EM PROL DA BAIXADA CUIABANA
Botelho visita o presidente do Poder Legislativo de Cuiabá, Juca do Guaraná
No encontro, foi debatida a realização de audiências e sessões em conjunto para debater assuntos importantes para a região
Política

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), 1º secretário da ALMT, esteve hoje (23) cedo visitando a Câmara Municipal de Cuiabá, quando delineou uma série de projetos de sua autoria e de outros membros da ALMT para melhor ampliar o amparo social/comercial à região da Baixada Cuiabana.
O parlamentar entende que uma união de forças entre os Poderes constituídos, incluindo principalmente Executivo e Legislativo, é capaz de promover reviravolta positiva no que se relaciona a demandas tradicionais, algumas de ordem crítica, enfrentadas ultimamente pelos munícipios situados no entorno da capital.
“Antes de mais nada, gostaria de enfatizar o quanto é importante solidificarmos intrínseca união para que, doravante, qualquer projeto institucional possa ter maior amparo e se tornar a realidade prática tanto ansiada pelos munícipes”.
Segundo Botelho, a visita à Casa de Leis da capital, “onde fomos muito bem recebidos pelo presidente Juca do Guaraná Filho (MDB) e seus pares”, objetiva propor a realização de audiências públicas para discutir assuntos correlatos que envolvem Cuiabá e, de certa forma, influenciam toda a Baixada Cuiabana.
“É o caso, por exemplo, da agricultura familiar, a preservação do Rio Cuiabá e do meio ambiente, em geral. São ações encampadas também pela Assembleia Legislativa”.
O deputado sublinhou que não apenas a pandemia acarretou desequilíbrio geral ao Estado, com reflexos preocupantes à Baixada Cuiabana, mas também o período de grave estiagem. Há dias atrás, Botelho conferiu na região pantaneira os estragos da seca e os consequentes incêndios, com devastação desproporcional da fauna e flora. A seu ver, tal quadro terminou se projetando drasticamente nas regiões adjacentes, e é preciso que os representantes populares formem urgente corrente de sólido apoio social.
“Se, por um lado, o Estado tem se recuperado economicamente, a pandemia e a estiagem vieram somar peso negativo para que as pessoas possam respirar mais aliviadas. É o momento em que as instituições devem se unir de modo determinado, viabilizando iniciativas resolutivas. Eu tenho o maior respeito e admiração pelo Parlamento cuiabano, e antevejo, aqui, um dos embriões de força para levarmos adiante projetos parceiros exitosos, efetivamente capazes de cumprir as metas preconizadas”.
Citando mais um exemplo, o deputado Eduardo Botelho disse que a Baixada Cuiabana já emite S.O.S. para que as eventuais pontes de auxílio institucional se tornem passagem franqueada para os problemas que ora afligem seus moradores.
“A estiagem prolongada sempre traz seca, falta d’água, e afeta a produção, em geral. O povo ribeirinho vem sentindo isso na pele, dia a dia. Soma-se à seca atual a eclosão de incêndios devastadores, com perdas gerais na lavoura e animais (silvestres, gado e outras criações). E agora, sabemos, isso teve um impacto duplo, devido à pandemia. São pancadas fortes, e é preciso nos defendermos; a união possibilita estratégia eficaz”.
A Baixada Cuiabana, ainda afirmou o parlamentar estadual, anda muito sufocada nesse período de pandemia, “problema que já vivenciamos lá atrás, e, a cada ano, parece se agigantar. Daí a importância de nos unirmos para fortalecer o desencadeamento de projetos comprovadamente viáveis”, disse Botelho ao agradecer a receptividade dos parlamentares à sua visita.
Também se pronunciando, o presidente do Legislativo, Juca do Guaraná Filho (MDB), destacou que a interação é importante para buscar soluções às principais demandas da região, e que a Câmara está aberta para debater ações de interesse para a capital. “A visita do deputado foi muito importante para trabalharmos essa relação. O diálogo irá continuar para darmos andamento nas pautas discutidas”.

Política
Polícia Civil deflagra operação contra crimes sexuais infantis em sete cidades de MT
Ação cumpriu 16 ordens judiciais em investigação sobre abusos cometidos por falso médico com envolvimento político em Canarana. Novas vítimas foram identificadas.

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/7) a Operação Verdades Secretas, que apura a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 medidas judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático.
A investigação teve início a partir de denúncias envolvendo um homem que se apresentava falsamente como médico e que mantinha vínculos políticos no município de Canarana (MT). Ele é apontado como autor de múltiplos abusos sexuais. De acordo com a Polícia Civil, há indícios concretos de diversas vítimas já identificadas.
As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso, todas em Mato Grosso, além de um mandado cumprido em Recife (PE).
Entre os alvos da operação estão oito pessoas ligadas ao principal investigado, incluindo sete mulheres que mantinham relações próximas com ele, aparentemente sem saber da existência uma da outra e um homem suspeito de envolvimento direto na produção e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores.
As investigações apontam que o principal suspeito se aproximava de mulheres com filhas ou com acesso direto a crianças, em um padrão recorrente de atuação. Há indícios de que algumas dessas mulheres possam ter colaborado de forma indireta com os abusos. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outras possíveis vítimas e eventuais novos envolvidos.
Um dos episódios revelados durante a operação aponta que uma das investigadas teria realizado um aborto sob orientação do falso médico, embora a gestação não fosse dele. A conduta revela um cenário de manipulação e abuso psicológico. Além disso, novas vítimas de abuso sexual infantil foram localizadas, o que aumenta a gravidade do caso e reforça a necessidade de aprofundamento das investigações.
O principal suspeito está preso preventivamente, alvo de quatro mandados distintos, expedidos em inquéritos já concluídos. Ele foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais, com base nas provas reunidas até o momento.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário7 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia7 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
-
Polícia6 dias atrás
Bombeiros de MT auxiliam expedição internacional em caverna submersa