OPERAÇÃO RAGNATELA
Desembargador diz que ‘foi induzido ao erro’ e manda dono do Dallas Bar de volta para a prisão
Ele foi alvo da Operação Ragnatela, que investigou a realização de shows em casas noturnas de Cuiabá
Política

Desembargador Luiz Ferreira da Silva, da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), revogou a prisão domiciliar de William Aparecido da Costa Pereira, o “William Gordão”, proprietário do Dallas Bar. Ele foi alvo da Operação Ragnatela, que investigou a realização de shows em casas noturnas de Cuiabá, para praticar lavagem de dinheiro em benefício da facção criminosa Comando Vermelho. William passou por uma cirurgia e seus advogados “induziram a Justiça ao erro” ao afirmarem que a Penitenciária Central do Estado não teria condições de oferecer tratamento pós-operatório a ele.
O empresário William Aparecido da Costa Pereira, proprietário do Dallas Bar e Strick Pub, foi preso no dia 5 de junho durante a fase inicial da Operação Ragnatela. Os advogados de defesa dele entraram com recurso de habeas corpus, após ele ser submetido a uma cirurgia na córnea e o pedido de urgência foi deferido pelo magistrado, sendo a ordem cumprida pelo juízo de 1ª instância e concedida a prisão domiciliar. Em decisão proferida nesta quarta-feira (28) o desembargador Luiz Ferreira disse que foi induzido ao erro.
“O pedido de urgência foi deferido, tendo em vista que os impetrantes induziram este magistrado a erro, quando afirmaram na exordial que a Penitenciária Central do Estado não teria condições de oferecer ao paciente os cuidados para se recuperar da cirurgia dos olhos a que foi submetido”.
O suspeito foi transferido para o Raio 8, que possui melhores condições e onde o detento fica isolado, mas os advogados não informaram isso à Justiça. O magistrado acabou verificando, depois, que a defesa omitiu informações recentes de que a PCE tem sim condições de proporcionar a William todos os cuidados pós-cirúrgicos que necessitar.
“Em razão das novas ocorrências, este Juízo solicitou à PCE informações acerca da possibilidade de ofertar os cuidados pós-cirúrgicos ao custodiado após a avaliação médica agendada para 27/08/2024. Cumprindo a determinação judicial, na data de hoje (28/08/2024), às 11:50h, a servidora responsável pelo Núcleo de Saúde da penitenciária (…), comunicou que Willian Aparecido realizou a avaliação médica oftalmológica, recebendo as orientações e prescrições necessárias, as quais podem ser ofertadas internamente pela unidade prisional”, relatou o desembargador.
Com base nisso o magistrado revogou a liminar deferida em favor de William, que havia concedido a prisão domiciliar.
“Fica evidente que o paciente receberá os cuidados pós-cirúrgicos dentro da prisão, não existindo razão, ao menos nesta fase inicial, para conversão da sua prisão preventiva em domiciliar”.
Operação Ragnatela
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) prendeu na manhã do dia 5 de junho um total de 8 pessoas e cumpriu 36 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e no Rio de Janeiro contra membros do Comando Vermelho que usavam casas noturnas em Cuiabá para lavar dinheiro do crime.
Ao todo, cerca de 400 policiais cumpriram as ordens de prisão e de busca e apreensão. Houve ainda sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias, afastamento de servidores de cargos públicos e suspensão de atividades comerciais. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.
As investigações apontaram, por exemplo, que os criminosos que participavam da gestão das casas noturnas em Cuiabá, como o Dallas Bar, utilizavam a estrutura para fazer show de cantores conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.
Os acusados repassavam ordens para não que não fossem contratados alguns artistas de outros estados, com influência em outras organizações criminosas rivais, sob pena de represálias da facção.

Política
Presidente da Câmara culpa má gestão por crise da água em VG
Presidente da Câmara atribui crise no abastecimento de água em VG à má gestão do ex-diretor do DAE.

O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), atribuiu diretamente ao ex-diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), coronel Sandro dos Anjos Azambuja, a responsabilidade pela crise no abastecimento de água no município.
Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (30), Cerqueira afirmou que a troca na direção do DAE era urgente. “O problema no DAE era a gestão. Faltava humildade, e havia incompetência por parte do coronel”, declarou.
O vereador acusou Azambuja de desrespeitar servidores antigos da autarquia e demitir profissionais experientes, substituindo-os por pessoas sem preparo técnico para operar o sistema de saneamento da cidade.
“Várzea Grande sempre teve problemas pontuais com água, mas nada comparado ao que ocorreu na gestão do coronel Azambuja. Bairros como o Centro e o Jardim Primavera, que nunca sofreram com isso, passaram a ter falhas no fornecimento”, destacou.
Cerqueira demonstrou confiança na nova gestão interina de Wilhan Douglas dos Reis, servidor de carreira da prefeitura. Segundo ele, Wilhan tem bom diálogo com a equipe e pode fazer um bom trabalho à frente do DAE/VG.
O vereador também defendeu que o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) assuma papel mais ativo na autarquia. Entre as metas da nova gestão, está a compra de bombas reservas para as Estações de Tratamento de Água (ETAs), garantindo o abastecimento mesmo em caso de falhas nos equipamentos.
“Acredito que, dentro de 20 dias, o abastecimento de água já comece a melhorar”, finalizou Cerqueira.
-
Polícia6 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Economia6 dias atrás
Carne bovina gera 90% da receita das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Recuperação judicial e segurança jurídica: uma nova leitura para um velho preconceito
-
Judiciário5 dias atrás
Presidente Lula oficializa nomeação de Pérsio Landim e Raphael Arantes para o TRE-MT
-
Esporte6 dias atrás
Etapa Sudeste marca início dos Jogos Escolares e Estudantis 2025 em Mato Grosso
-
Opinião6 dias atrás
Adolescência sob o olhar da neurociência
-
Cultura6 dias atrás
Com temática do Pantanal, banda de MT lança novo clipe; veja
-
Economia6 dias atrás
“Reforma Tributária traz desigualdade na distribuição dos recursos”, afirma secretário
Você precisa estar logado para postar um comentário Login