crime de nazismo
Polícia e Abin deflagram Operação Encômio contra apologia ao nazismo em MT
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Várzea Grande
Polícia

Foi deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a Operação Encômio, com foco no combate à apologia ao nazismo no Estado. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão domiciliar, pessoal e de acesso a dados telemáticos contra um morador de Várzea Grande, suspeito de integrar grupos extremistas de orientação neonazista em aplicativos de mensagens.
A investigação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e pela Gerência de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. O trabalho começou após a Abin repassar informações que indicavam atividades criminosas ligadas ao nazismo em meios digitais, crime tipificado no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989.
Com base nas informações, a Polícia Civil confirmou a identidade e o endereço do investigado, reunindo ainda outros indícios de sua vinculação a grupos extremistas. A 2ª Vara Criminal de Várzea Grande deferiu os mandados que autorizaram a apreensão de dispositivos eletrônicos e o acesso a dados armazenados em nuvem.
O delegado titular da DRCI, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, destacou a importância da cooperação entre órgãos de segurança e inteligência. “A atuação da DRCI, com apoio da Diretoria de Inteligência, reforça o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso no enfrentamento a práticas criminosas que atentam contra a democracia e a ordem pública”, afirmou.
O superintendente da Abin em Mato Grosso, Felipe Midon, ressaltou que indivíduos radicalizados representam risco à sociedade. “Além de recrutarem outros indivíduos para agirem em nome da ideologia que defendem, nesse caso o neonazismo, reconstroem sua identidade social até demonstrar disposição para agir violentamente”, disse.
A Polícia Civil reforça que a divulgação de símbolos e mensagens de exaltação ao nazismo é crime. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 197.
O nome da operação, Encômio, faz referência a discurso de elogio, remetendo à conduta do investigado que exaltava o nazismo em espaços digitais.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Polícia
Lei Seca em Cuiabá prende 13 motoristas por embriaguez ao volante
Operação flagrou 13 condutores bêbados, aplicou 84 multas e removeu 47 veículos em dois pontos da capital

A Operação Lei Seca, realizada simultaneamente em dois pontos de Cuiabá na madrugada deste sábado (04/10), resultou na prisão de 13 motoristas por embriaguez ao volante. As fiscalizações ocorreram na avenida Arquimedes Pereira Lima, nos bairros Jardim Itália e Santa Cruz.
Entre os detidos, dois condutores também foram autuados por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que agrava a infração.
Ao todo, 113 motoristas passaram pelo teste do bafômetro. O balanço divulgado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), ligado à Secretaria de Segurança Pública, registrou ainda 84 multas aplicadas, 47 veículos removidos (34 carros e 13 motocicletas), além de 55 autos de infração.
A operação fiscalizou 112 veículos ao longo da madrugada.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Cidades4 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Judiciário6 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Variedades5 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Economia5 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Judiciário6 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização
-
Política2 dias atrás
Diego Guimarães defende vereador Carlinhos e critica secretário de Educação
-
Claro e Escuro5 dias atrás
Coronel Zilmar e prefeita Flávia Moretti têm reunião após crise no DAE
-
Saúde5 dias atrás
Dr. Miguel Júnior firma compromisso com psicólogos para fortalecer saúde mental em Várzea Grande