VÁRZEA GRANDE

POLITEC

Politec reinaugura posto de identificação em shopping de Várzea Grande

Além de serviços de diversos órgãos públicos, a população pede ter o acesso facilitado à emissão da carteira de identidade (RG), sem a necessidade de agendamento prévio

Publicado em

Polícia

Ascom/Politec-MT

Um novo posto de identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi reinaugurado no Centro Estadual de Cidadania (CEC) do Shopping de Várzea Grande, nesta segunda-feira (16.01). Além de serviços de diversos órgãos públicos, a população pode ter o acesso facilitado à emissão da carteira de identidade (RG), sem a necessidade de agendamento prévio.

O local, situado no segundo piso do Shopping, conta com o serviço de três atendentes e um papiloscopista, no horário das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para solicitar o RG é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou casamento originais. As capturas das impressões digitais, da assinatura e da fotografia do requerente são feitas por meio dos kits de biometria, e os dados são enviados digitalmente para análise e confronto dos papiloscopistas da Capital.

A abertura do novo posto foi viabilizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que faz a gestão do espaço, e a Politec. O posto da Politec estava fechado desde 2018 e foi reaberto com a finalidade de facilitar o acesso da população várzea-grandense. O CEC reúne serviços públicos de diversos órgãos como , Procon, Detran, Sine, Sefaz e agora, Politec.

Leia Também:  Sete fugitivos da Cadeia de Nova Mutum já foram localizados

Para a diretora Metropolitana de Identificação Técnica, Ângela Quatti Nogarol, o fortalecimento da parceria entre a Politec e a Setasc é importante para viabilizar a ampliação do acesso à cidadania da população.

O gerente de Identificação Civil da Politec, Elthon Teixeira, pontuou que, com a implantação do novo posto em Várzea Grande, a população passará a contar com mais uma opção de endereço para emitir o seu RG, além dos postos já existentes no Ganha Tempo do Cristo Rei e do Cartório do 2º Ofício.

“Não basta somente oferecer o serviço, você tem que entregar um serviço de qualidade à população. O posto de identificação dentro do shopping tem esta finalidade, integrando mais de 140 postos que dispomos no Estado de Mato Grosso, além de possibilitar que o cidadão tenha um posto de identificação próximo de sua casa”, salientou.

Em novembro do ano passado, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica realizou o treinamento dos funcionários do CEC para o atendimento ao público.

“A Politec é o carro-chefe em todos os mutirões que a Setasc realiza e aqui não é diferente. Neste período em que ficamos sem o serviço da Politec, era uma solicitação recorrente da população o serviço no local, e agora estamos retornando com a emissão de RG. O atendimento é feito mediante distribuição de senhas”, pontuou Larissa de Matos, superintendente da cidadania da Setasc.

Ascom/Politec-MT

Representando a primeira-dama Virgínia Mendes e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Paes Silva Bugalho, a assessora especial da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), Salete Morockhoski, destacou que a inauguração cumpre a missão do Governo de Mato Grosso de “não deixar nenhum mato-grossense para trás”.

Leia Também:  Câmara realiza treinamento para servidores sobre o uso do protocolo digital

“Levamos este serviço de cidadania para a que a população possa estar mais próxima, e, com dignidade, ter acesso aos serviços ofertados pelo Estado. Nós, como Setasc, temos o dever e a missão de estar a frente para que este serviço chegue cada vez mais próximo do cidadão”.

Fonte: Secom-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Politec suspende emissão de RG para implantar novo modelo

A suspensão ocorre a partir de 13 de fevereiro e tem caráter temporário; após a implantação do novo modelo, em março, atendimentos serão retomados

Publicados

em

Divulgação / Politec - MT

Os atendimentos para emissão dos documentos de identidade no modelo atual serão temporariamente suspensos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a partir de 13 de fevereiro, devido à implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), prevista para o mês de março deste ano. Após este período, os atendimentos serão retomados normalmente.

Durante o período de interrupção nos atendimentos, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica passará por adequações sistêmicas para a emissão do documento de identidade no novo formato, e os servidores passarão por capacitação para operar o sistema.

Para que a demanda de processamento das solicitações já feitas para o modelo atual do documento de identidade seja contemplada no novo formato, a capacidade de análise das solicitações do modelo atual do documento, bem como os atendimentos nos postos de identificação estão reduzidos em 50% pelos próximos dias.

Conforme o Decreto nº 10.977/2022, a Carteira de Identidade Nacional será emitida em modelo único e reconhecida em todo território nacional. Além disso, possuirá um QR Code, que contribuirá com o trabalho dos órgãos de segurança, facilitando a verificação e autenticidade do documento.

Leia Também:  PRF apreende drogas em Nobres

A Politec ressalta que, apesar da implantação do novo modelo de identidade, o documento atual tem validade até 2032, portanto não será preciso trocá-lo imediatamente, de modo que a transição pode ser feita de forma gradual.

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países ainda é necessário a apresentação do passaporte.

(Sob supervisão de Tita Mara Teixeira)

Fonte: SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA