Política
CRAS de Leverger recebe veículo para auxiliar no atendimento dos mais necessitados
Política
Da Redação.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santo Antônio de Leverger, também foi beneficiado com um veículo, para auxiliar no atendimento das crianças, idosos e famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade.
O prefeito Valdir Castro Filho (PSD) falou da importância do investimento deste veículo para a Secretaria de Assistência Social, principalmente neste momento em que a demanda das necessidades da sociedade aumentou.
“Por conta da quarentena como prevenção e combate a pandemia do coronavírus, muitas pessoas ficaram em suas casas, como alguns idosos que tem as suas necessidades e não podem sair, vejo que este veículo vai colaborar no atendimento de várias pessoas”, ressaltou Valdirzinho.
Na entrega do veículo, o prefeito aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância dos cuidados de prevenção do coronavírus, como a higienização, lavando as mãos e utilizando do álcool 70%, evitar aglomerações, manter distância de segurança de dois metros das pessoas e usar as máscaras.
“A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria de Assistência Social está fazendo a parte dela, colocando à disposição da população orientações, equipamentos, profissionais, entre outros, agora, conto com a colaboração de todos, tomando os devidos cuidados, juntos teremos condições de sair ilesos e mais fortes desta “Guerra” contra o coronavírus”, explicou o prefeito.
Para a secretária de Assistência Social, Tayane Castro, o veículo chegou em boa hora, porque vai agilizar ainda mais os atendimentos as pessoas que estão isoladas, que moram em lugares distante da sede da cidade e precisam receber medicamentos, alimentos e produtos de higiene.
“A demanda é grande, estamos trabalhando de todas as formas para atender as prioridades dos mais necessitados, os alimentos e medicamentos estão sendo doados, respeitando os critérios de acordo com as análises realizadas nos cadastros do CRAS”, declarou Tayane.
Tanto a secretária Tayane, como o prefeito Valdirzinho agradeceram o empenho dos servidores que estão trabalhando, para proporcionar melhores condições de vida para a população mais carente de Santo Antônio de Leverger.
Foto: Júlio Rocha/Prefeitura-Leverger.
Política
Assembleia vai criar comissão técnica para avaliar perdas salariais dos servidores
Acordo entre deputados e servidores foi firmado antes da aprovação da RGA 2025
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e representantes de entidades representativas dos servidores estaduais fecharam um acordo que prevê a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para instituição da data-base, do índice a ser utilizado para reajuste anual e do percentual de incremento de receita como base para perdas acumuladas em anos anteriores. Além disso, a ALMT se comprometeu com a criação de uma comissão técnica para discutir um plano de recomposição relativo às perdas salariais dos últimos anos e das perdas salariais dos aposentados e pensionistas.
A negociação entre os parlamentares e servidores públicos é uma alternativa encontrada para que o governo do estado pague as perdas acumuladas pelas mais de 100 mil famílias de servidores ativos, aposentados e pensionistas. A reunião aconteceu pouco antes da sessão plenária que aprovou a Revisão Geral Anual (RGA) de 2025 de 4,83%. Ainda na mesma sessão, os deputados apresentaram a PEC, conforme acordado na reunião.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), destacou a necessidade de abrir uma discussão sobre o que deixou de ser pago nos anos anteriores. “Sobre a RGA deste ano, não há muito o que ser feito, até porque há entendimento do Supremo [Tribunal Federal] indicando que o índice de reajuste deve ser definido pelo Poder Executivo. Agora, é preciso abrir um diálogo para tratar sobre as perdas acumuladas”.
A presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT), Carmem Machado, afirmou que os servidores concordaram com a RGA de 4,83% como demonstração, mais uma vez, da disponibilidade para negociar de forma técnica. “Conseguimos sensibilizar os deputados desta Casa sobre a necessidade de fazer uma articulação e alguns encaminhamentos extremamente necessários para os servidores do Estado”.
Durante a sessão, realizada na tarde de quarta-feira, a deputada Janaina Riva (MDB) leu proposta de emenda constitucional estipulando uma data-base para a RGA, o índice de referência para a inflação e um percentual de recomposição das perdas acumuladas a cada ano vinculado ao aumento da receita do estado.
Outros pontos – Além de discutir a recomposição salarial para os servidores ativos, os deputados também se comprometeram a debater uma proposta para recompor as perdas dos aposentados e pensionistas, que vêm acumulando perdas reais depois do aumento do percentual de contribuição previdenciária.
Também foi apresentado, durante a reunião, a questão sobre o superendividamento dos servidores públicos. De acordo com o representante do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Antônio Humberto, o estrangulamento financeiro e o aumento da margem para empréstimo consignado levaram muitos servidores a se endividarem. Os deputados se comprometeram a estudar a situação para investigar se há abusos por parte das instituições financeiras.
Participaram presencialmente da reunião os deputados Eduardo Botelho, Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Chico Guarnieri (PRD), Júlio Campos (União) e Elizeu Nascimento (PL). O deputado Paulo Araújo (PP) participou de forma remota.
Secretaria de Comunicação Social
-
Política4 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Polícia7 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Saúde7 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Emprego7 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Variedades3 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Polícia4 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades7 dias atrás
Ipem-MT realiza Operação e fiscaliza produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande
-
Esporte2 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
Você precisa estar logado para postar um comentário Login