VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

saiba mais

e-Título: acaba amanhã prazo para baixar e usar título de eleitor digital no 1º turno

Versão digital do título de eleitor não é emitida no dia da eleição. Mesmo sem o aplicativo, é possível votar usando outros documentos com foto como RG e CNH

Publicado em

Política

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Se você está pensando em usar o seu e-Título (título de eleitor digital) para votar no primeiro turno das eleições de 2024, para prefeitos e vereadores, marcado para domingo (6), atenção: o prazo para baixar ou atualizar o e-Título acaba neste sábado (5).

Para votar no segundo turno, nas cidades em que ele acontecer, será preciso ter o app atualizado até 26 de outubro. O documento eletrônico não é emitido no dia da votação.

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições se você já tiver feito o cadastramento biométrico e, portanto, tiver a foto cadastrada no perfil do app.

Se você não tiver foto no e-Título, ou não conseguir baixá-lo a tempo, ainda poderá votar apresentando RG, identidade social, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei.

O título de eleitor impresso não tem foto e, por isso, não serve para permitir a votação.

O aplicativo também serve para consultar o local de votação, justificar a ausência nas eleições e emitir outros documentos junto à Justiça Eleitoral.

No final de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de 46 milhões de eleitores têm contas cadastradas no e-TítuloVeja abaixo mais informações sobre o aplicativo:

Como usar o e-Título

O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android (neste link) e iPhones (neste link).

Para começar a usar, é preciso clicar em “Começar no e-Título“, selecionar o quadrado ao lado de “Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade” e, então, clicar em “Continuar“.

O aplicativo também perguntará se você permite o envio de notificações. Se este for o seu caso, clique em “Habilitar” e, depois, selecione a opção no seu celular para permitir notificações.

Em seguida, é preciso informar alguns dados para habilitar o e-Título:

Fonte: G1 – https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/10/04/e-titulo-acaba-amanha-prazo-para-baixar-e-usar-titulo-de-eleitor-digital-no-1o-turno-saiba-mais.ghtml
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Presidente da Câmara culpa má gestão por crise da água em VG

Presidente da Câmara atribui crise no abastecimento de água em VG à má gestão do ex-diretor do DAE.

Publicados

em

Câmara Municipal / VG

O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), atribuiu diretamente ao ex-diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), coronel Sandro dos Anjos Azambuja, a responsabilidade pela crise no abastecimento de água no município.

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (30), Cerqueira afirmou que a troca na direção do DAE era urgente. “O problema no DAE era a gestão. Faltava humildade, e havia incompetência por parte do coronel”, declarou.

O vereador acusou Azambuja de desrespeitar servidores antigos da autarquia e demitir profissionais experientes, substituindo-os por pessoas sem preparo técnico para operar o sistema de saneamento da cidade.

“Várzea Grande sempre teve problemas pontuais com água, mas nada comparado ao que ocorreu na gestão do coronel Azambuja. Bairros como o Centro e o Jardim Primavera, que nunca sofreram com isso, passaram a ter falhas no fornecimento”, destacou.

Cerqueira demonstrou confiança na nova gestão interina de Wilhan Douglas dos Reis, servidor de carreira da prefeitura. Segundo ele, Wilhan tem bom diálogo com a equipe e pode fazer um bom trabalho à frente do DAE/VG.

O vereador também defendeu que o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) assuma papel mais ativo na autarquia. Entre as metas da nova gestão, está a compra de bombas reservas para as Estações de Tratamento de Água (ETAs), garantindo o abastecimento mesmo em caso de falhas nos equipamentos.

“Acredito que, dentro de 20 dias, o abastecimento de água já comece a melhorar”, finalizou Cerqueira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA