TROPA DE ELITE
Polícia Militar inicia formação do 5º Curso de Operações Especiais do Bope
Curso tem duração de seis meses e forma militares para atuarem em combate ao crime organizado
Polícia
A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, na manhã desta segunda-feira (07.10), ao 5º Curso de Operações Especiais (Coesp) do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O curso reúne 22 militares do Estado e também de Pernambuco. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT.
Durante seis meses, os alunos passarão por constantes capacitações teóricas e práticas sobre a doutrina de operações especiais da PMMT. Os formandos se tornarão aptos para ingressarem ao Bope, conhecida como a “Tropa de Elite” da polícia mato-grossense.
O comandante do Bope, tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, discursou na solenidade e destacou o caráter desafiador do curso como de alto grau de dificuldade e nível técnico operacional exigido a todos os participantes.
“É um curso de extrema exigência. Antes mesmo do início, os alunos passaram por testes preparatórios para estarem aptos a entrarem neste desafio. Por isso, desejo a cada um de vocês, alunos, que fortaleça o espírito de grandes guerreiros e que, ao final, possam carregar a caveira do Bope com honra e coragem, pois essa é a nossa missão”, afirmou o tenente-coronel Frederico.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, deu as boas vindas aos alunos do curso e ressaltou que o Coesp tem o objetivo de preparar os militares para atuarem em todas as extremidades das categorias de crimes organizados.
“Saibam que vocês são corajosos por se inscreverem no curso e toparem o desafio para servir a nossa sociedade. Fizemos atualizações, com ensinamentos muito mais técnicos e voltados para o combate ao crime organizado. Um curso que continua sendo desafiador, pois sabemos que, quando acionamos um militar de operações especiais, é porque todos os nossos meios possíveis já foram determinados e que nossa última linha de ação são os nossos ‘caveiras’ do Bope”, finalizou o coronel Mendes.
A aula inaugural foi finalizada com uma palestra do subsecretário de Integração e Segurança Pública de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo, que falou sobre “Organizações criminosas no contexto da segurança pública”. O convidado também parabenizou os alunos sobre o início do curso.
“A formação de operações especiais visa capacitar o policial militar para atuar em situações diferenciadas, difíceis e imprevisíveis. Parabéns a todos os policiais que estão iniciando esse curso e que vocês persistam e consigam a vitória de vocês”, afirmou.
História
O primeiro Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso foi realizado no ano de 2009 e a edição mais recente foi finalizada no ano de 2022. Desde então, nas quatro edições realizadas, 30 militares da PM de Mato Grosso e dos Estados do Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal foram formados no curso.
Polícia
Polícia Civil recupera carga de pneus furtada em Várzea Grande
Dez unidades de pneus foram recuperadas uma região de mata, no bairro Três Barras, em Cuiabá
Uma carga de pneus avaliada em cerca de R$ 5 mil, furtada de uma empresa em Várzea Grande, foi recuperada pela Polícia Civil, na quinta-feira (05.12), poucas horas depois do crime.
Na ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Várzea Grande, as dez unidades de pneus foram recuperadas uma região de mata, no bairro Três Barras, em Cuiabá. Os autores foram identificados e responderão inquérito por furto qualificado e associação criminosa.
Na tarde de quarta-feira (04), três homens subtraíram os pneus que estavam expostos na frente de uma empresa no bairro Nova Suíça. Eles se aproximaram do estabelecimento com um veículo Siena, e mesmo sendo local com grande fluxo de trânsito, cortaram a corrente que prendiam os pneus e furtaram dez unidades.
Durante investigação, a DERF-VG identificou o veículo usado no crime e o proprietário do carro, bem como recuperou a carga subtraída em um matagal no bairro Três Barras, em Cuiabá.
As diligências continuam para localizar os três envolvidos no crime.
-
Política4 dias atrás
CONSELHEIRO DO TCE-MT RECOMENDA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO EM VÁRZEA GRANDE
-
Polícia4 dias atrás
Homem de 31 anos é morto em confronto com a Rotam no Coxipó do Ouro, em Cuiabá
-
Polícia6 dias atrás
Advogada de 32 Anos morre em colisão entre caminhonete e carreta na BR-364
-
Polícia2 dias atrás
Vencedor de prêmio histórico da Mega-Sena morre em clínica odontológica de Cuiabá
-
Política4 dias atrás
Virginia Mendes entrega chaves do sonho da casa própria para 100 famílias em Nova Canaã do Norte
-
Esporte3 dias atrás
MT alcança 50 medalhas na edição nacional das Paralimpíadas Escolares 2024
-
Política3 dias atrás
GOVERNO DE MATO GROSSO IRÁ RECOMPOR PERDA TRIBUTÁRIA DO FETHAB DIESEL A MUNICÍPIOS AFETADOS
-
Saúde4 dias atrás
Campanha reforça a prevenção e tratamento do HIV/Aids e ISTs