VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Política

Gestão Kalil Baracat é elogiada por dobrar produção de água tratada em VG

Carlos Alberto espera que a prefeita eleita, Flávia Moretti (PL) dê continuidade no trabalho e evite privatizar a autarquia

Publicado em

Política

Foto:Secom Vg

Carlos Alberto Simões  de Arruda, presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), disse  que a gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB) ficará na história  pelos investimentos realizados no saneamento básico e pelo aumento do volume de água produzido, que dobrou em três anos e meio.

Arruda frisou que Kalil promoveu melhorias no atendimento aos consumidores, incluindo a implantação de mais de 40 quilômetros de rede de água e mudanças internas para otimizar a arrecadação.

“O presidente do DAE em sua administração, deu continuidade à construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Santa Maria, que está em fase inicial de operação. Essa obra esteve paralisada por mais de 10 anos, e o prefeito teve a coragem de retomar os trabalhos”, afirmou Carlos Alberto.

Encerrando sua gestão à frente do DAE juntamente com o mandato do prefeito Kalil, Carlos Alberto expressou sua expectativa de que a prefeita eleita, Flávia Moretti (PL), dê continuidade ao trabalho e evite a privatização da autarquia.

“Espero que seja considerada a realização de uma Parceria Público-Privada ou Público-Público, como nos modelos da Sanepar ou Sanasa, que são exemplos de excelência entre as empresas públicas de saneamento no Brasil. Rondonópolis também é um exemplo positivo na área de saneamento. Várzea Grande está preparada para seguir nesse caminho. No entanto, quem assumir a gestão hoje precisará de pelo menos dois anos para dar prosseguimento a um projeto desse porte. Isso não se faz da noite para o dia”, opinou.

Quando questionado sobre a dificuldade e o tempo necessário para realizar uma eventual privatização, Carlos Alberto estimou que o processo levaria cerca de três anos e meio, destacando os desafios burocráticos envolvidos. “É preciso elaborar edital, realizar licitação, promover chamamentos públicos e conduzir um diagnóstico mais detalhado e minucioso. Estamos sugerindo algumas ações, mas tudo dependerá da próxima administração”, afirmou.

Vazamentos

Sobre os vazamentos de água nas ruas de Várzea Grande, Carlos Alberto explicou que o problema ocorre em razão do aumento do volume de água produzido. Segundo ele, as equipes fazem o que é possível para resolver as ocorrências.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,

Publicados

em

Foto: Ediélissa de Oliveira

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água, além de manchas em roupas e incrustações em tubulações. O novo processo de purificação é ecológico, não utiliza produtos químicos, e é seguro para a saúde. A manutenção do sistema, por meio da retrolavagem, é realizada apenas com água limpa.

O prefeito Thiago Almeida (União) destacou a importância da medida para a gestão dos recursos hídricos do município; “Hoje é um momento único. A nossa população sofria com a má qualidade da água. Esta conquista é de todos nós, mas especialmente do povo livramentense. Agradeço ao meu secretariado e ao apoio da Câmara Municipal. Estou muito feliz em entregar esses novos filtros com apenas 17 dias de gestão”, afirmou o prefeito.

A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades, como a secretária de Administração, Jordice Miranda; o subsecretário de Cidades, Leandro Arruda; o secretário de Obras, Sérgio Barros; a subsecretária de Comunicação, Fernanda Fernandes; o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Luciênio Batista; e o coordenador do DAE, Marcos Sousa.

Como também o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Samoel de Barros; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Bradão; e os proprietários da empresa Orion Água e Química, Adriano Sales e Litercio Batista.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA