VÁRZEA GRANDE-MT
Assistência Social recebe doação de 270 quilos de peixe para atender unidades
As Casas Lares de meninos e meninas, Casa de Amparo de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e Casa de Acolhimento às pessoas em situação de rua foram beneficiadas.
Política

A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, recebeu doações de peixes que irão fazer parte do cardápio desta Sexta-feira Santa, nas Casas Lares de meninos e meninas, Casa de Amparo de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e na Casa de Acolhimento às pessoas em situação de ruas.
O repasse do pescado foi feito durante o lançamento da 2ª edição do projeto VG Peixe Santo, por iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande em parceria com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (AQUAMAT) e a da Câmara Municipal.

SECOM/VG
A primeira-dama e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, disse que ficou feliz em ver a junção de esforços entre o município, a Câmara Municipal e o grupo de empresários que se dispuseram a fazer a doação de 270 quilos de pescado que irão fazer parte do cardápio das unidades sociais que abrigam meninos e meninas que foram retirados do seio familiar por terem sofrido agressões, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua.
“Além de manter a alimentação saudável e nutritiva, nesta data tão importante para os cristãos essas pessoas poderão manter a tradição do consumo do peixe nesta oportunidade”, agradeceu.

Primeira-dama Kika Dorilêo
SECOM/VG
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio Santos, lembrou que o objetivo do projeto VG Santo Peixe é disponibilizar a sociedade várzea-grandense o peixe de qualidade e a preço justo e de também fomentar o consumo dessa proteína tão saudável, que é o peixe.
“Estamos hoje aqui na quinta edição da feira da agricultura familiar, e fizemos questão de instalar essa ponte de comercialização do peixe santo aqui, para que a gente possa realmente divulgar mais ainda esse projeto que é muito interessante e importante para a cidade que é exatamente o de auxiliar os nossos agricultores familiares a comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores”.
Ele destacou ainda que no ano passado o projeto VG Santo Peixe disponibilizou pelas unidades de processamento de pescado um quantitativo de peixes para que a gente fizesse degustação desses peixes, e neste ano resolvemos fazer diferente, que eles nos disponibilizaram um quantitativo de pescado para que pudéssemos entregar para a secretaria de Assistência Social, para que esta destinasse para as casas de apoio do município.
O presidente da Câmara Municipal, Pedro Tolares, disse que uma ação tão bonita capitaneada pelo secretário Célio Santos, é algo importante e fundamental onde se está organizando a venda do peixe de qualidade e a preços acessíveis, e isso é uma ação importante.

Pedro Paulo Tolares – Pedrinho (UB).
Assessoria Parlamentar
“A gente percebe que tem muitas pessoas carentes, e muitas que passam até necessidades sem ter meios de comprar o peixe. Quero também agradecer aos produtores por essa iniciativa na doação dos peixes para atender as unidades sociais do município. Nós também vamos nos juntar a essa causa e faremos também a nossa doação que também será destinada para as casas de acolhimentos”.
A titular da pasta, Ana Cristina Vieira disse que a Assistência Social é conduzida pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat e que todos da secretaria têm a honra de materializar os projetos desenvolvidos.

SECOM/VG
“A Secretaria de Assistência é uma pasta transversal que atua com as demais secretarias e todas as vezes que precisamos, fomos atendidos, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente que tem sido uma grande parceira, por isso a minha gratidão. Quero agradecer também ao presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, pelo apoio ao social, e por todas as vezes que está ao meu lado, e hoje aqui mais uma prova dessa sensibilidade nesta belíssima contribuição”, agradeceu.
A secretária disse ainda que a doação recebida vai alcançar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.
“Em nome de todos quero agradecer e disse que essa é uma prova que existe uma corrente do bem em Várzea Grande, uma doação dos empresários, por meio da secretaria de Meio Ambiente, já aqui deu prova do quanto essa corrente é forte, mobilizando outros segmentos para mais doações. Que tenhamos uma Sexta-Feira Santa abençoada, um domingo de Páscoa de Ressurreição, e que ele faz ressurgir nos corações a esperança, o perdão, a solidariedade e o compromisso da ética com a verdade”.

SECOM-VG
SECOM VG

Política
Comissão de Ética diz que denúncia contra presidente é “caso de polícia”
Parlamentares da Câmara de Várzea Grande afirmam que, se confirmada as ameaças, investigação deve ficar a cargo das autoridades e não da Casa.

Procurado o vereador Jânio Calistro presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou após a divulgação do boletim de ocorrência registrado pelo influenciador Willian, que acusa o presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB), de tentar silenciá-lo por meio de ameaças.
O parlamentar afirmou que acompanha o caso com atenção, mas reforça que cabe às autoridades competentes conduzir as investigações. Segundo ele, o episódio, se confirmado, configura um “caso de polícia”, e não um assunto institucional a ser tratado no âmbito interno da Câmara.
“Isso é um caso de polícia, não da Câmara”, resumiu Calistro Presidente da Comissão. O vereador destaca que, até o momento, não houve formalização de nenhuma denúncia na Comissão de Ética, o que inviabiliza a abertura de qualquer procedimento disciplinar interno.
Ainda segundo o parlamentar, a Comissão seguirá acompanhando os desdobramentos, mas qualquer responsabilização criminal depende da atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do GAECO, que já informou ter recebido outras denúncias relacionadas a agentes políticos do município.
Como diria Chico Buarque, em sua canção eternizada pela crítica social:
“Página infeliz da nossa história / Passado triste está guardado em nossas memórias / Das nossas novas gerações.”
A frase parece ecoar em episódios recentes da política local.
Em Cuiabá, algo semelhante ocorreu com o vereador Paulo Henrique (MDB), que enfrentou acusações graves que também teria supostamente uma ligação com uma facção criminosa e acabou preso. E posteriormente, cassado. Coincidentemente, o parlamentar também era do mesmo partido do atual presidente da Câmara de Várzea Grande. Diante disso, a pergunta que paira nos bastidores é inevitável: será que os desfechos serão os mesmos?
Até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Wanderley Cerqueira não havia se manifestado sobre as denúncias, estamos a disposição de futuras manifestações.
Veja o vídeo:
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda