INUNDAÇÕES NO RS
EQUIPES DE MATO GROSSO EM OPERAÇÕES DE RESGATE NO RIO GRANDE DO SUL
Em boletim divulgado às 18h no domingo (5), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma 78 mortes em razão dos temporais que atingem o Estado.
Política
Imagem ilustrativa
O Estado de Mato Grosso, seguindo ordens expressas e emergenciais do governador Mauro Mendes (UNIÃO), devido a extrema a gravidade da situação ambiental no Rio Grande do Sul, enviou equipes de força de segurança do Estado para o Rio Grande do Sul, para auxiliar nas operações de resposta às chuvas intensas que atingem aquele Estado. Além de aviões do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), também foram enviados 11 bombeiros militares, com mergulhadores, operadores de desastres e cães farejadores.
O Governo de Mato Grosso, além dos agentes, enviou também equipamentos, como cesto para resgate em helicóptero, cilindros de ar, boias, coletes salva vidas, serrotes, enxadas, picaretas, rádios para comunicação e drones. O Corpo de Bombeiros ainda conta com quatro viaturas, um barco e um jet ski.
Histórico
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul, começaram na última semana de abril. Ao todo, 332 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 707,1 mil pessoas.
Os meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima.
Em boletim divulgado às 18h no domingo (5), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma 78 mortes em razão dos temporais que atingem o Estado. Outros quatro óbitos já confirmados estão sendo investigados, para verificar se têm relação com a tragédia.
Política
Max Russi reafirma disposição de dar continuidade ao trabalho parlamentar em prol de MT e de sua população
Russi assume em fevereiro a presidência da Assembleia Legislativa [biênio 2025/2026], substituindo Eduardo Botelho (UB)
Eleito com 24 votos o novo presidente da ALMT, para o biênio 2025/2026, o atual primeiro-secretário da ALMT, Max Russi (PSB), afirmou que, mais uma vez, irá desenvolver um trabalho à altura da expectativa dos colegas parlamentares.
A 1a. Secretaria será administrada pelo deputado estadual Dr. João (MDB), parlamentar que Russi enaltece como altamente qualificado. Ele acredita que vários avanços podem ser computados de forma conjunta entre a presidência e 1a. Secretaria, como tem sido até então, entre ele e Botelho.
“Em se tratando de ações parlamentares, não importa qual é o cargo ocupado, pois todos somos parceiros. A presidência é o canal que direciona a largada, mas os participantes formam grupo harmonioso para que objetivos afins se tornem concreto, atendendo os munícipes. A ALMT existe justamente para isso: respaldar a população e as premissas de todo o território mato-grossense”.
O novo titular da Mesa Diretora citou que seu retorno à presidência acontece num momento extremamente flexível, quando a Casa de Leis está oxigenada em todos os sentidos. Ele diz não ter saudades dos tempos difíceis enfrentados pela ALMT lá atrás, época em que o Parlamento entrou em declínio geral, estampando crises financeiras e de gestão que se refletiram negativamente no todo da sociedade.
“Eu e Botelho assumimos a Mesa Diretora determinados a enfrentar esses desafios, e felizmente conseguimos. Não foi tarefa fácil, devo sublinhar. Em questão de meses, conseguimos não apenas quitar os encargos devidos, regularizando todos os setores da ALMT, mas também devolvermos parte do duodécimo, recurso destinado para ser aplicado em obras sociais. Essa fase polêmica da AL foi transposta graças ao trabalho conjunto que eu e o deputado Botelho realizamos de forma incansável, apoiados pelos demais pares”.
Por fim, ele diz que retorna à presidência com sentimento ainda mais aguerrido, dotado de flexibilidade para entender as limitações e potenciais de cada setor.
“Fui eleito justamente por ter uma comprovação de trabalho sério desenvolvido na presidência da Mesa Diretora da ALMT. Caso contrário, seria vetado. Mais uma vez, anuncio disposição de cumprir novo mandato de trabalho sério e transparente. Não se trata, portanto, de uma experiência inédita, mas que requer inovações, do ponto de vista administrativo, pois tudo muda, não é a mesmice de ontem. Durante nossa gestão à frente da 1a. Secretaria do Parlamento, também pude acompanhar, passo a passo, o trabalho brilhante desenvolvido pelo deputado Eduardo Botelho (UB) na presidência desta Casa de Leis. Entabulamos exitosa dobradinha em prol de MT e dos seus habitantes”.
-
Política4 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Emprego7 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Variedades3 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Polícia4 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades7 dias atrás
Ipem-MT realiza Operação e fiscaliza produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande
-
Esporte2 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
-
Polícia7 dias atrás
Em VG vereadores desistem de mudar a câmara para o prédio do antigo Fórum
-
Política2 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais