VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Câmara aprova projetos e pareceres da CCJR na sessão desta terça-feira

A Tribuna Livre foi utilizada pela professora Enelinda Scala, que prestou solidariedade às vereadoras Edna Sampaio (PT) e Maysa Leão (Republicanos).

Publicado em

Política

Assessoria Parlamentar
A Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou nesta terça-feira (26.09), durante sessão ordinária, Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Projeto de Decreto Legislativo, e pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
A Tribuna Livre foi utilizada pela professora Enelinda Scala, que prestou solidariedade às vereadoras Edna Sampaio (PT) e Maysa Leão (Republicanos). Além de Enelinda, a presidente da Associação Mato-grossense de Fibromiálgicos (AFIBROMT-DL), Carmem Miranda, solicitou o retorno da emissão de carteirinha de fibromiálgicos pela Secretaria de Saúde.
Projetos de Lei em 1ª votação
– Vereador Paulo Henrique (PV): PL que altera a redação do dispositivo da Lei Nº 6.956/2023 (aprovado com 18 votos)
– Vereador Adevair Cabral (PTB): PL que declara de utilidade pública municipal a Associação Agrologística de Mato Grosso (aprovado com 18 votos)
– Vereador Lilo Pinheiro (PDT): PL que denomina de “Carmine Esposito” a Praça localizada entre as avenidas Europa e Itália no bairro Jardim Tropical (aprovado com 21 votos)
Projetos de Lei em 2ª votação
– Vereadora Maysa Leão (Republicanos): PL que institui e inclui no calendário oficial de eventos o “Abril Azul-claro – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Esôfago” (aprovado com 18 votos)
– Vereador Mário Nadaf (PV): PL que declara de Utilidade Pública Municipal a entidade filantrópica “Centro Espírita da Virgem da Imaculada da Conceição” (aprovado com 16 votos)
Projeto de Decreto Legislativo
– Vereadora Edna Sampaio (PT): Concede título de Cidadão Cuiabano ao senhor Clovis Arantes (aprovado com 18 votos)
Projeto de Resolução
– Vereador Luis Cláudio (PP): Altera a redação do § 1º do artigo 3ª da Resolução Nº 10 de 16 dezembro de 2005 – Institui no Município de Cuiabá a “Medalha Pontífice João Paulo II” (aprovado com 17 votos)
Pareceres da CCJR
– Vereador Mário Nadaf (PV): PL que institui o Dia do Obelisco Paschoal Moreira Cabral no Município de Cuiabá (aprovado com 21 votos)
– Vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania): Projeto de Resolução que institui o título honorífico comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza (aprovado com 22 votos)
– Vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos): Projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico da Saúde “Doutor Roched Abib Seba” ao senhor Adriano Bastos Pinho (aprovado com 20 votos)
– Vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos): Projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico da Saúde “Doutor Roched Abib Seba” ao senhor Renan Urt Mansur Bumlai (aprovado com 20 votos)
– Vereador Sargento Joelson (PSB): PL que altera redação do parágrafo único do art.1º da lei 6.379 de 18 de abril de 2019 que institui o programa “Eu Amo Eu Cuido” no município de Cuiabá (derrubou o parecer da CCJR pela rejeição da lei por 19 votos)
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Polícia Civil deflagra operação contra crimes sexuais infantis em sete cidades de MT

Ação cumpriu 16 ordens judiciais em investigação sobre abusos cometidos por falso médico com envolvimento político em Canarana. Novas vítimas foram identificadas.

Publicados

em

Assessoria | Polícia Civil-MT
Foto: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/7) a Operação Verdades Secretas, que apura a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 medidas judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático.

A investigação teve início a partir de denúncias envolvendo um homem que se apresentava falsamente como médico e que mantinha vínculos políticos no município de Canarana (MT). Ele é apontado como autor de múltiplos abusos sexuais. De acordo com a Polícia Civil, há indícios concretos de diversas vítimas já identificadas.

As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso, todas em Mato Grosso, além de um mandado cumprido em Recife (PE).

Entre os alvos da operação estão oito pessoas ligadas ao principal investigado, incluindo sete mulheres que mantinham relações próximas com ele, aparentemente sem saber da existência uma da outra e um homem suspeito de envolvimento direto na produção e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores.

As investigações apontam que o principal suspeito se aproximava de mulheres com filhas ou com acesso direto a crianças, em um padrão recorrente de atuação. Há indícios de que algumas dessas mulheres possam ter colaborado de forma indireta com os abusos. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outras possíveis vítimas e eventuais novos envolvidos.

Um dos episódios revelados durante a operação aponta que uma das investigadas teria realizado um aborto sob orientação do falso médico, embora a gestação não fosse dele. A conduta revela um cenário de manipulação e abuso psicológico. Além disso, novas vítimas de abuso sexual infantil foram localizadas, o que aumenta a gravidade do caso e reforça a necessidade de aprofundamento das investigações.

O principal suspeito está preso preventivamente, alvo de quatro mandados distintos, expedidos em inquéritos já concluídos. Ele foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais, com base nas provas reunidas até o momento.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA