Márcio Guedes e Luciana Horta.

Zé Márcio, ex-vereador e nome conhecido na política local, vem articulando sua pré-candidatura com discurso afinado às pautas do partido. “Estou muito motivado a ajudar na transformação da política nacional e estadual”, afirmou, já se posicionando como um dos principais nomes do PL para disputar vaga na ALMT.

Luciana Horta, vereadora mais votada de Rondonópolis, também confirmou sua disposição em representar o município no Legislativo estadual. “Estamos à disposição do Partido Liberal, por meio do convite feito pelo presidente Ananias Filho, para seguir representando com coragem e firmeza. Queremos ampliar a luta por políticas públicas voltadas às mulheres, com mais proteção, saúde e cidades seguras. Isso nos motiva profundamente e aumenta nosso senso de responsabilidade com essa missão”, declarou.

Com essas possíveis candidaturas, o PL sinaliza seu compromisso em fortalecer a atuação no interior do estado e ampliar a presença feminina na política, apostando em nomes com forte apelo popular e histórico de atuação em Rondonópolis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA