VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

7º Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres termina hoje com painel de discussões

Publicado em

Política

Da Redação

Nesta quinta-feira (31) termina o 7º Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres, que está sendo realizado em Cuiabá.

O festival veio com a proposta de abordar o protagonismo da mulher na política e promove em seu encerramento um painel de discussões com mulheres influentes não apenas em Mato Grosso, mas em todo o país.

A deputada estadual Janaína Riva (MDB), juntamente com as deputadas federais Rosa Neide (PT-MT) e Benedita da Silva (PT-RJ), a ex-candidata a vice-presidência da República Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) que também já foi deputada federal, ainda irá participar das rodas de debates a ativista e fundadora do site Mídia Ninja, Dríade Aguiar, deverão participar das rodas de conversas que devem começar ás 15h e se estender até ás 17h no Cine Teatro Cuiabá.

Nas eleições de 2018, a deputada estadual Janaína Riva foi a deputada mais votada com 51.546 votos, além disso, Janaína entrou para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em abril deste ano, a deputada assumiu a cadeira da presidência de forma interina após um pedido de licença do atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), na ocasião, Botelho havia anunciado que ficaria afastado por quatro meses para passar por exames médicos, porém, ele voltou ao posto menos de um mês depois.

A representatividade da mulher e a presença das mesmas na política ainda possui números muito inferiores aos de homens, em Mato Grosso, houve um significativo aumento da representatividade feminina após as eleições de 2018. O Estado pulou de 2,7% de cadeiras ocupadas por mulheres, para 12,5% após o pleito, estes são dados do Tribunal Regional Eleitoral.

A média no Estado, apesar do aumento continua baixo se comparado aos índices nacionais. Para se ter uma ideia, Janaína Riva é a única deputada estadual de Mato Grosso, em toda a história, apenas 13 mulheres ocuparam cargos na ALMT e apenas 8 foram vereadoras da capital.

Atualmente a deputada ocupa a vice-presidência da casa e vem sendo a voz feminina na ALMT, a expectativa é que nas eleições municipais de 2020 o número de mulheres ocupando cargos públicos mais que dobre.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Wanderley Cerqueira nomeia membros da CCJ e Comissão de Finanças de VG

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é um órgão legislativo responsável por analisar e emitir pareceres sobre projetos de lei, especialmente aqueles relacionados à consttuição e justiça

Publicados

em

Foto: secom câmara

O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), por meio da Portaria nº 030/2025, nomeou os membros das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Finanças e Orçamentos.

A comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é respeonsável por:

  • Analisar a constitucionalidade e legalidade dos projetos de lei.
  • Emitir pareceres sobre admissibilidade e mérito dos projetos de lei.
  • Examinar questões relacionadas à justiça,direitos humanos e cidadania.

Conforme publicação que circula no Diário Oficial dos Municípios (AMM-MT) desta sexta-feira (24.01), a CCJ, comissão mais importante do legislativo será presidida pelo vereador Alecsand Moreira da Silva, popular Alessandro Moreira (MDB), vice-presidente Raul Coelho Curvo (Republicanos) e Gisa Barros (PSB) membro.

A Comissão de Finanças será presidida pela vereadora Rosy Prado (União), acompanhada do vice-presidente Braz Jaciro (PSDB), e membro o parlamentar Cilço da Cruz Filho, popular, Cilcinho (PV).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA