VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Política

Coronavírus: Prefeito apresenta medidas de prevenção que mudam a rotina na “Terra de Rondon”

Publicado em

Política

Da Redação

O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho (PSD) anunciou na tarde desta sexta-feira, 20.03.2020, via redes sociais, as medidas que serão tomadas no município, via decreto, de combate e prevenção do coronavírus.

No decreto, foi criado um comitê de enfrentamento, que é constituído pelo prefeito Valdirzinho, juntamente com o secretário municipal de educação, secretário municipal de saúde, Procuradoria de Santo Antônio de Leverger, secretário de obras, secretário de cultura e turismo, secretário de meio ambiente e secretaria de assistência social.

“Estamos trabalhando conforme atuações do âmbito estadual, federal e internacional”.

“A composição deste comitê estará reunindo diariamente para tomar conhecimento e deliberando ações conforme alterações, caso o coronavírus venha atingir membros da sociedade santo-antoniense”, ressaltou Valdirzinho.

“A função do comitê: Planejar, coordenar e controlar medidas de prevenção e enfrentamento ao contágio do coronavírus”.

Atitudes de emergência:

Canal direto para o cidadão via telefone: 3341-1595 a disposição das 7:00 ás 18:00hs, período que terá uma servidor da área da saúde, para atender as pessoas, que queiram tirar dúvidas, caso apresentem sintomas do coronavírus.

Será também realizada companha de orientação e precaução de combate ao coronavírus.

Ações são voltadas para a categoria de risco, como pessoas acima dos 60 anos, como também, aos estudantes de escolas públicas e privadas, aos usuários do transporte público, aos servidores públicos municipais, em especial aos colaboradores da saúde, como também, aos profissionais que atuam em bares, restaurantes e similares.

“A secretaria municipal de saúde estará disponibilizando cursos de capacitação, para o servidores atenderem a população de forma mais eficiente no combate ao coronavírus”.

Das medidas:

Isolamentos de quarentena serão realizados com algum caso suspeito.

Suspenção imediata de realização de eventos com mais de 50 pessoas.

Ficaram suspensas as licitações para aquisição de materiais, bens, serviços, insumos de saúde e contratações para os trabalhos de emergências.

Ficou suspenso os afastamentos de profissionais da secretaria de saúde, incluindo afastamentos já deferidos.

Ficaram suspensas atividade de capacitação, treinamentos, e todo e qualquer evento que envolva aglomeração de pessoas.

Ficaram suspensas por 30 dias, as atividade do Centros de Convivências de Idosos.

Todos os eventos religiosos, culturais e esportivos que resultem em aglomerações de pessoas estão suspensos.

As atividades escolares da rede municipal de ensino estão suspensas pelo período de 23.03.2020 até o dia 05.04.2020.

Os atendimentos ao público das Secretarias, como também da Prefeitura estão suspensos de 23.03.2020, até o dia 05.04.2020.

Para atender a população foi criado o Comitê de enfrentamento do coronavírus.

“O importante agora é a saúde da população, nós precisamos tomar medidas e contar com a atitudes de todas as pessoas, para enfrentar este fantasma invisível, que está nos atormenta”, explicou Valdirzinho.

“Pelo amor de Deus, vão cuidar dos seus pais, dos seus avós, vamos cuidar dos nosso idosos”.

Valdirzinho pediu para as pessoas tomarem as iniciativas com atos simples, como lavar as mãos, evitar ficar em lugares com muita gente, utilizarem o detergente como higienizador das mãos, se for possível utilizar o álcool gel, e para os idosos ficaram neste momento em casa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Prefeito da capital anuncia decreto de calamidade após tempestade de domingo

Abílio demonstra revolta com descaso do seu antecessor na Prefeitura, que deixou inviabilizado qualquer suporte emergencial para enfrentar imprevistos que impactem a cidade e sua população.

Publicados

em

Os cuiabanos e várzea-grandenses foram surpreendidos com uma tempestade demorada e forte no final da tarde e noite adentro do último domingo, 12. Na capital, as chuvas causaram diversos estragos consideráveis, destruindo casas e comércios em bairros mais afastados. Parte da área central também ficou alagada.

Diante disso, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou intenção de decretar calamidade temporária. Também disse que prepara um Projeto de Lei para criar auxílio emergencial de R$ 1 mil, recurso destinado às famílias que perderam moradia e seus pertences.

Esse anúncio do prefeito foi feito em coletiva à imprensa. Mais uma vez, Abílio ressaltou que seu antecessor no cargo, Emanuel Pinheiro, não deixou formalizado contratos com prestadores de limpeza urbana, inviabilizando assim ações imediatas de limpeza.

“Infelizmente, ele não deixou nenhuma infraestrutura disponível para enfrentarmos essa emergência. Não existe contrato, licitação, equipamentos, nada com que possamos trabalhar no sentido de restabelecer a ordem das coisas. Esse torrencial de domingo deixou tudo em estado de lixo. Não temos nem condições de fazer limpeza nas bocas de lobo, ora entupidas por entulho de toda sorte. Há muito para se fazer e nenhuma estrutura disponível”.

Apesar desse entrave, o prefeito garantiu que a Prefeitura sequenciará os trabalhos normalmente, e, aos poucos, irá resolver essas demandas, que surgiram de surpresa.

“Ninguém podia prever tantos estragos, por causa dessa chuva. A Defesa Civil está atuando diretamente para monitorar qual é a situação exata em Cuiabá. O próximo passo é socorrer essas vítimas, famílias que, da tarde para a noite, se viram sem seu teto, sem suas coisas… Faz-se fundamental, portanto, a adoção de medidas que as contemplem emergencialmente. É um socorro humano e necessário”, frisou.

Conforme Abílio, esse trabalho não tem data para terminar, e as equipes municipais (Assistência Social) mantêm contato e vigilância nos lugares afetados, a exemplo do São Mateus.

“Muita gente está sem moradia, sem ter hoje a quem recorrer. Estamos falando de famílias inteiras, de crianças, idosos, doentes… Não ficarão sem guarida, afirmo, pois vamos ampará-las. Foi uma situação que nos colheu mesmo de surpresa. Mas a pior surpresa foi saber que nada estava oficializado pela gestão anterior, em termos de serviços de limpeza, para enfrentarmos mais esse imprevisto.”

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA