VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

BALANÇO PARLAMENTAR 

Agricultura familiar, academias e regularização fundiária foram priorizados

Publicado em

Política

Fotos:  Vanderson Ferraz 
Paralelamente ao trabalho desenvolvido no comando da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado Eduardo Botelho, governador em exercício, conciliou ações parlamentares com inúmeros atendimentos, reuniões, visitas, sessões plenárias e solenes. 
Botelho defendeu melhorias para Mato Grosso e encerrou 2024 com apresentação de 47 projetos de lei, 484 indicações, 181 leis, além de oito emendas constitucionais, quatro leis complementares e 269 resoluções.
Além disso, o trabalho direcionado aos feirantes e pequenos produtores rurais seguiu a todo vapor. Mil barracas novas levaram alívio à comercialização nas feiras, adequando a exposição dos produtos da agricultura familiar. O setor também recebeu de Botelho sete patrulhas mecanizadas, dois automóveis pick-up, uma farinheira móvel, uma caixa d’água, 37 poços artesianos, além de quatro plantadeiras e adubadeiras.
Nos bairros, a atuação não foi diferente. As 77 academias ao ar livre — sendo seis destinadas para  pessoas com deficiência (PCD) — e 14 playgrounds, incentivam os moradores à prática esportiva e proporcionam mais lazer para as comunidades. Ao todo, foram 45 ações esportivas realizadas, que vão desde a competição do Peladão até a Copa Venina.
Atendeu reivindicações da sociedade, entre elas, os kits ortopédicos contendo 221 cadeiras de rodas, 100 cadeiras de banho, 44 muletas e 10 andadores.
Sonho familiar: moradias regularizadas
Botelho também comemora a entrega de 17,5 mil escrituras de imóveis em diversos bairros. Essa ação foi possível graças à busca de parcerias para regularizar localidades como CPA, Renascer, Tijucal, dentre outros. 
Dentre as leis de autoria de Botelho, destaca-se a Lei n° 12.478/2024, que dispõe sobre a capacitação dos funcionários de bares, restaurantes, boates, clubes noturnos, casas de espetáculos, de modo a habilitá-los a identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra as mulheres.
Botelho em números (2024):
•47 Projetos de Lei
•484 Indicações
•15 Requerimentos
•27 Moções de Aplausos
•4 Moções de Louvor
•77 Projetos de Resolução
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Câmara convoca Sessão Extraordinária para esta sexta (24): será a terceira durante o recesso

Os 27 vereadores vão votar dois projetos de lei encaminhados pela Prefeitura.

Publicados

em

Foto: Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá convocou os vereadores para mais uma sessão extraordinária, marcada para esta sexta-feira (24), às 14 horas. Será a terceira realizada durante o recesso parlamentar. 

Um deles é o Projeto de Lei – PL (nº 040/2025) que delibera sobre o pagamento e parcelamento dos débitos da Prefeitura Municipal referentes às contribuições previdenciárias ao – Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá-PREV). 

O outro Projeto de Lei (n° 041/2025) propõe a autorização do poder executivo em firmar acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas relacionadas de tributos federais.

Do que tratam os Projetos de Lei 

A PL 040/2025 trata de uma compreensão ao equilíbrio financeiro a Previdência Social dos Servidores de Cuiabá. São autorizados para a firmação de termo e confissão e parcelamento de débito das contribuições previdenciárias relativas à parte patronal e aportes financeiros não recolhidos ao CUIABÁ-PREV, referentes às competências de maio/2024 a dezembro/2024, visando garantir sua adimplência.

A PL 041/2025 planeja o parcelamento junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de tributos e contribuições sociais referente a PASEP e INSS devidos, vencidos e não pagos de competências até dezembro do exercício de 2024.

A justificativa apresentada pelo executivo, que ao assumir a administração municipal em 01/01/2025 recebeu o Município sem disponibilidade de caixa e ainda com dívidas, além de outras, com o funcionalismo público referente à folha de pagamento do mês de dezembro/2024 e respectivos encargos patronais, não pagos.

VOTAÇÃO ONLINE

Os vereadores que não estiverem presentes na Câmara poderão votar de forma online, como previsto na resolução que permitiu a realização de sessões híbridas convocadas nos períodos de recesso parlamentar. 

Os vereadores não recebem nenhum valor financeiro a mais por participarem dessas sessões.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA