VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

COMPRA SEGURA

Veículo furtado é encontrado pela Polícia Civil em Cuiabá durante ação contra receptação

Automóvel furtado no dia 31 de agosto foi localizado em um desmanche na região central da capital

Publicado em

Polícia

Foto: Polícia Civil-MT

Um veículo produto de furto foi localizado pela Polícia Civil, em um desmanche localizado na região central de Cuiabá, durante mais uma ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), com foco no combate à receptação de automóveis.

A ação integra os trabalhos da Operação Compra Segura, deflagrada pela Delegacia de Veículos que como principal objetivo reprimir crimes relacionados à receptação e comercialização de veículos furtados ou roubados, seja por meio de plataformas digitais e redes sociais ou por meio de estabelecimentos que lidam com a venda de peças e veículos usados.

A operação busca desmantelar grupos criminosos que utilizam esses meios para ocultar a origem ilícita dos automóveis, garantindo que esses bens retornem aos seus proprietários de forma segura.

Durante a fiscalização no desmanche, os policiais da DERFVA localizaram um Volkswagen Gol, furtado no dia 31 de agosto, na Rodovia Palmiro Paes de Barros. Na ocasião, o proprietário notou a ausência do veículo ao sair para o trabalho, registrando imediatamente um boletim de ocorrência.

Após a identificação do veículo produto de furto, o responsável pelo desmanche foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. O proprietário do automóvel foi prontamente informado sobre a recuperação para restituição do veículo.

O delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, afirmou que a operação é uma ação estratégica para combater grupos criminosos e garantir a recuperação de veículos furtados.

“A Operação Compra Segura segue sendo uma ferramenta essencial no enfrentamento a esse tipo de crime, com ações que têm resultado na recuperação de diversos veículos e na desarticulação de grupos especializados em crimes patrimoniais. Com a atuação coordenada da DERFVA, o combate à receptação e comercialização de veículos furtados e roubados em Cuiabá tem sido intensificado, contribuindo para a redução desse tipo de crime e reforçando a segurança da população”, destacou o delegado. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Derf de Cuiabá deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a “Operação Safe Truck”

A cooperação entre diferentes unidades da Polícia Civil e outras forças de segurança foi fundamental para o sucesso da operação, garantindo uma abordagem eficaz contra o crime organizado.

Publicados

em

Assessoria PJC/MT

 A operação tem  como  objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em roubos, furtos e receptação de peças de veículos pesados, como carretas e caminhões. No total, estão sendo cumpridas 120 ordens judiciais, incluindo 20 mandados de prisão preventiva, 46 de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueio de contas bancárias e sequestro de veículos.

A investigação, conduzida pela Derf de Cuiabá, revelou que a quadrilha possui mais de 30 integrantes e movimentou mais de R$ 60 milhões por meio das atividades ilícitas. Entre os alvos identificados, estão empresas situadas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, além de ramificações em outros estados, como Rondônia, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo. Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades, incluindo João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC).

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso no combate a organizações criminosas, como parte do programa “Tolerância Zero” do Governo do Estado, por meio da Operação Inter Partes.

Estrutura da Organização Criminosa

As investigações apontaram que o grupo era altamente estruturado, com funções bem definidas. Havia um núcleo responsável pelos furtos das peças e outro encarregado da revenda para empresas e oficinas em Mato Grosso e outros estados. Os criminosos atuavam em diferentes regiões, despachando as peças roubadas via transportadora diretamente para os líderes da organização.

O esquema revelou-se altamente lucrativo, com um volume expressivo de movimentação financeira, enquanto as vítimas sofriam grandes prejuízos, muitas vezes ficando impossibilitadas de continuar suas atividades profissionais.

Lavagem de Dinheiro

A análise financeira dos investigados demonstrou movimentações atípicas, incompatíveis com seus rendimentos declarados, evidenciando a prática de lavagem de dinheiro. O cruzamento de dados bancários, registros telefônicos e informações colhidas em campo possibilitou um panorama detalhado das operações da quadrilha.

Com o avanço das investigações, ficou evidente a necessidade de ações mais amplas para desmantelar a organização. Assim, foram solicitadas prisões preventivas, buscas, apreensões e bloqueio de ativos à Justiça. Essas medidas visam não apenas punir os envolvidos, mas também interromper suas atividades criminosas e recuperar os bens adquiridos ilegalmente.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA