VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Piracema

Piracema: Sesp e Sema durante o período apreenderam 1 tonelada de pescado e aplicaram 213 mil em multas

O pescado apreendido foi doado a entidades beneficentes cadastradas no Estado,

Publicado em

Polícia

Foto: Karla Silva Sema-MT

Durante o período de defeso da Piracema, que ocorreu de 1º de outubro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, as equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso apreenderam mais de 1 tonelada de pescado e aplicaram multas que totalizaram R$ 213 mil. Ao longo dos quatro meses da operação, foram inspecionados 7.665 veículos e 522 embarcações, com o objetivo de coibir a pesca ilegal e preservar os estoques pesqueiros.

As ações de fiscalização resultaram na apreensão de diversos materiais de pesca ilegais, como 264 redes, 91 tarrafas, 97 espinhéis, 52 cevas fixas, além de 12 armas de fogo, 1.221 petrechos de pesca, 27 embarcações e 4 veículos, além da condução de 13 pessoas à delegacia. As operações envolveram a Sema, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e a Polícia Judiciária Civil (PJC), com o apoio de vistorias em estabelecimentos comerciais, barreiras terrestres e operações fluviais.

 As  equipes também realizaram ações de conscientização ambiental para os pescadores. As operações de fiscalização têm como principal objetivo garantir a reprodução das espécies de peixe e evitar a retirada ilegal de pescado dos rios.

Com o fim do período de defeso, a pesca foi liberada no estado, mas seguindo as regras estabelecidas pela Lei do Transporte Zero, que proíbe a captura e comercialização de certas espécies, como o tucunaré e o dourado. Pescadores profissionais podem pescar e comercializar os peixes, exceto as espécies proibidas, enquanto os pescadores amadores podem pescar para consumo local, respeitando os limites legais de captura e medidas mínimas de tamanho.

A fiscalização da pesca ilegal continua durante todo o ano para prevenir crimes ambientais relacionados à pesca predatória. A Sema reforça que em unidades de conservação de proteção integral, a pesca é proibida durante todo o ano. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas à Ouvidoria da Sema ou à Polícia Militar.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícia Militar e Gefron apreendem 31 quilos de cocaína e detêm quatro suspeitos em porto esperidião

A população pode colaborar com a polícia por meio do disque-denúncia 190 ou 0800.065.3939, garantindo o anonimato.

Publicados

em

Foto Gefron

Na noite de sexta-feira (21/03), a Polícia Militar (PM) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) realizaram uma apreensão de 31 quilos de pasta base de cocaína em Porto Esperidião, MT. A ação ocorreu durante uma abordagem de rotina na MT-265, quando duas caminhonetes foram interceptadas. Apesar de não encontrarem ilícitos de imediato, os policiais notaram sinais de adulteração no estepe de uma das caminhonetes. Após uma verificação minuciosa, 31 tabletes de pasta base de cocaína foram encontrados no local.

Quatro pessoas, dois casais, foram presas em flagrante por associação ao tráfico de drogas. A apreensão causou um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão às facções criminosas. A operação faz parte das ações Tolerância Zero e Protetor das Fronteiras e Divisas. Todo o material apreendido foi levado à Delegacia Especial de Fronteira para os procedimentos necessários.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA