ABAFA AMAZÔNIA 2024
Governo lança operação integrada de fiscalização contra crimes ambientais e uso irregular do fogo
A ação tem como objetivo combater práticas que causam danos ambientais
Política

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (09.10), a Operação Abafa Amazônia 2024, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). A cerimônia de abertura ocorreu na base da operação, localizada no município de Santa Carmem (a 500 km de Cuiabá).
A operação, que segue até o dia 20 de outubro, tem como objetivo combater práticas que causam danos ambientais, tais como o desmatamento e o uso irregular do fogo. Nesta primeira etapa, a operação terá como foco as fiscalizações nos municípios de Cláudia, Marcelândia, Santa Carmem e áreas adjacentes.
As ações da operação incluirão monitoramento e fiscalização em áreas com maior risco de incêndios, com o uso de tecnologia de geomonitoramento para identificar alvos prioritários, além de ações de conscientização, fiscalização e a responsabilização de infratores.
O comandante-geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou que a ação é um passo importante para a preservação do meio ambiente e diminuição dos incêndios.
“Essa operação é mais uma estratégia do Governo de Mato Grosso para a preservação e diminuição de focos de incêndios florestais. Através de fiscalizações e monitoramento, conseguimos identificar possíveis infratores, responsabilizando-os pelo ato criminoso e evitando o início de incêndios que podem causar danos irreparáveis”, afirmou o comandante-geral.
A operação conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o plano anual de ação do Governo do Estado foi preparado com a percepção de que 2024 será um ano difícil do ponto de vista climático.
“O lançamento da operação marca mais uma importante fase desse planejamento, que visa a eficiência da resposta ao período mais crítico do ano, em relação aos incêndios florestais”, salientou a secretaria.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias no combate aos crimes ambientais.
“As forças de segurança do Estado e a Sema não medem esforços para fiscalizar e coibir crimes ambientais, bem como incêndios florestais, especialmente durante o atual período de seca. Vamos agir de forma preventiva e repressiva para responsabilizar aqueles que cometem crimes contra o meio ambiente”, ressaltou o secretário.
A comandante do BEA, tenente-coronel Pryscilla Machado de Souza, explicou como funciona o planejamento da operação.
“Antes das operações de campo, realizamos uma análise de dados utilizando técnicas de geoprocessamento. Essa análise permite identificar as áreas com maior incidência de focos de calor, além de características que indicam o possível uso irregular do fogo, sendo possível mapear regiões críticas e orientar as equipes para a operação integrada”, pontuou.

Política
Kalil participa de homenagem à avó e critica prefeita: “Várzea Grande tem prioridades mais urgentes que show”
Durante inauguração, Kalil Baracat elogia a avó homenageada e levanta questionamento sobre a real prioridade de shows em Várzea Grande.

O ex-prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), participou nesta sexta-feira (25.04) da inauguração da ponte Sarita Baracat, que liga os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá, ao Parque do Lago, em Várzea Grande. A obra homenageia sua avó, ex-prefeita e primeira deputada estadual eleita em Mato Grosso.
“Sou suspeito para falar da professora Sarita, eu cresci ouvindo as entrevistas dela, tanto sobre política quanto sobre a vida. Ela deve ser lembrada por todos os cargos que ocupou”, disse Kalil durante a cerimônia, ao lado da prefeita Flávia Moretti (PL) e do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Kalil afirmou que participou da solenidade não como figura política, mas como neto da homenageada. Apesar disso, após o evento, ele falou brevemente à imprensa e aproveitou para alfinetar a atual prefeita, com quem disputou as eleições de 2024. Questionado sobre a possibilidade de um show nacional nos festejos do aniversário da cidade, o ex-prefeito criticou a gestão e afirmou que o município tem necessidades mais urgentes.
“Qual é a prioridade dela? Trazer entretenimento para a cidade? Várzea Grande tem inúmeros problemas. Buracos, falta de água, falta de investimento em todas as áreas. Acho que a prioridade da cidade não é o show”, disparou.
Sobre a crise hídrica que continua sendo um dos principais problemas do município, agravada pela falta de diálogo entre a Câmara de Vereadores e o atual diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), coronel Sandro Azambuja, em tom irônico, Kalil afirmou que não irá interferir na gestão de Moretti. Segundo ele, não há comentários a fazer, uma vez que o coronel não atende nem o presidente da Câmara.
“Não vou entrar nessa seara de nomeações. Quem manda é ela. Ela é dona da caneta, substitui ou mantém quem quiser. Não tem nem o que comentar, porque o diretor não atende nem o presidente da Câmara”, afirmou.
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE