VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

SAÚDE

Botelho recebe missionária e assegura recursos para atender indígenas em UPA de Barra do Garças

Deputado vai viabilizar emenda para unidade de saúde que precisa de melhorias. O município atende povos indígenas de nove aldeias

Publicado em

Política

Foto: Vanderson Ferraz (ALMT)

Emenda parlamentar vai ser destinada para aquisição de equipamentos da UPA 24 Horas, localizada em Barra do Garças. A garantia foi dada pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, para missionária Cleide Guerra, que esteve nesta semana, na Presidência da Casa de Leis.

Durante a reunião com Botelho, Cleide relatou que na região houve aumento populacional e faltam investimentos para atender melhor a demanda na saúde, uma vez que a UPA, segundo ela, está praticamente entrando em colapso.

Tanto que ela protocolou o Ofício 10/UPA-24HS, assinado pela diretora-Geral da UPA, Corinta Maria dos Arbués Nery, solicitando equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Marcelo Paes Lemes – UPA 24HS de Barra do Garças: ambulância, aparelho de raio X, computadores e impressora, ar condicionado, camas hospitalares e poltronas para os acompanhantes.

Sensível a situação dos povos indígenas, o deputado se comprometeu em viabilizar recursos. “Estamos fazendo o compromisso com a missionária de destinar emendas para ajudar a UPA de Barra do Garças, que proporciona atendimento de saúde dos moradores, em especial dos povos indígenas”, afirmou Botelho.

Ao comemorar o apoio, a missionária explicou que essa unidade é referência na região e ressaltou que Barra do Garças é cercada de aldeias. “São quase oito mil indígenas que procuram atendimento nessa UPA”, frisou.
Turismo e crescimento populacional contribuem para aumento da demanda na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Então, vim buscar recursos para que sejam melhor atendidos. O deputado deu prioridade e será um parceiro de Barra do Garças. São nove tribos indígenas na região, que dependem desses serviços. Nossos irmãos indígenas vão ficar felizes com essa notícia”, comemorou Cleide.

Público local atendido na região – Aldeias Bororos, Xavante, Maraiwatsede, Namukura, Sangradouro e São Marcos, a UPA de Barra do Garças também é referência para moradores dos municípios vizinhos como General Carneiro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Flávia Moretti Projeta Prazo de 1 Ano e Meio para Privatização do DAE

Uma das promessas de campanha de Flávia Moretti é a privatização do DAE

Publicados

em

Foto: Assessoria

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou que está elaborando um plano para a privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município. Segundo a prefeita, o processo de privatização poderá ser concluído em até um ano e meio.

“Em 1 ano e meio estaria passando a concessão, [mas ainda] não resolvendo o problema da falta de água”, destacou, Flávia.

Uma das promessas de campanha de Flávia Moretti é a privatização do DAE, que, no entanto, precisará ser aprovada pela Câmara Municipal. Em outubro, a prefeita eleita afirmou que dará início ao processo de concessão assim que tomar posse.

Nós temos que resolver, o DAE não dá conta de entregar água. Vai ser feito um diagnóstico e no tempo certo será enviado à Câmara”, ressaltou à época.

Água e saúde são as minhas prioridades, são duas prioridades idênticas, equivalentes, que eu não posso deixar para trás. Eu preciso acabar com essa fila na saúde e colocar uma gestão que realmente faça acontecer na saúde em Várzea Grande”, concluiu a prefeita eleita.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA