VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

MODAL SEM FIM

Deputada defende conclusão do BRT: ‘é mais seguro e se adapta melhor à cidade’

A deputada avalia que o BRT é um sistema que vai atender a demanda da população

Publicado em

Política

AL-MT

Ainda sobre a ‘eterna’ indefinição do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá, se será o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (Bus Rapid Transport), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), demonstrando firmeza em suas convicções,  discorda totalmente da opinião do seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva, que se auto-intitula como pai do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e acredita que o BRT (Ônibus de Transporte Rápido) para região metropolitana da capital não é a melhor ideia.

Em recente entrevista no programa do deputado estadual Wilson Santos (PSD), em que se declarou ser pai do modal e culpou os ex-governadores Silval Barbosa e Pedro Taques pela não conclusão da obra que deveria ter sido entregue em 2014, para a Copa do Mundo.

Diferente do seu pai, a parlamentar não acredita que o VLT seja o transporte mais viável para acompanhar o crescimento de Cuiabá e Várzea Grande.

“Eu não vivenciei, não consigo falar pra vocês como foi exatamente, porque eu era muito jovem, a época dessa discussão. Mas sempre defendi o BRT, acho que é mais viável. Ele já até discutiu comigo sobre isso, mas acho que é algo mais seguro de ser feito e que se adapta melhor ao crescimento da cidade, porque o VLT acaba ficando numa trilha que ela é imutável”, comentou.

Na avaliação da parlamentar, o BRT é um sistema que vai atender a demanda da população do mesmo modo que o VLT atenderia, sem nenhuma benfeitoria a mais do que o outro.

“Se a gente fosse atuar ainda com aquele VLT projetado lá atrás, nós por exemplo não teríamos pontos de parada, como na estação [central] que hoje se tornou uma referência, é um lugar de acúmulo de trânsito. Então, Cuiabá é uma cidade em desenvolvimento. Eu acho que o BRT vai atender bem. E vi a qualidade também do BRT que o governo quer adquirir e a qualidade interna muito parecida também com o VLT”, destacou.

As obras do VLT começaram em 2012, mas foram paralisadas dois anos depois, deixando uma grande cicatriz na região metropolitana. O projeto consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e foi substituído pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT) após rescisão do contrato com o consórcio responsável pela instalação do VLT.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,

Publicados

em

Foto: Ediélissa de Oliveira

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água, além de manchas em roupas e incrustações em tubulações. O novo processo de purificação é ecológico, não utiliza produtos químicos, e é seguro para a saúde. A manutenção do sistema, por meio da retrolavagem, é realizada apenas com água limpa.

O prefeito Thiago Almeida (União) destacou a importância da medida para a gestão dos recursos hídricos do município; “Hoje é um momento único. A nossa população sofria com a má qualidade da água. Esta conquista é de todos nós, mas especialmente do povo livramentense. Agradeço ao meu secretariado e ao apoio da Câmara Municipal. Estou muito feliz em entregar esses novos filtros com apenas 17 dias de gestão”, afirmou o prefeito.

A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades, como a secretária de Administração, Jordice Miranda; o subsecretário de Cidades, Leandro Arruda; o secretário de Obras, Sérgio Barros; a subsecretária de Comunicação, Fernanda Fernandes; o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Luciênio Batista; e o coordenador do DAE, Marcos Sousa.

Como também o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Samoel de Barros; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Bradão; e os proprietários da empresa Orion Água e Química, Adriano Sales e Litercio Batista.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA