RACISMO É CRIME
Professora é vítima de racismo por estudante durante aula no Liceu Cuiabano
No celular, em forma de letreiro, o aluno escreveu: “Socorro! Tem uma macaca falando”
Polícia

A professora Valéria Cristina da Silva Rocha, que leciona sociologia na Escola Estadual Liceu Cuiabano, foi vítima de injúria racial cometido por um aluno de 16 anos. Durante uma apresentação em sala de aula, o estudante escreveu um texto no celular chamando a professora de “macaca”. O caso foi registrado pela Polícia Militar.
De acordo com o boletim de ocorrência, o incidente aconteceu na tarde do dia 30 de setembro. A professora relatou que, enquanto estava de costas para o aluno durante a apresentação, foi alvo do ato racista.
No celular, em forma de letreiro, o aluno escreveu: “Socorro! Tem uma macaca falando”. Em seguida, ele redigiu outro texto com teor sexual, em sequência, pegou um chinelo e simulou bater na professora.
O ato foi gravado pelo sistema de monitoramento instalado na sala de aula. A Polícia Militar foi acionada e levou o menor, juntamente com o pai, para a Central de Flagrantes.
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) emitiu uma nota em apoio à professora, considerando a situação inadmissível. O sindicato enfatizou que, embora a escola seja um reflexo da sociedade, ela tem a obrigação de adotar medidas para combater esse e outros tipos de violência.
“Para o Sintep-MT, é inconcebível que os professores tenham que ficar reféns de práticas de desrespeito, violência e ameaças para atender a um projeto educacional que não orienta os estudantes a comportamentos de respeito e civilizados. Sem contar que o ato impactou também no emocional da professora, que está afastada e das estudantes negras da escola. No mínimo, seria necessário ações punitivas, como sanções, contra o estudante com práticas de reflexão quer seja por meio de projetos e intenso debate educacional para a compreensão da violência realizada”, diz a nota.

Polícia
Polícia Civil realiza seminário para policiais que atuam com vítimas da violência contra a mulher
O evento teve como objetivo capacitar os profissionais a utilizarem os protocolos de “Investigação de Crimes Cometidos contra Mulheres”

A Polícia Civil promoveu, nesta quarta-feira (26-03), o “1º Seminário de Investigação de Crimes Cometidos contra a Mulher por Razão de Gênero”, que reuniu 110 policiais de 15 regionais de Mato Grosso na Acadepol, em Cuiabá. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais a utilizarem os protocolos de “Investigação de Crimes Cometidos contra Mulheres” e “Investigação de Crimes Sexuais”.
A delegada Mariell ressaltou que há uma ampla gama de serviços disponíveis para as mulheres vítimas de violência e destacou a importância de os policiais conhecerem essas opções. Ela enfatizou a necessidade de fomentar um trabalho em rede, visando melhorar os serviços prestados.
-
Saúde3 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Polícia6 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Claro e Escuro6 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Federal prende maníaco com imagens de abuso sexual infantil em Várzea Grande
-
Judiciário6 dias atrás
Ex-PM recebe sentença de mais de 25 anos pela morte da ex-diretora do Sanear
-
Polícia6 dias atrás
Gaeco combate extorsão de comerciantes de água em Cuiabá, VG, Nobres e Sinop
-
Economia6 dias atrás
Com apoio da Sedec, Farm Show iniciou nesta terça-feira com expositores de 60 países
-
Economia5 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio