VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

Governo entrega revitalização de escola estadual em Rondonópolis

Publicado em

Política

Da Redação

O Governo do Estado entregou, oficialmente, nesta sexta-feira (20.12), a revitalização da Escola Estadual Emanuel Pinheiro, localizada no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul de Cuiabá). A reforma da escola está entre as obras da Educação que estavam paralisadas e foram retomadas este ano. Para a realização da reforma geral, o Governo investiu recursos na ordem de R$ 660,7 mil.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a Emanuel Pinheiro é uma das escolas mais antigas de Rondonópolis e precisava passar urgente por uma intervenção, pois há anos funcionava sem ter uma infraestrutura adequada.

“Hoje, ao entregar essa revitalização, me sinto imensamente feliz por estar cumprindo com alguns desafios na educação do Estado. Essa obra garantiu melhor espaço e melhor qualidade na infraestrutura para atender as mais de 400 crianças que aqui estão matriculadas e abrindo a oportunidade de mais 80 vagas para 2020”.

Segundo a secretária, esta foi a primeira do total de quatro obras que estavam paradas e que foram retomadas em Rondonópolis. Além da Emanuel Pinheiro, as escolas Marechal Dutra e a Adolfo Augusto de Moraes também passarão por reforma geral. A obra da Marechal já foi retomada e a da Adolfo está em processo de licitação. Ainda em Rondonópolis, o Governo do Estado retomará, nos próximos dias, a obra de construção de uma escola nova no bairro Jardim Maria Tereza.

“Além dessas quatro obras, 36 escolas em Rondonópolis serão contempladas com alguma ação de infraestrutura para dar condições mínimas de funcionamento e atendimento a nossas crianças. Uma delas será o plano de manutenção das unidades, contemplando com algum tipo de intervenção, como a troca de piso, troca de telhado, pintura, entre outros”, explicou.

“Em todo o Estado, do total de 95 obras que estavam paralisadas já retomamos 80 e em breve retomaremos as outras 15”, acrescentou a secretária.

Revitalização

A escola passou por reforma dos banheiros, cozinha, biblioteca e dependências administrativas, incluindo adaptação para pessoa com deficiência; substituição de toda a cobertura, com a troca da estrutura de madeira por armação metálica; substituição da telha de barro por cobertura isotérmica; pintura completa; troca do piso e do azulejo; nova instalação elétrica, com condições de climatização de todas as oito salas de aula.

A escola também recebeu troca de todos os mobiliários e equipamentos, incluindo climatização de todas as salas.

A diretora da escola, Shirley Valuz, destacou que os alunos estão tão empolgados e motivados que o número de faltas reduziu bastante desde que começaram a estudar no novo prédio. “Esse ambiente é mais agradável, acolhedor, ou seja, se transformou em uma escola atrativa. Hoje temos alunos mais empenhados e dedicados nos estudos”, avaliou.

A aluna do 9º ano Ana Bárbara de Araújo Sales, 15 anos, comemorou a mudança e evolução da escola. Ela estuda na Emanuel Pinheiro desde o 3º ano do ensino fundamental e diz que nunca esteve em um ambiente tão bonito e acolhedor.

“Os aparelhos de ar-condicionado substituíram os ventiladores de teto, que estavam quase caindo. Ficar naquelas salas calorentas e apertadas era uma sensação muito ruim. A escola mudou para melhor e essas mudanças são muito boas para a educação”, disse.

Para Ana Clara de Almeida, também do 9º ano, a mudança ajudou na melhoria da aprendizagem, porque agora estão em um ambiente mais saudável e harmonioso.

“A nova escola transmite um sentimento diferente, pois se transformou num ambiente seguro e gostoso. Antes da reforma, as salas eram abafadas e o telhado estava péssimo. Teve um dia que ele quase caiu nas nossas cabeças. Essa reforma veio na hora certa”, contou.

A cerimônia de entrega da revitalização da escola contou com várias apresentações, que integraram também as comemorações de Natal, como coral, música, dança e encenação teatral do nascimento de Jesus.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Botelho anuncia medidas para atender moradores do São Matheus após enchente

Durante a visita, foi identificado as principais demandas da região, incluindo a situação das famílias que tiveram suas casas alagadas

Publicados

em

Foto: Vanderson Ferraz (ALMT)

Com cerca de três mil moradores, o bairro São Matheus, em Cuiabá, será contemplado nos próximos dias com o Mutirão da Cidadania promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. Entre as prioridades, destacam-se a reativação da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, a regularização fundiária no bairro e a construção de uma praça com academia ao ar livre e playground.

Essas ações foram confirmadas pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, durante visita ao bairro neste mês. Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente da comunidade, Joeder Silva Barbalho, conhecido como Lobão. Durante a visita, Botelho identificou as principais demandas da região, incluindo a situação de diversas famílias que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas, resultando na perda de mobílias e documentos pessoais.

“Junto com o presidente Lobão, percorri a área, identifiquei várias demandas, e os moradores solicitaram prioridade na regularização fundiária. Já pedi ao Intermat que acelere esse processo para entregarmos as escrituras ainda este ano. Além disso, encaminhamos ofícios para viabilizar a reativação da escola, e o Mutirão da Cidadania da ALMT será organizado para ajudar os moradores a recuperarem seus documentos perdidos na enchente. Estamos comprometidos em ajudar”, afirmou Botelho.

De acordo com Lobão, a Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa foi fechada para reforma há quatro anos, mas a obra não foi realizada, obrigando os alunos a estudarem em escolas mais distantes.

“A reforma não aconteceu, mas queremos a escola de volta, pois o bairro não conta com nenhuma instituição de ensino. Outro pedido fundamental é o mutirão, previsto para o próximo dia 15 de fevereiro, já que as fortes chuvas deste mês alagaram praticamente tudo, causando grandes prejuízos aos moradores, que perderam tudo. Apesar das dificuldades, ficamos satisfeitos com a visita do deputado Botelho, que percorreu o bairro e reafirmou seu compromisso com a comunidade durante a reunião no nosso centro comunitário”, avaliou Lobão.

Área de risco

Márcia Maria Correa de Arruda, 52 anos, vive há mais de 10 anos com o marido em uma área de risco do São Matheus, frequentemente afetada por alagamentos.

Após a visita do deputado Botelho ao bairro, Márcia pediu apoio para solucionar o problema. “Eu perdi quase tudo na última chuva, só consegui salvar meu colchão e a televisão. O que eu preciso é de um aterro para elevar o terreno ou de uma casinha. A presença do Botelho aqui nos dá esperança de melhorar nossa situação”, relatou a moradora.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA