Desfiliação
Emanuel Pinheiro deixa MDB e se filia ao PSD para fortalecer a esquerda em Mato Grosso
Emanuel é desafeto político da deputada estadual Janaína Riva, que assumirá o comando do MDB em MT
Política

O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta sexta-feira (8), em suas redes sociais, sua desfiliação do MDB e ingresso no PSD. Cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, o ex-prefeito deverá reforçar o palanque da esquerda no Estado, já que o PSD em Mato Grosso deve caminhar junto ao PT e à base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao se despedir do MDB, Emanuel agradeceu aos principais líderes da sigla e ressaltou a importância do partido em sua trajetória política, lembrando que foi pelo MDB que ele se elegeu e reelegeu prefeito da Capital.
Ao justificar a mudança de partido, declarou tratar-se de um “fim de ciclo”. Emanuel é desafeto político da deputada estadual Janaína Riva, que assumirá o comando do MDB em Mato Grosso nos próximos dias.
“Entro nessa nova fase com humildade, com a mesma paixão por servir e com a firme convicção de que, sob as bênçãos de DEUS e com o apoio do povo, podemos avançar ainda mais. É um momento de virada de página”, afirmou Emanuel, destacando o papel do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do estadual, ministro Carlos Fávaro, na escolha pela nova sigla.

Política
Governo de MT e Incra firmam acordo de cooperação para regularizar 728 lotes de assentamento federal
Com a assinatura do acordo, as equipes técnicas do Intermat e do Incra iniciarão os trabalhos de campo

O Governo de Mato Grosso e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) assinaram, nesta quinta-feira (7.8), um termo de cooperação técnica para avançar na regularização fundiária de áreas do projeto de assentamento federal Coqueiral Quebó.
Com um investimento de R$ 2 milhões, o acordo formaliza a cooperação entre os órgãos federais e estaduais para realizar os procedimentos de identificação, georreferenciamento, regularização e titulação dos lotes, que ficam entre Cuiabá e Nobres (a 122 km da capital). Pela esfera estadual, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) ficará responsável pelo serviço. A Prefeitura de Nobres também intermediou o acordo.
Serão 728 lotes regularizados, beneficiando cerca de 2,9 mil pessoas que vivem na região. No dia 1º de agosto, completaram-se 37 anos desde que os moradores passaram a integrar o assentamento e aguardam a regularização final.
“A assinatura demonstra o compromisso do Estado de Mato Grosso com todos os mato-grossenses. Essa parceria visa a regularização de mais de 700 lotes da reforma agrária, trazendo compromisso, segurança, investimento e qualidade de vida aos ocupantes dos assentamentos”, afirmou o presidente do Intermat, Francisco Serafim.
Com a assinatura do acordo, as equipes técnicas do Intermat e do Incra iniciarão os trabalhos de campo, incluindo levantamento cadastral e análise documental. O objetivo é que os títulos sejam entregues de forma célere, garantindo direito à propriedade, acesso a crédito rural e valorização da produção.
“Esse acordo de cooperação é histórico e demonstra o amadurecimento das entidades e a confiança no serviço, tanto do Incra quanto do Intermat, que firmaram esse termo visando justamente o cidadão que aguarda há mais de 30 anos essa regularização”, completou Serafim.
O proprietário Carlos Falcão, que mora há 35 anos no assentamento, destacou que a regularização vai trazer mais segurança para os moradores da região. “Esse movimento que estou vendo hoje foi o de maior satisfação da minha vida. Espero que tenhamos o documento de nossas terras o mais rápido possível”, concluiu.
-
Emprego6 dias atrás
Feirão de Empregos começa nesta segunda com serviços de apoio às mulheres
-
Saúde4 dias atrás
Cuiabá promove força-tarefa para revitalizar antigo Pronto-Socorro
-
Saúde5 dias atrás
Após ação de controle, Ministério da Saúde descredencia unidades do Programa Farmácia Popular
-
Economia5 dias atrás
Votorantim Cimentos anuncia investimentos de R$ 330 milhões em Mato Grosso
-
Polícia6 dias atrás
Homem que matou namorada é preso em Várzea Grande
-
Opinião5 dias atrás
A Câmara Municipal não é puxadinho da Prefeitura
-
Emprego5 dias atrás
Mato Grosso gera mais de 360 mil empregos no primeiro semestre de 2025
-
Opinião5 dias atrás
Quando a alma clama: A coragem de se libertar!