VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Polícia

Tentativa de assalto a casa de PM, bandido é baleado e morre em Várzea Grande

Publicado em

Polícia

Da redação

 

O jovem Denis Francisco da Silva, 19 anos, morreu no pronto-socorro de Várzea Grande após trocar tiros com um cabo da Polícia Militar numa tentativa de assalto a residência no loteamento Cidade de Deus, na madrugada desta sexta-feira (30). Segundo o militar, ele ouviu barulhos na sala de sua casa por volta das 3h e ao sair para ver o que ocorria encontrou uma das portas arrombadas.

Ele olhou pela janela para ver se havia alguém, avistou dois homens pulando o muro da residência com armas em punhos.

O cabo ordenou para que a dupla parasse e deitasse no chão, mas os dois homens não obedeceram. O policial efetuou disparos, que foram revidados pelos dois suspeitos no meio da rua.

O PM ainda seguiu os dois rapazes até o bairro Alice Gonçalves, onde efetuou mais disparos atingindo um deles. Já o seu comparsa conseguiu fugir correndo e não foi mais visto.

O militar conseguiu entrar em contato com a Polícia Militar que esteve no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi comunicado, porém os socorristas disseram que iriam demorar.

O jovem baleado acabou sendo socorrido pelos próprios policiais e encaminhado ao pronto-socorro. Ele não resistiu aos ferimentos teve o óbito confirmado pelos médicos horas depois.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Polícia

Monitoramento por câmeras de segurança ajuda a reduzir crimes e melhora a vida de munícipes no interior de MT

Com 199 câmeras instaladas, o município se tornou referência na gestão da tecnologia de videomonitoramento

Publicados

em

Foto: Sesp-MT

As câmeras de segurança do Vigia Mais MT  instaladas em Juína  são acompanhadas  no Ciosp  em Cuiabá. Elas já ajudaram a reduzir a criminalidade e melhoraram  a vida da população do município.

O programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso, o Vigia Mais MT, já apresentou resultado positivo no município , onde os índices de criminalidade tiveram a redução de até 44% em 2024, em comparação com 2023. O município possui 199 câmeras, que foram instaladas no final de dezembro de 2023, aliando a tecnologia ao trabalho das forças policiais.

“A chegada das câmeras melhorou tudo. Esse projeto é uma benção na vida da população de Juína. As câmeras contribuem com o trabalho dos policiais e intimidam a ação dos criminosos. Também ajudam a solucionar crimes com a identificação e prisão de bandidos”, afirmou o vice-prefeito Geremias da Silva Lima, em exercício na função de prefeito.

Em Juína, as câmeras do Vigia Mais MT estão instaladas em pontos estratégicos de ruas, avenidas, praças e escolas reforçando as ações de segurança pública.

A parceria firmada com a Prefeitura Municipal, efetivada com assinatura de termo de cooperação, garantiu ao município a instalação de 115 câmeras de videomonitoramento de três modelos: fixas, speed domes e OCR’s. O acompanhamento das câmeras é feito em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Cuiabá, pelos policiais que atuam no município e representantes da prefeitura devidamente autorizados pela Sesp.  

Já a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) levou para Juína mais 84 câmeras similares, as quais monitoram áreas internas e vias do entorno das escolas estaduais.

Conforme o prefeito, até o trânsito da cidade melhorou com a chegada da vigilância eletrônica. “Mudou o comportamento dos motoristas e motociclistas, que passaram a circular nas ruas com menos velocidade”, afirmou Geremias.

Em Juína, a parceria da Prefeitura Municipal com o Conselho Comunitário de Segurança Pública reduziu os custos de instalação e manutenção dos equipamentos, tornando os serviços mais ágil e eficiente, segundo o gestor municipal. De acordo com o prefeito, além da instalação de 100% das câmeras, o modelo de gestão adotado agiliza os serviços impedindo a interrupção do videomonitoramento por questões simples, como falha no sinal de internet.

O secretário ajunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que o objetivo do Vigia Mais MT é levar mais segurança à população mato-grossense nos 142 municípios.

O coronel observou que estudos feitos antes da implantação do programa comprovaram a eficiência do emprego da tecnologia para redução dos índices criminais. “Foi buscando essa eficiência, alindo tecnologia às ações das forças policiais, que o governador Mauro Mendes decidiu pelo investimento em tecnologia”, destacou.

O coronel ainda observou que, sobre a instalação e manutenção das câmeras – responsabilidade que passa a ser dos municípios a partir da entrega dos equipamentos -, o sistema adotado por Juína se mostrou eficiente e passou a ser referência para as prefeituras e outras instituições que estão instalando ou aderindo ao Vigia Mais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA