MATO GROSSO
Edegar Pretto na Conab: DNA familiar sequencia trabalho de brilhantismo
Novo presidente da Conab tem história familiar de luta desbravadora. “É meu DNA”, diz orgulhoso.
Política

Nomeado pelo presidente Lula para assumir a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ex-deputado estadual gaúcho Edegar Pretto (PT) registra currículo de trabalho sequencial ao longo de sua vida, com destaque para idêntica atuação dos familiares. O novo dirigente da Conab é filho do deputado federal Adão Pretto, considerado uma das lideranças do setor agrícola no Rio Grande do Sul.
Edegar Pretto afirma que o convite para presidir o órgão é mais uma honra que acumula ao longo de sua vida pública e privada. O convite para assumir a Conab (formalizado por Lula e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira) decorre da extrema confiança que o presidente Lula tem no seu partidário, avaliam representantes do setor agrícola do RS.
‘É, conforme disse, mais uma missão honrosa, ao longo da minha trajetória na vida pública, e vou desempenhá-la com muita dedicação”, disse.
Destacou ainda estar ciente de estar assumindo um órgão extremamente importante, pois a Conab é a maior companhia de abastecimento da América Latina.
“Temos quase 3,5 mil servidores, técnicos por excelência. A Conab está presente e atuante em todos os estados da federação, via superintendências regionais, incluindo o distrito federal”.

Créditos: Focus.Jor
Também anunciou já ter projetos para serem implementados na Conab, a fim de dinamizar sua operacionalidade. Citou, por exemplo, o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que terá um investimento de R$ 500 milhões para todo o país.
“No geral, a tarefa que o presidente Lula delegou à minha pessoa é grandiosa por excelência. Desejo colocar em prática um dos seus maiores compromissos, que é garantir viabilidade econômica a todos os agricultores do Brasil que optarem por produzir comida”, pontuou.
Edegar Pretto possui formação em Gestão Pública, e exerceu o cargo de parlamentar estadual por três mandatos. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e é autor de projetos que dinamizaram a agricultura nesse estado.

Arquivo Familiar
Entre as suas principais bandeiras de trabalho no antigo recinto parlamentar, o novo presidente da Conab priorizou a defesa da agricultura, a produção de alimentos e o combate à fome.
Nas eleições de 2022, concorreu a governador e foi um dos principais líderes da frente política pró-Lula e Alckmin, no RS. Por diferença de 2.441 votos, Edegar Pretto não foi para o 2º turno.
Edegar ainda foi propositor do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), que permite que as agroindústrias familiares comercializem seus produtos de origem animal em todo o território gaúcho, gerando mais postos de trabalho e renda para as famílias locais.
(Com informações da Agência Estado)

Política
Comissão de Ética diz que denúncia contra presidente é “caso de polícia”
Parlamentares da Câmara de Várzea Grande afirmam que, se confirmada as ameaças, investigação deve ficar a cargo das autoridades e não da Casa.

Procurado o vereador Jânio Calistro presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou após a divulgação do boletim de ocorrência registrado pelo influenciador Willian, que acusa o presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB), de tentar silenciá-lo por meio de ameaças.
O parlamentar afirmou que acompanha o caso com atenção, mas reforça que cabe às autoridades competentes conduzir as investigações. Segundo ele, o episódio, se confirmado, configura um “caso de polícia”, e não um assunto institucional a ser tratado no âmbito interno da Câmara.
“Isso é um caso de polícia, não da Câmara”, resumiu Calistro Presidente da Comissão. O vereador destaca que, até o momento, não houve formalização de nenhuma denúncia na Comissão de Ética, o que inviabiliza a abertura de qualquer procedimento disciplinar interno.
Ainda segundo o parlamentar, a Comissão seguirá acompanhando os desdobramentos, mas qualquer responsabilização criminal depende da atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do GAECO, que já informou ter recebido outras denúncias relacionadas a agentes políticos do município.
Como diria Chico Buarque, em sua canção eternizada pela crítica social:
“Página infeliz da nossa história / Passado triste está guardado em nossas memórias / Das nossas novas gerações.”
A frase parece ecoar em episódios recentes da política local.
Em Cuiabá, algo semelhante ocorreu com o vereador Paulo Henrique (MDB), que enfrentou acusações graves que também teria supostamente uma ligação com uma facção criminosa e acabou preso. E posteriormente, cassado. Coincidentemente, o parlamentar também era do mesmo partido do atual presidente da Câmara de Várzea Grande. Diante disso, a pergunta que paira nos bastidores é inevitável: será que os desfechos serão os mesmos?
Até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Wanderley Cerqueira não havia se manifestado sobre as denúncias, estamos a disposição de futuras manifestações.
Veja o vídeo:
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda