MODAL SEM FIM
Deputada defende conclusão do BRT: ‘é mais seguro e se adapta melhor à cidade’
A deputada avalia que o BRT é um sistema que vai atender a demanda da população
Política
Ainda sobre a ‘eterna’ indefinição do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá, se será o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (Bus Rapid Transport), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), demonstrando firmeza em suas convicções, discorda totalmente da opinião do seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva, que se auto-intitula como pai do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e acredita que o BRT (Ônibus de Transporte Rápido) para região metropolitana da capital não é a melhor ideia.
Em recente entrevista no programa do deputado estadual Wilson Santos (PSD), em que se declarou ser pai do modal e culpou os ex-governadores Silval Barbosa e Pedro Taques pela não conclusão da obra que deveria ter sido entregue em 2014, para a Copa do Mundo.
Diferente do seu pai, a parlamentar não acredita que o VLT seja o transporte mais viável para acompanhar o crescimento de Cuiabá e Várzea Grande.
“Eu não vivenciei, não consigo falar pra vocês como foi exatamente, porque eu era muito jovem, a época dessa discussão. Mas sempre defendi o BRT, acho que é mais viável. Ele já até discutiu comigo sobre isso, mas acho que é algo mais seguro de ser feito e que se adapta melhor ao crescimento da cidade, porque o VLT acaba ficando numa trilha que ela é imutável”, comentou.
Na avaliação da parlamentar, o BRT é um sistema que vai atender a demanda da população do mesmo modo que o VLT atenderia, sem nenhuma benfeitoria a mais do que o outro.
“Se a gente fosse atuar ainda com aquele VLT projetado lá atrás, nós por exemplo não teríamos pontos de parada, como na estação [central] que hoje se tornou uma referência, é um lugar de acúmulo de trânsito. Então, Cuiabá é uma cidade em desenvolvimento. Eu acho que o BRT vai atender bem. E vi a qualidade também do BRT que o governo quer adquirir e a qualidade interna muito parecida também com o VLT”, destacou.
As obras do VLT começaram em 2012, mas foram paralisadas dois anos depois, deixando uma grande cicatriz na região metropolitana. O projeto consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e foi substituído pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT) após rescisão do contrato com o consórcio responsável pela instalação do VLT.
Política
Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água
Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.
-
Variedades6 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Economia6 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
-
Economia6 dias atrás
INFLAÇÃO DO PAÍS FICOU ACIMA DA META POR 8 VEZES
-
Polícia5 dias atrás
GOVERNO INVESTE EM CONSTRUÇÃO DE VILAS RESIDENCIAIS PARA PM EM MATO GROSSO
-
CARROS & MOTOS4 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Saúde6 dias atrás
VÁRZEA GRANDE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DO MEIO AMBIENTE
-
Polícia1 dia atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Esporte5 dias atrás
Participação de primeira gestora municipal foi um dos marcos dessa edição