VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

ALMT e AMM trabalharão juntas para diminuir as desigualdades entre os municípios

Publicado em

Política

[ad_1]

A escritora, professora e psicanalista Ariel von Ocker assina os poemas de abertura dos capítulos do livro

Foto: Helder Faria

Michelle Diehl e Cristina Soares acreditam que a arte pode ser caminho de cura. A partir dessa ideia, elas desenvolveram o Projeto Simbiose, para pintar telas que trazem gatos como protagonistas. A proposta se expandiu e deu origem ao livro “Cama de gato”, lançado quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O lançamento do livro foi marcado por sessão especial presidida pelo deputado estadual Silvano Amaral (MDB). Ele representou sua colega de partido, a deputada Janaina Riva, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a publicação da obra.

“Mais uma vez, a Assembleia Legislativa acolhe uma iniciativa cultural. Isso é importante para a sociedade porque fomenta discussões necessárias e amplia o acesso à cultura. As emendas favorecem esse trabalho e, por meio delas, o Legislativo vai além de propor normas e fiscalizar as ações do Executivo”, destacou o deputado.

“Cama de gato” reúne crônicas escritas pela historiadora Cristina Soares, textos inspirados nas vivências da jornalista Michelle Diehl. Entre os temas abordados estão o diagnóstico e tratamento da bipolaridade, o isolamento na pandemia e o processo de luto desencadeado pela morte do pai de Michelle.

De acordo com a jornalista, os rascunhos dos capítulos surgiram dentro de um processo terapêutico, em que a escrita foi usada para elaboração dos sentimentos. Cristina recebeu esses rascunhos e os utilizou como base para escrever as crônicas que integram a obra. “É tudo muito íntimo, porque essas histórias fazem parte de um desafio de autoconhecimento em que propus um mergulho dentro de mim”, disse Michelle.

Apesar dessa intimidade, Cristina Soares destaca a identificação como uma das potencialidades da obra. “Todos temos dores e lutas, portanto a identificação é natural. Os leitores são colocados diante de um recorte, das experiências de quem buscou e ainda busca dar novos significados para seus sofrimentos”, explicou a historiadora.

As autoras optam por tratar temas densos e dolorosos de maneira leve, se apropriando de linguagem simples, como destaca a escritora, professora e psicanalista Ariel von Ocker, cujos poemas abrem cada capítulo. Para ela, o livro apresenta características inovadoras do ponto de vista literário, o que inclui a mistura de gêneros e o desafio da escrita a várias mãos.

“Escrevi dentro de um trabalho bastante orgânico. Recebia o capítulo, lia e os poemas nasciam com fluidez. Além da representatividade, me senti muito feliz por participar de um livro que se propõe a falar de superação, histórias de vida, dificuldades, questões mentais que precisamos discutir sem tabus”, disse Ariel.

Um dos temas centrais da obra, o transtorno afetivo bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é caracterizado por intensas mudanças de humor que se alternam entre episódios de depressão, mania ou hipomania, com períodos assintomáticos entre eles. As crises podem variar de intensidade, frequência e duração. Segundo a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), o transtorno bipolar afeta mais de 140 milhões de pessoas no mundo e os sintomas aparecem geralmente antes dos 30 anos.

A obra “Cama de gato” pode ser adquirida no site da editora Carlini e Caniato




[ad_2]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Câmara Municipal de Várzea Grande convoca cinco novos servidores aprovados em concurso público

Mais informações podem ser conferidas na edição do Diário Oficial dos Municípios – AMM/MT desta sexta-feira (14).

Publicados

em

Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Várzea Grande anunciou, a convocação de cinco candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2022/CECP. O presidente da Casa, vereador Wanderley Cerqueira, destacou que a medida reforça o compromisso com a renovação da equipe administrativa e a valorização dos profissionais qualificados. Além disso, a inclusão de um candidato na condição de Pessoa com Deficiência (PCD) demonstra a preocupação com diversidade e acessibilidade no quadro de servidores.

O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial dos Municípios – AMM/MT nesta sexta-feira, 14 de fevereiro.

Convocados e cargos:

  • Técnico Legislativo – Técnico Administrativo (Nível Médio Completo)
    • Uriel da Silva Conceição (Ampla Concorrência)
    • Dejalma Ferreira dos Santos Filho (Pessoa com Deficiência – PCD)
    • Lucas Fernando Carvalho Rocha (Ampla Concorrência)
  • Técnico Legislativo – Técnico em Informática (Nível Médio Técnico)
    • Roberto Santana Ferreira de Souza (Ampla Concorrência)
  • Técnico Legislativo – Arquivista (Nível Médio Técnico)
    • Maria Cecília Pires de Miranda (Ampla Concorrência)

Os candidatos devem comparecer à sede da Câmara Municipal, localizada na Av. Alzira Santana, 1741, bairro Água Limpa, entre os dias 17 de fevereiro e 18 de março de 2025, das 7h às 13h, para apresentação da documentação exigida. O não comparecimento dentro do prazo resultará na renúncia à vaga, conforme previsto no edital.

Entre os documentos obrigatórios, estão certidões de vínculos municipais dos últimos cinco anos, abrangendo instâncias de 1º e 2º graus.

.Com essa convocação, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a eficiência administrativa, inclusão social e melhoria dos serviços prestados à população de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA