Polícia
Rotam liberta mãe e filha reféns em sequestro e recupera veículo roubado
Polícia

Policiais prosseguem com as buscas aos homens que roubaram o EcoSport e levaram as duas vítimas
Da Redação
Policiais do Batalhão Rotam (Ronda Ostensivas Tático Móvel) libertaram duas reféns, uma mãe e sua filha adolescente de 16 anos, que tinham sido rendidas na porta de uma academia de ginástica, em Cuiabá, e recuperaram o veículo roubado delas, um Ford EcoSport.
A ação aconteceu na noite desta segunda-feira (29.05), na região do bairro Despraiado. Após perseguição e recusa de ordens de parada, os dois homens que mantinham as vítimas reféns abandonaram o veículo.
Mãe e filha foram rendidas por homens que desceram de um veículo HB20 de cor preta e anunciaram o assalto. A dupla levou as vítimas para Várzea Grande, onde tentou fazer saques de dinheiro usando os cartões das vítimas em dois bancos.
Quando um dos assaltantes entrou em uma das agências, a adolescente conseguiu passar mensagem ao namorado, via whatsapp, informando sobre o roubo e pedindo para acionar a polícia. Sem fazer saques, os ladrões retornaram para Cuiabá, supostamente para tentar em outras agências bancárias, porém foram avistados pela equipe Rotam-18 ao atravessar a ponte Mário Andreazza.
A partir dessa ponte os policiais seguiram no encalce dos suspeitos. Eles abandonaram o carro no bairro Altos da Boa Vista, em uma região escura e de difícil acesso, depois de colidir em um Celta que estava parado, e fugiram levando todos os cartões de bancos(débito e crédito), além de ticket alimentação da motorista do EcoSport.
As vítimas relataram aos policiais que os ladrões chegaram a reencontrar os comparsas do HB20 preto para pegar o controle remoto do condomínio onde moram mãe e filha. O encontro aconteceu à margem do rio Cuiabá, na região do bairro Sucuri, antes de seguirem para Várzea Grande.
Na Central de Flagrantes do Cisc, um dos assaltantes foi reconhecido e identificado por meio de fotos. As buscas aos suspeitos continuam.

Polícia
Mais de 600 policiais militares de MT começam curso de qualificação e aperfeiçoamento
A diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Helena Maria Bezerra Ramos, destacou a parceria do Poder Judiciário com a Polícia Militar na capacitação e formação da instituição.

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou nesta segunda-feira (06) a aula inaugural do 11° Estágio de Atualização e Qualificação de Praças, da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), em cerimônia no auditório do Fórum de Cuiabá.
Ao todo, 604 policiais militares serão capacitados durante 60 dias, sendo 534 no Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS), 52 no Estágio de Atualização de Sargento (EAS) e 18 no Estágio de Qualificação de Cabos (EQC).
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Correa Mendes, destacou a importância da qualificação, considerandio que os estágios de atualização são procedimentos essenciais para a graduação do policial militar.
“Sabemos que na hierarquia militar. Com o passar do tempo, são necessárias as graduações na carreira e um dos requisitos para isso são os estágios de qualificação que todos nós, tanto oficiais quanto praças, necessitamos passar. Esperamos que possam aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão adquiridos durante esta formação”, declarou.

Foto – PM Luiz Souza
O comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, explicou que, durante a capacitação, os militares vão obter conhecimento com as disciplinas de Procedimento Operacional Padrão, Legislação Policial, Planejamento Estratégico, Liderança e outras qualificações.

Foto – PM Luiz Souza
“Essa turma marca o início de um curso que busca adequar as práticas policiais às exigências que o mundo tecnológico nos impõe. Não tem como pensarmos em avanço nas atividades da Polícia Militar sem passar pelo progresso do ensino da instituição. É na educação, na capacitação do policial , que atingiremos os melhores resultados”, ressaltou.
A diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Helena Maria Bezerra Ramos, destacou a parceria do Poder Judiciário com a Polícia Militar na capacitação e formação da instituição. “Sem capacitação não conseguimos desenvolver nosso trabalho. A vida é dinâmica, tudo muda todos os dias. A capacitação é de extrema importância em qualquer carreira profissional, pois sem qualificação não alcançamos nossos objetivos. Essa é mais uma grande parceria entre as instituições”.
A aula inaugural iniciou com a palestra “Organizações Criminosas no Brasil”, da juíza, Ana Cristina Silva Mendes, da Sétima Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. Ainda durante o dia, serão ministradas as palestras “Policiamento real em ambiente virtual”, com o tenente-coronel Clarindo Castro, e “Sistema SIGADOC na prática”, com a sargento Adriana Rodrigues de Oliveira Prudêncio.
O ex-comandante-geral da PM, coronel Jonildo de José Assis, que é deputado federal, apontou que a Polícia Militar de Mato Grosso é referência nacional no país, desde a valorização do profissinoal, capacitação e investimentos por parte do Governo do Estado.
“Nossa instituição é muito avançada em comparação com as demais polícias do país, pois incentivamos, valorizamos e cobramos preparo do policial militar, que atua diretamente na rua e no serviço administrativo, que prestam serviço de excelência”, enfatizou.

Foto – PM Luiz Souza
Fonte: SECOM MT
-
Emprego6 dias atrás
Sine-MT disponibiliza 2,5 mil vagas de emprego nesta semana
-
Emprego5 dias atrás
Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva
-
Educação5 dias atrás
Kalil entrega mais uma obra à EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil apreende 10,8 mil m³ de madeira extraída em área de conservação
-
Entretenimento5 dias atrás
Orla de São Félix do Araguaia será revitalizada; Governo lançou licitação
-
Polícia6 dias atrás
Civil apreende drogas e cigarros contrabandeados durante cumprimento de buscas
-
Política6 dias atrás
À frente da Mesa Diretora da AL, Botelho e Max oficializam nova aliança de trabalho
-
DESTAQUE5 dias atrás
Prefeitura vai promover o ‘Carnaval 2023’ em três pontos da cidade
Você precisa estar logado para postar um comentário Login