VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

Câmara comemora os 304 anos de Cuiabá

Apresentações com os músicos, Pescuma, Henrique e Claudinho animaram a manhã de homenagem a Capital

Publicado em

Política

Secom - Câmara de Cuiabá

Em comemoração ao aniversário de 304 anos de Cuiabá, a Câmara Municipal realiza uma vasta programação, com apresentação da banda da Polícia Militar, dos músicos Pescuma, Henrique e Claudinho e feira cultural e gastronômica, nesta quarta-feira (05), no espaço onde fica localizado o Centro Geodésico da América do Sul.

O presidente do Legislativo, Chico 2000, agradeceu a Deus pela oportunidade e “por tudo que ele proporcionou em sua vida” e a presença dos vereadores, secretários e principalmente da população.

“Agradeço a Deus e aos presentes, e abraço a todos que efetivamente representam as esferas dessa cidade, como Pescuma, Henrique e Claudinho. Agradeço os policiais da banda militar e todos os militares presentes. Eu cheguei nesta cidade em 1988, com uma mochila e meia dúzia de roupas, e com muito respeito ao próximo, e eu tenho certeza que tudo que a vida nos proporciona é para crescer e esta cidade me ensinou e me ajudou a criar meus filhos e hoje eu faço parte dos 25 vereadores de Cuiabá, e neste momento presido a frente dessa Casa de Leis, por isso o que está acontecendo é muito pouco diante que Cuiabá merece, principalmente para todos que escolheram Cuiabá para viver e foi acolhido pela mesma. Devemos respeitar e amar nossa Capital” declarou Chico.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite Paredes, a Câmara Municipal de Cuiabá é a Casa do povo cuiabano e precisa ser a voz da sociedade e fazer as mudanças necessárias, e com o tricentenário da Capital “é necessário restabelecer o diálogo entre legislativo e executivo, para melhorar cada vez mais a cidade”.

“Parabéns presidente Chico 2000, parabéns aos vereadores por estarem lutando por uma Cuiabá melhor”.

De acordo com o secretário de Cultura da Câmara, Odenil Fausto, onde agradeceu o presidente pela confiança e parabenizou pela execução dos trabalhos que vem conduzindo na Casa de Leis.

“Cuiabá merece todo nosso respeito e carinho. E parabenizo Chico 2000 pelo desenvolvimento e execução dos trabalhos no legislativo e agradeço pela oportunidade de estar na Cultura da Casa e na organização desse evento importante, que é a comemoração dos 304 anos de Cuiabá”.

Participaram do evento os vereadores, Mario Nadaf (PV), Rogério Varanda (MDB), Dilemário Alencar (Podemos), Maysa Leão (Republicanos), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), além do secretário Adjunto de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jam Moura, secretária da Mulher de Cuiabá, Eli Prates, Presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros – FemabMT, Walter Arruda, diretor da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros, Ronaldo Pacheco, Tem. Col. Parreira e o secretário de Ações Institucionais, Charles Dias, da Casa de Leis.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

CPI investiga contrato de R$ 145 milhões e ex-prefeito Emanuel vira alvo de suspeitas e pedido de indiciamento

Durante a sessão, vereadores criticaram duramente o ex-prefeito, lembrando inclusive o episódio em que Emanuel foi flagrado guardando maços de dinheiro no paletó.

Publicados

em

Foto: Secom Cuiabá

A oitiva do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nesta segunda-feira (7), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Estacionamento Rotativo, aprofundou as suspeitas sobre um contrato de R$ 145 milhões firmado no último dia de seu mandato. O acordo com a empresa CS Mobi prevê a requalificação de calçadas e ruas no entorno do Mercado Municipal Miguel Sutil e a concessão de 30 anos de exploração do estacionamento rotativo.

Durante a sessão, vereadores criticaram duramente o ex-prefeito, lembrando inclusive o episódio em que Emanuel foi flagrado guardando maços de dinheiro no paletó. O presidente da CPI, vereador Rafael Ranalli (PL), foi direto:
“Quem foi filmado guardando dinheiro no paletó precisa explicar até a última vírgula desse contrato. Não é só uma questão técnica, é moral.”

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) alertou para o risco de comprometimento das finanças públicas por décadas:
“A população foi levada a acreditar que todo o centro histórico seria reconstruído. A verdade é que se resume a algumas ruas e a um rombo que pode durar 30 anos.”

Ela destacou que, se a arrecadação do estacionamento não alcançar os valores previstos, a Prefeitura poderá ter que cobrir a diferença com dinheiro público, afetando áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

Outro ponto levantado foi a possível vinculação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia da PPP. Emanuel negou, mas documentos técnicos apontam que o tema deveria ter sido submetido ao plenário da Câmara, o que não aconteceu.

O ex-prefeito se defendeu, alegando que sofre perseguição política:
“Não conheço ninguém da empresa. É uma parceria que vai trazer benefícios. Sobre o caso do paletó, confio na Justiça e na minha inocência.”

O relator da CPI, vereador Dilemário Alencar (União Brasil), rebateu:
“O senhor deixou um passivo milionário para Cuiabá e foi flagrado recebendo dinheiro. Quem garante que esse contrato não segue o mesmo caminho?”

Ao final da sessão, Dilemário anunciou que irá propor o rompimento do contrato, o indiciamento de Emanuel Pinheiro e o envio do relatório da CPI ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. O atual prefeito, Abilio Brunini (PL), também deverá receber recomendações sobre os impactos fiscais da concessão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA