IBAMA / ICMBIO
Incêndio no Pantanal: mais brigadistas chegam ao Pantanal para reforçar as ações de combate
Determinação é do Governo Federal, que também enviou quatro aeronaves para o norte do Estado.
DESTAQUE

Com o objetivo de reforçar o número de brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), chegaram ao Pantanal de Mato Grosso neste domingo (12) para apoiar o combate ao fogo na região. O reforço faz parte de uma determinação do Governo Federal, que também enviou quatro aeronaves para o norte do Estado.
O reforço de 90 brigadistas e 209 servidores federais totaliza agora 299 profissionais dedicados ao combate dos incêndios no Pantanal. Desde o mês de julho, o Ibama e o ICMBio já estavam atuando em toda a região do Pantanal com o apoio de um helicóptero do Ibama. Agora, o combate contará com mais três aeronaves, provenientes do Ibama, ICMBio e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com equipamentos e um caminhão do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo).
Os incêndios no Pantanal ganharam destaque após três raios atingirem o Parque Nacional (Parna) do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê e propriedades particulares próximas em 21 de outubro. Desde então, 47 brigadistas federais têm se concentrado na região. Os incêndios já afetaram cerca de 27 mil hectares no Parna e 23 mil hectares na RPPN.
No Parque Estadual Encontro das Águas, o combate aos incêndios está sendo liderado pelo Corpo de Bombeiros do Estado, onde quase 36 mil hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas.
Desde janeiro, o governo federal tem se preparado para a prevenção e combate a incêndios no Pantanal, lançando o Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Pantanal em maio. Essa iniciativa envolveu a participação de representantes da sociedade civil e dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, resultando em ações de prevenção, como queimas prescritas, realizadas em conjunto com as comunidades ribeirinhas nas proximidades dos principais rios da região.
A campanha “Pantanal Sem Incêndios” foi veiculada nos dois estados no primeiro semestre, visando promover a conscientização e a prevenção. No entanto, devido ao prolongamento do período seco no bioma e às dificuldades de acesso às áreas com incêndios florestais, as equipes de combate precisaram ser reforçadas, especialmente considerando a previsão de aumento da temperatura nos próximos 15 dias na região.
O Pantanal receberá atenção prioritária no Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman), que reúne mais de uma dezena de órgãos federais. O governo estadual também foi convidado a integrar o Ciman para colaborar com as ações coordenadas pelo governo federal na região.

DESTAQUE
Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública
Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.
A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).
Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.
O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.
“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.
Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.
-
Economia5 dias atrás
Feriado de Nossa Senhora da Conceição: Prefeitura de Cuiabá suspende expediente em 8 de dezembro
-
Polícia7 dias atrás
PESQUISA REVELA CIDADES DOMINADAS POR 3 FACÇÕES CRIMINOSAS QUE ESTÃO EM GUERRA EM MATO GROSSO – 1ª PARTE
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil de MT conclui inquérito de família assassinada e indicia autor por feminicídios e estupros
-
Polícia5 dias atrás
Caso Isabele: STJ não julga recurso e extinção de processo contra adolescente que a matou é mantido
-
Polícia5 dias atrás
IMAGEM MOSTRA CLARAMENTE SUSPEITO EXECUTANDO ADVOGADO NO CARRO – VÍDEOS
-
Polícia5 dias atrás
Aluno menor é achado desacordado e sangrando em banheiro de escola pública em Cuiabá
-
Política6 dias atrás
Vereador é baleado na perna em sítio de sua cidade em Mato Grosso
-
Variedades7 dias atrás
Arte várzea-grandense das redeiras de Limpo Grande brilha na CASACOR Mato Grosso 2023