Combate firme
Dilemário defende Câmara de Cuiabá e diz que Casa “não passa pano” para escândalos
Vereador cita histórico de cassações e afirma que Casa Legislativa serve de exemplo contra corrupção
Política

O vereador Dilemário Alencar (União) afirmou, nesta terça-feira (13), que a Câmara Municipal de Cuiabá tem histórico de agir com firmeza diante de denúncias envolvendo seus membros e, por isso, representa um exemplo no combate à corrupção. A declaração foi feita em meio à repercussão da Operação Perfídia, que apura possíveis irregularidades envolvendo os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB).
“A Câmara pode ser criticada em muitos pontos, mas não se pode dizer que passa pano. Nunca jogou sujeira para debaixo do tapete. Em quatro mandatos que tenho aqui, já vimos quatro ou cinco vereadores cassados”, disse Dilemário.
O parlamentar destacou que o Legislativo cuiabano tem servido de referência para outras Casas do país. Segundo ele, o combate à corrupção exige firmeza, mas também respeito ao devido processo legal, sob risco de anulação judicial, como ocorreu no caso do ex-vereador e atual prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).
“As denúncias precisam ser cabais. Se o processo for feito sem garantir o direito de defesa, pode acontecer do vereador voltar, como aconteceu com Abilio. Cassaram ele em 2020 porque fiscalizava. Ele foi à Justiça e, em três meses, conseguiu retornar”, lembrou o vereador.
A cassação de Abilio foi anulada por unanimidade pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em janeiro de 2023, que apontou falhas no processo conduzido pela própria Câmara.
Dilemário também se posicionou contra o apelido de “Casa dos Horrores”, usado nas redes sociais para se referir ao parlamento municipal diante dos recentes escândalos.
“A Câmara não pode receber esse apelido. Ela é uma pessoa jurídica. Se alguém decepciona a população, cada vereador tem seu CPF. A Casa, nesse aspecto, tem dado exemplo para vários outros parlamentos”, concluiu o vereador, sem citar nomes dos parlamentares cassados em gestões anteriores.

Política
Deputado Dr. Eugênio apoia projeto de teleférico em Barra do Garças
Parlamentar participa de simpósio com empresários e reforça apoio a iniciativas para desenvolver o turismo na região do Araguaia

O deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) defendeu a implantação de novos projetos turísticos em Barra do Garças, com destaque para a instalação de um teleférico. A manifestação foi feita durante simpósio realizado no sábado (15), no encerramento das atividades de um Famtour promovido ao longo da semana no município.
O evento reuniu empresários e investidores de Minas Gerais e São Paulo, que compartilharam experiências e analisaram as potencialidades da cidade. Entre os expositores, estavam empreendedores especializados em teleféricos, rodas-gigantes e parques aquáticos.
A iniciativa contou com apoio do empresário Gordin Tur, um dos principais entusiastas da construção de um teleférico na região. Em 2024, Gordin, Dr. Eugênio e outros representantes do setor visitaram Poços de Caldas (MG) para conhecer o modelo de gestão do turismo local.
“Estão de parabéns pela iniciativa o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo (União), o secretário Wendell Lopes, empresários e demais investidores do turismo. Estou 100% à disposição para apoiar, ajudar e desenvolver ainda mais o turismo de Barra do Garças”, declarou o parlamentar, conhecido como Deputado do Araguaia.
Durante o simpósio, o deputado agradeceu a presença do ex-secretário de Turismo de Poços de Caldas, Israel Souza, e do empresário Luiz Felipe, sócio do teleférico de São Vicente (SP), que apresentaram experiências bem-sucedidas em gestão turística.
O evento também serviu para divulgar dados, estudos de viabilidade e as vantagens competitivas da região, com foco na expansão da infraestrutura hoteleira, do ecoturismo e da criação de atrações inovadoras.
“A indústria do turismo tem grande potencial em Barra do Garças e na maioria dos municípios do Araguaia. Estou à disposição para promover e auxiliar essa importante atividade do desenvolvimento, geradora de renda e emprego para nossa gente”, concluiu Dr. Eugênio.
-
Judiciário7 dias atrás
Mauro Cid admite interferência de Bolsonaro em minuta golpista
-
Emprego7 dias atrás
Mato Grosso gera mais de 30 mil empregos entre janeiro e abril de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Farmácia que cura: Além do comércio, o cuidado!
-
Cidades6 dias atrás
Idoso morre carbonizado após colisão entre carretas na BR-174, entre Vilhena e Comodoro
-
Opinião6 dias atrás
A representatividade caminha com o interesse público
-
Opinião6 dias atrás
Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de MT: uma história sem fim?
-
Educação7 dias atrás
Confresa recebe a Caravana Fluxo em nova etapa de diálogo com setor cultural e esportivo
-
Economia7 dias atrás
Tecnologias e inovação na agricultura familiar são destaques em Dia de Campo em Tangará da Serra