VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

Ação solidária resgata seis famílias que viviam nas imediações da rodoviária em Cuiabá

Publicado em

Política

Da Redação
Após três meses, indígenas venezuelanos da etnia Warao foram resgatados e acolhidos, neste mês de abril, do canteiro próximo ao Terminal Rodoviário de Cuiabá, “Engenheiro Cássio Veiga de Sá”. A inciativa partiu do vereador Luis Claudio (Progressistas), tendo em vista o estado crítico e de vulnerabilidade que se encontravam, desde o dia 01 de janeiro deste ano, aumentado neste período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Seis famílias sobreviviam em condições insalubres, em um acampamento improvisado com lonas, dormindo em redes e colchões velhos, sem água, sobrevivendo de doações.  São 14 adultos, sendo uma senhora de 70 anos de idade, considerada do grupo de risco do Covid-19, mais cinco crianças com idades entre 2 e 12 anos.
“Eles estão naquele lugar há muito tempo, vivendo sob tendas, sol e chuva. Neste momento de pandemia resolvemos iniciar um trabalho de ajuda às famílias que estão abaixo da linha da pobreza, que são, além dos imigrantes, moradores de rua em Cuiabá, entre outros, com a criação da “Associação de Acolhimento às Famílias Carentes. Decidimos começar por eles, pois há pelo menos um mês, antes do estado de emergência e quarentena, já tinha ido até o local e combinado que iríamos ajuda-los. Então, alugamos uma casa no bairro Parque Cuiabá e fizemos a transferência das famílias para um lar com toda estrutura necessária de higiene, alimentação e acomodação”, explica o vereador Luis Claudio.
De acordo com o vereador, o processo de acolhimento depende de burocracia jurídica, para constituir a entidade, além de toda uma organização financeira, viabilização e estrutura do espaço físico. Fato, este, que torna o encaminhamento mais demorado.
Na última segunda-feira (06) começou o trabalho junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do município, para viabilizar a possibilidade de emprego e qualificação dos homens e mulheres, após passar a quarentena, e assim possam prosseguir com o auto sustento.
Foto: Assessoria.
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Governo de MT para reforçar proteção dos servidores entrega quase mil coletes balísticos

Para o secretário de Justiça, Vitor Hugo Buzulato, a entrega dos coletes representa um avanço na segurança do exercício dos policiais penais

Publicados

em

Foto: Gran cursos

A Polícia Penal recebeu,980 coletes balísticos para reforçar a segurança dos servidores penais de todo o Estado. A entrega realizada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), busca adicionar e substituir coletes próximos ao vencimento.

“A entrega dos coletes representa um avanço significativo na valorização e segurança desses profissionais. Os equipamentos são essenciais para proteger a vida dos policiais durante escoltas de presos, monitoramento de unidades prisionais e intervenções em situações críticas, como tentativas de fuga ou rebeliões, e também contribuem para a manutenção da ordem e disciplina no sistema prisional”, afirmou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

O coordenador de armas e logísticas penitenciárias Dilton Júnior, explicou que um colete tem um prazo de vencimento de 5 anos. “A política do sistema penitenciário é para que o policial não trabalhe com colete vencido. É uma conquista enorme da carreira. É um marco, um acontecimento, cada policial ter seu colete e sua arma. Isso vai ser um divisor de águas na história da Polícia Penal de Mato Grosso”, apontou.

Agora, a Sejus e a Coordenadoria de Armas e Logísticas Penitenciárias realizarão um planejamento para entregar os coletes aos policiais das unidades prisionais de todo o Estado.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA