VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

pesquisa

Alencastro 2024: Botelho lidera entre candidatos na disputa para prefeito em todos cenários

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), lidera em todos os cenários possíveis a intenção de votos para a disputa de prefeito de Cuiabá

Publicado em

Política

Secom-MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), que, tudo indica vai mesmo para o PSD nas próximas eleições para prefeito em 2024, lidera em todos os cenários possíveis a intenção de voto para a disputa das majoritárias. É o que aponta a primeira pesquisa do instituto Gazeta Dados na capital.

No quesito de modalidade estimulada – quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem entre as alternativas – Botelho
aparece com 21% da preferência dos cuiabanos. Ou seja, 4 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, deputado federal Abilio Brunini (PL) que aparece com 17%.

Já em terceiro lugar vem o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 12%, Wilson Santos (PSD) 7%, José Roberto Stopa (PV), 4%, seguido pelo deputado federal Fábio Garcia (União) com 3%, deputado Juca do Guaraná (MDB) tem 2% e o pastor Marcos Ritela (PRD) com 1%. Brancos e nulos são 12% e quem não soube ou não quis responder chegam a 21%.

Já num possível cenário sem a presença de Abilio, Juca do Guaraná, Ritela e Wilson Santos, Eduardo Botelho chega a 27% da intenção de votos, seguido pelo petista com 14%, Fábio Garcia 6% e José Roberto Stopa 5%. Brancos e nulos sobem para 20% e não responderam ou não quiseram responder 28%.

E incluindo Abílio Brunini neste cenário, ele alcança 19%, quatro a menos que Botelho que lidera com 23%. Lúdio fica com 13%, Fábio Garcia e Stopa dividem a última posição com 5 pontos cada. Brancos e nulos 13% e não souberam ou não responderam 22%.

Gazeta Dados

Espontânea
O Instituto também avaliou os pré-candidatos na modalidade espontânea – quando os nomes não são apresentados. Botelho segue na frente com 7%, seguido por Abilio com 5%, Lúdio 3%, e Wilson Santos, Fábio Garcia e José Roberto Stopa
com 1% cada. Outros nomes somaram 2%, e, 80% não souberam ou não quiseram responder.

Gazeta Dados

Rejeição
No quadro de rejeição, Abílio empata com o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) com 44% dos entrevistados dizendo que não votariam de jeito nenhum em ambos.

Em seguida, o mais rejeitado é Fábio Garcia com 42%, seguido pela exdeputada Rosa Neide (PT) com 41%, Lúdio Cabral com
36% e Eduardo Botelho com 31% de rejeição.

Presidente da AL também venceria em segundo turno

Quanto a simulação de confrontos entre os candidatos no segundo turno, Eduardo Botelho venceria todos os seus adversários. Numa eventual disputa com Abilio Brunini, Botelho venceria por 31% a 22%. Já 20% disseram que anularia ou votaria em branco. Já 27% não quiseram ou não souberam responder.

Em uma disputa de 2º turno com Lúdio Cabral, Botelho teria 33% contra 17% do petista. Já 22% votariam nulo ou branco
e 28% não quiseram ou não souberam responder. Se o rival fosse Fábio Garcia, o placar seria de 33 a 10 pontos percentuais. Já brancos e nulos 25% e não souberam ou não quiseram responder 32%.

Num possível cenário entre Abilio Brunini e Lúdio Cabral, a disputa estaria empatada tecnicamente dentro da margem de erro, com Abilio somando 24% da intenção de votos e Lúdio 23%. Nulos e brancos seriam de 24% e 29% não responderam.

Já em uma disputa entre Abilio Brunini e José Roberto Stopa, Abilio venceria por 24% a 15%. Bancos e nulos seriam de 28% e
não souberam responder 33%. E se o adversário fosse Fábio Garcia, Abílio venceria por 24 pontos a 14.

Em um cenário de disputa de 2º turno entre Lúdio Cabral e o deputado Fábio Garcia, o petista venceria com mais que o
dobro de intenção de votos. Ele alcançaria 25% contra 11% de Garcia. Brancos e nulos seria de 29% e não responderam 35%.

A pesquisa foi realizada com 800 moradores de Cuiabá entre os dias 15 e 18 de novembro. O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Botelho anuncia medidas para atender moradores do São Matheus após enchente

Durante a visita, foi identificado as principais demandas da região, incluindo a situação das famílias que tiveram suas casas alagadas

Publicados

em

Foto: Vanderson Ferraz (ALMT)

Com cerca de três mil moradores, o bairro São Matheus, em Cuiabá, será contemplado nos próximos dias com o Mutirão da Cidadania promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. Entre as prioridades, destacam-se a reativação da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, a regularização fundiária no bairro e a construção de uma praça com academia ao ar livre e playground.

Essas ações foram confirmadas pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, durante visita ao bairro neste mês. Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente da comunidade, Joeder Silva Barbalho, conhecido como Lobão. Durante a visita, Botelho identificou as principais demandas da região, incluindo a situação de diversas famílias que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas, resultando na perda de mobílias e documentos pessoais.

“Junto com o presidente Lobão, percorri a área, identifiquei várias demandas, e os moradores solicitaram prioridade na regularização fundiária. Já pedi ao Intermat que acelere esse processo para entregarmos as escrituras ainda este ano. Além disso, encaminhamos ofícios para viabilizar a reativação da escola, e o Mutirão da Cidadania da ALMT será organizado para ajudar os moradores a recuperarem seus documentos perdidos na enchente. Estamos comprometidos em ajudar”, afirmou Botelho.

De acordo com Lobão, a Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa foi fechada para reforma há quatro anos, mas a obra não foi realizada, obrigando os alunos a estudarem em escolas mais distantes.

“A reforma não aconteceu, mas queremos a escola de volta, pois o bairro não conta com nenhuma instituição de ensino. Outro pedido fundamental é o mutirão, previsto para o próximo dia 15 de fevereiro, já que as fortes chuvas deste mês alagaram praticamente tudo, causando grandes prejuízos aos moradores, que perderam tudo. Apesar das dificuldades, ficamos satisfeitos com a visita do deputado Botelho, que percorreu o bairro e reafirmou seu compromisso com a comunidade durante a reunião no nosso centro comunitário”, avaliou Lobão.

Área de risco

Márcia Maria Correa de Arruda, 52 anos, vive há mais de 10 anos com o marido em uma área de risco do São Matheus, frequentemente afetada por alagamentos.

Após a visita do deputado Botelho ao bairro, Márcia pediu apoio para solucionar o problema. “Eu perdi quase tudo na última chuva, só consegui salvar meu colchão e a televisão. O que eu preciso é de um aterro para elevar o terreno ou de uma casinha. A presença do Botelho aqui nos dá esperança de melhorar nossa situação”, relatou a moradora.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA