MT POR ELAS
Encerramento da Expedição SER Família Mulher 2024: Primeira-dama de MT Reflete sobre União e Prevenção
Evento, que aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, contou com a presença de autoridades e apresentações
Política
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do encerramento da Expedição SER Família Mulher MT Por Elas, realizado nesta última quinta-feira (12) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento contou com a presença de autoridades e diversas apresentações.
Ao longo de nove meses, a Expedição visitou 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), promovendo atendimentos e conscientização sobre violência doméstica, além de capacitação para servidores das áreas de Segurança Pública e assistência social, visando otimizar o atendimento às vítimas e agilizar os procedimentos.
Durante o evento, Virginia Mendes foi homenageada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), pela Polícia Judiciária Civil e por outros convidados, em reconhecimento ao seu trabalho e à idealização do Programa SER Família Mulher. A primeira-dama agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no projeto.
“Agradeço à secretária Grasi, toda a sua equipe da Setasc, todas as autoridades que fazem parte deste projeto, à minha equipe Unaf, às primeiras-damas nos municípios, às secretárias de assistência social, porque eu sonho, mas quem realiza e faz as coisas acontecerem são todas as pessoas que estão envolvidas”, agradeceu a primeira-dama.
A cerimônia contou com apresentações culturais, incluindo um balé do projeto Piano Gente, com alunas do Colégio Ibero-Americano e coreografia da bailarina e professora Júlia Fernandez, além de uma encenação teatral de Laine Ryusse, de Água Boa, com a peça Sentimentos Feridos. Virginia Mendes ressaltou que essas ações são essenciais no combate à violência.
“Me emocionei com a apresentação do balé e da peça de teatro. É por todas as vítimas que estamos lutando, pelas crianças e meninas que irão crescer, que irão casar, que terão suas famílias, e queremos evitar que elas passem por esse sofrimento que é a violência doméstica. Nós queremos diminuir essa violência que existe contra as mulheres”, alertou Virginia.
Durante seu discurso, Virginia Mendes fez um apelo aos homens, enfatizando a importância do respeito mútuo entre os gêneros. “Peço aos homens casados ou aqueles que estão namorando que saibam respeitar suas companheiras e reconhecer o quanto elas são importantes. Sei que muitos respeitam, porém muitos também não respeitam. Quando fizemos a campanha contra a violência, eu pedi que fosse o mais real possível. Muitos, às vezes, não entendem e acham que estamos mostrando algo violento, mas sabemos porque ouvimos relatos que partem o coração. E união é que faz a força”, ratificou.
O evento marcou a assinatura do Termo de Adesão dos municípios da RISP de Cuiabá e Várzea Grande ao Programa SER Família Mulher, além da criação do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM). Com a formalização, os municípios poderão oferecer apoio a vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social, conforme a Lei Federal 11.340/2006. A expedição abrangeu 15 regiões e 137 municípios, com 75 deles participando do programa. Ao todo, 2.812 profissionais da segurança pública e das áreas socioassistenciais foram capacitados, e 592 vítimas de violência doméstica receberam atendimento. Atualmente, 441 mulheres com medida protetiva são beneficiárias do programa, que oferece suporte temporário, sendo suspenso quando a vítima alcança estabilidade financeira.
No evento, a primeira-dama Virginia Mendes e o diretor do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, lançaram também o selo adesivo “Autista a Bordo” e a credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será disponibilizada online para aqueles já cadastrados com a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
“Esse é mais um mecanismo criado para dar qualidade de vida aos autistas e seus familiares. Gratidão ao Governo do Estado e ao Detran por nos apoiar em nossas ações, por humanizar o tratamento às pessoas com autismo nos serviços de trânsito. Essa ferramenta com certeza vai ajudar muito na rotina diária”, agradeceu.
Política
Assembleia vai criar comissão técnica para avaliar perdas salariais dos servidores
Acordo entre deputados e servidores foi firmado antes da aprovação da RGA 2025
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e representantes de entidades representativas dos servidores estaduais fecharam um acordo que prevê a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para instituição da data-base, do índice a ser utilizado para reajuste anual e do percentual de incremento de receita como base para perdas acumuladas em anos anteriores. Além disso, a ALMT se comprometeu com a criação de uma comissão técnica para discutir um plano de recomposição relativo às perdas salariais dos últimos anos e das perdas salariais dos aposentados e pensionistas.
A negociação entre os parlamentares e servidores públicos é uma alternativa encontrada para que o governo do estado pague as perdas acumuladas pelas mais de 100 mil famílias de servidores ativos, aposentados e pensionistas. A reunião aconteceu pouco antes da sessão plenária que aprovou a Revisão Geral Anual (RGA) de 2025 de 4,83%. Ainda na mesma sessão, os deputados apresentaram a PEC, conforme acordado na reunião.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), destacou a necessidade de abrir uma discussão sobre o que deixou de ser pago nos anos anteriores. “Sobre a RGA deste ano, não há muito o que ser feito, até porque há entendimento do Supremo [Tribunal Federal] indicando que o índice de reajuste deve ser definido pelo Poder Executivo. Agora, é preciso abrir um diálogo para tratar sobre as perdas acumuladas”.
A presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT), Carmem Machado, afirmou que os servidores concordaram com a RGA de 4,83% como demonstração, mais uma vez, da disponibilidade para negociar de forma técnica. “Conseguimos sensibilizar os deputados desta Casa sobre a necessidade de fazer uma articulação e alguns encaminhamentos extremamente necessários para os servidores do Estado”.
Durante a sessão, realizada na tarde de quarta-feira, a deputada Janaina Riva (MDB) leu proposta de emenda constitucional estipulando uma data-base para a RGA, o índice de referência para a inflação e um percentual de recomposição das perdas acumuladas a cada ano vinculado ao aumento da receita do estado.
Outros pontos – Além de discutir a recomposição salarial para os servidores ativos, os deputados também se comprometeram a debater uma proposta para recompor as perdas dos aposentados e pensionistas, que vêm acumulando perdas reais depois do aumento do percentual de contribuição previdenciária.
Também foi apresentado, durante a reunião, a questão sobre o superendividamento dos servidores públicos. De acordo com o representante do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Antônio Humberto, o estrangulamento financeiro e o aumento da margem para empréstimo consignado levaram muitos servidores a se endividarem. Os deputados se comprometeram a estudar a situação para investigar se há abusos por parte das instituições financeiras.
Participaram presencialmente da reunião os deputados Eduardo Botelho, Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Chico Guarnieri (PRD), Júlio Campos (União) e Elizeu Nascimento (PL). O deputado Paulo Araújo (PP) participou de forma remota.
Secretaria de Comunicação Social
-
Política4 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Emprego7 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Polícia4 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades3 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Esporte2 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
-
Política2 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais
-
Variedades7 dias atrás
Ipem-MT realiza Operação e fiscaliza produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande
-
Saúde4 dias atrás
Secretaria de Saúde de Cuiabá orienta os pais para a vacinação dos filhos