crime organizado
Operação Maculatos é deflagrada contra o tráfico em VG
Ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão; grupo era comandado por reeducando que articulava crimes de dentro da prisão
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc), deflagrou na manhã desta quinta-feira (13.11) a Operação Maculatos, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão domiciliar em Várzea Grande. A ação tem como alvo um grupo criminoso envolvido na distribuição de drogas e armamentos.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, com base em investigações que apontaram que parte das articulações partia de dentro de uma unidade prisional. Um reeducando, mesmo custodiado, continuava a coordenar as ações externas por meio da esposa e de um comparsa.
Durante o cumprimento dos mandados, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, e uma grande quantia em dinheiro foi apreendida. As diligências seguem em andamento.
A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2024, após a prisão em flagrante de quatro suspeitos, no dia 20 de maio, quando foram apreendidas porções de maconha, duas armas calibre .357 (uma delas com numeração raspada), munições e valores em espécie.
Com a análise técnica do material apreendido, a Polícia Civil identificou novos integrantes da organização criminosa, revelando uma rede estruturada de comunicação e logística voltada à distribuição de drogas e armamentos na região metropolitana de Cuiabá.
A Operação Maculatos integra a Operação Inter Partes, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil dentro do Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, voltado ao enfrentamento do crime organizado.
O delegado responsável pela investigação, André Rigonato, ressaltou a relevância da colaboração da sociedade:
“As informações repassadas pela população são essenciais para o avanço das investigações e o fortalecimento das ações de combate ao tráfico de entorpecentes e ao crime organizado em Mato Grosso”, destacou o delegado.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 197 da Polícia Civil.
*Sob supervisão de Daniel Costa
Polícia
Prefeito do Maranhão e outros são preso em MT por transporte ilegal de ouro
Os quatro suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Confresa
Três homens e uma mulher foram presos por extração e transporte ilegal de minério e ouro, na tarde de terça-feira (12.11), durante uma fiscalização na MT-430, no município de Confresa (1.160 km de Cuiabá). Entre os detidos está um prefeito da cidade de Centro Novo, no Maranhão, que já possui passagem policial por extração irregular de recursos minerais da União.
A prisão ocorreu durante uma operação de fiscalização de trânsito em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Durante as abordagens, os policiais pararam uma caminhonete Ranger preta, ocupada pelos quatro suspeitos.
Segundo a ocorrência, o grupo apresentou informações contraditórias sobre o destino e a origem da viagem. Em seguida, o prefeito maranhense confessou que estavam vindo de uma área de garimpo no município de Paranaíta, no norte de Mato Grosso.
Diante da suspeita, os policiais realizaram uma vistoria minuciosa no veículo e encontraram sacolas contendo materiais terrosos semelhantes a minérios, além de fragmentos de ouro, totalizando 10 gramas.
Também foram apreendidos celulares, aparelhos eletrônicos, cinco rádios comunicadores, notas fiscais de compras e abastecimento, além de uma agenda com anotações em idioma indígena, contendo listas de materiais extraídos o que indica que as atividades de garimpo podem ter ocorrido em território indígena.
Os quatro suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Confresa, junto com todo o material apreendido. As amostras de minério e ouro foram enviadas à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para análise e confirmação da composição do material.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Polícia7 dias atrásPolícia desmonta produção irregular de leite e queijo em Rosário Oeste
-
Polícia6 dias atrásEmpresário de VG escapa de sequestro ao capotar carro e fingir estar morto
-
Judiciário7 dias atrásEntrega dos kits da 7ª Corrida do Judiciário será nesta sexta e sábado
-
Política7 dias atrásProjetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público
-
Política7 dias atrásSamir Japonês desafia Flávia Moretti e diz que prefeita “precisa de um coach comportamental”
-
Política7 dias atrásDeputado Max Russi realiza Summit Animal 2025 com lideranças e especialistas
-
Política6 dias atrásAudiência na ALMT discute impacto do ICMS e perdas para grandes municípios de MT
-
Cultura6 dias atrásGoverno sorteia 25 mil ingressos para corrida da Stock Car em Cuiabá