Operação contra Fraudes
Operação Defensio Agro: Forças de Segurança de MT e MS Desarticulam Quadrilha que Aplicava Golpes em Produtores de Grãos
A quadrilha se passava por agricultores locais, convencendo as vítimas a realizar a compra de grãos fraudulentos.
Polícia

Na manhã desta terça-feira (04/02), a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Outras Fraudes de Cuiabá, em conjunto com a Polícia Penal e com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, deflagrou a Operação Defensio Agro. A ação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes contra produtores de soja e milho no estado sul-mato-grossense.
A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em residências e celas de presídios localizados em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger.
As investigações, conduzidas pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados (MS), tiveram início em janeiro de 2024, após produtores rurais da região serem vítimas de um golpe sofisticado.
O grupo criminoso operava com alto nível de organização, possuindo informações estratégicas sobre produtores, armazéns, corretores e o funcionamento da comercialização de grãos. Dessa forma, construíam um cenário convincente que levava as vítimas ao prejuízo imediato.
Ao longo de 2024, as fraudes causaram perdas superiores a R$ 500 mil aos produtores. Com o avanço das investigações, foi identificado que o núcleo central da quadrilha operava de dentro de presídios em Cuiabá, contando com integrantes em liberdade responsáveis por executar os golpes.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que auxiliarão na elucidação do esquema. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e das vítimas no fornecimento de informações que possam contribuir com as investigações. A operação segue em andamento, e novas fases não estão descartadas.

Polícia
PF desarticula grupo que extorquia comerciantes em Paranatinga
A PF mira quadrilha que estava extorquindo comerciantes

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (6), uma operação para combater a segurança clandestina em Paranatinga. A ação teve como objetivo reprimir a extorsão contra comerciantes da região.
As investigações apontaram que criminosos exigiam pagamentos ilegais de empresários e, em caso de recusa, realizavam represálias violentas, como incêndios em estabelecimentos comerciais.
Durante a fiscalização, quatro funcionários de uma empresa foram encontrados realizando rondas noturnas em residências e comércios sem autorização da Polícia Federal, órgão responsável por regular e fiscalizar empresas de segurança privada.
Como resultado da operação, as atividades dos vigilantes irregulares e da empresa foram encerradas. Além disso, equipamentos como coletes, cassetetes, facas e sirenes foram apreendidos.
-
Política2 dias atrás
Flávia Moretti e sua “sede de mudanças” (?)
-
Saúde4 dias atrás
Gordura no fígado grau III: saiba o que é e os sintomas da condição
-
Judiciário5 dias atrás
Coordenador do Gaeco diz que 90% dos líderes estão presos
-
Polícia5 dias atrás
PM e namorada são detidos após tiro em frente boate em Cuiabá
-
Esporte4 dias atrás
Cuiabá contrata atacante argentino que estava no futebol do EUA
-
Saúde6 dias atrás
Todas as mortes confirmadas por chikungunya no Brasil foram registradas em MT
-
Polícia4 dias atrás
Tarado tenta estuprar mulher que tomava banho; vítima fugiu no ato do ataque
-
Polícia5 dias atrás
Vereador Wender e policiais da DEMA resgatam cachorro amarrado na chuva; tutor foi preso em flagrante