Política
Governo decide desmembrar proposta da reforma da previdência estadual
Política
Da Redação
O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) definiu nesta quinta-feira (05) que irá desmembrar a proposta de reforma da previdência estadual e deve encaminhar até a próxima semana um projeto de lei complementar para tratar do aumento da alíquota previdenciária. Posteriormente será encaminhado uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com os demais temas relacionados ao tema como as regras dos cálculos e idade mínima deverá ser encaminhada a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
De acordo com Elliton Oliveira de Souza, diretor-presidente do MT-Prev afirmou que a medida foi tomada porque algumas regras já vão ser cobradas, inclusive a questão da alíquota, já que existe um prazo para resolver a questão. “Esse assunto, que é o financiamento do sistema, trouxemos para uma PLC, e vamos discutir prioritariamente para não deixar o Estado em situação de inadimplência” disse Elliton.
Ainda de acordo com o diretor-presidente, serão necessários fazer ajustes no orçamento do Estado, mas garantiu que o aumento da alíquota que deverá passar de onze para quatorze por cento irá acarretar em um aumento da receita do Estado e que a medida não trará prejuízos aos poderes e órgãos institucionais. O orçamento é ponto que trás preocupação porque nas novas regras é imposto que a contribuição patronal por parte do Governo seja o dobro da recolhida sobre os salários dos servidores públicos.
A decisão sobre o desmembramento da proposta aconteceu durante uma reunião do Conselho de Previdência realizada na manhã desta quinta-feira (05), no Palácio do Paiaguás, na qual foi suspensa, mas deverá ser retomada na próxima segunda-feira (09).
Foto: Tchélo Figueiredo
Política
Wanderley Cerqueira nomeia membros da CCJ e Comissão de Finanças de VG
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é um órgão legislativo responsável por analisar e emitir pareceres sobre projetos de lei, especialmente aqueles relacionados à consttuição e justiça
O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), por meio da Portaria nº 030/2025, nomeou os membros das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Finanças e Orçamentos.
A comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é respeonsável por:
- Analisar a constitucionalidade e legalidade dos projetos de lei.
- Emitir pareceres sobre admissibilidade e mérito dos projetos de lei.
- Examinar questões relacionadas à justiça,direitos humanos e cidadania.
Conforme publicação que circula no Diário Oficial dos Municípios (AMM-MT) desta sexta-feira (24.01), a CCJ, comissão mais importante do legislativo será presidida pelo vereador Alecsand Moreira da Silva, popular Alessandro Moreira (MDB), vice-presidente Raul Coelho Curvo (Republicanos) e Gisa Barros (PSB) membro.
A Comissão de Finanças será presidida pela vereadora Rosy Prado (União), acompanhada do vice-presidente Braz Jaciro (PSDB), e membro o parlamentar Cilço da Cruz Filho, popular, Cilcinho (PV).
-
Política5 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades2 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia22 horas atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Polícia2 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Polícia5 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades4 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Política3 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
-
Esporte3 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
Você precisa estar logado para postar um comentário Login