Operação Ponto Final
Operação cumpre 37 mandados contra organização criminosa em Nova Mutum
Investigações identificaram envolvimento do grupo em oito homicídios (tentados e consumados), o tráfico de drogas e O comércio de armas no município
Polícia
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum (Derf-NM), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13.11), a Operação Ponto Final. O foco da ação é cumprir 37 ordens judiciais contra uma organização criminosa envolvida em crimes de tráfico de drogas, comércio de armas e homicídios tentados e consumados no município.
Entre as ordens judiciais cumpridas, estão 17 mandados de busca e apreensão domiciliar e 20 mandados de prisão preventiva. Até o momento, foram cumpridos 16 mandados de prisão e outras seis pessoas foram presas em situação de flagrante.
Os alvos estão ligados a uma das organizações criminosas que tem promovido a prática destes crimes na cidade de Nova Mutum.
As investigações conduzidas pela Derf de Nova Mutum levaram ao esclarecimento de quatro homicídios qualificados consumados, quatro tentativas de homicídios qualificados, além da elucidação de como o tráfico de entorpecentes vinha sendo realizado, de quem integra a organização criminosa e do comércio de armas de fogo.
Os trabalhos resultaram na conclusão de 11 inquéritos policiais e indiciamento de inúmeras pessoas. Entre elas, estão lideranças que residem nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, de onde vêm as ordens para a prática dos delitos.
Na região metropolitana, uma das equipes da Derf-NM, coordenada pelo delegado Guilherme Pompeo Pimenta Negri, realizou buscas em seis endereços, além de dar cumprimento de mandados de prisões. O trabalho contou com apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Gerência de Operações Especiais (GOE).
Na cidade de Nova Mutum, outra equipe da Derf-NM, coordenada pelo delegado Rodrigo Rufato, deu cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão domiciliares, com apoio das Delegacias de Polícia de Nova Mutum, Seção Especializada de Defesa da Mulher de Nova Mutum, Delegacia Regional de Nova Mutum, além das Delegacias de Tapurah, de Lucas do Rio Verde, de Arenápolis, de Nortelândia, de São José do Rio Claro e de Diamantino.
Durante as buscas, foram apreendidas cinco armas de fogo (dentre revólveres e pistolas de diversos calibres), além de diversas porções de entorpecentes, entre maconha e cocaína.
Contra o principal alvo, líder da organização criminosa, foram cumpridos nove mandados de prisões preventivas pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de entorpecentes, quatro tentativas de homicídios qualificados e três homicídios qualificados consumados, além de sua prisão em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.
As equipes também contaram com o auxílio de profissionais da Diretoria de Inteligência e do Núcleo de inteligência de Nova Mutum.
Ponto Final
O nome da operação é uma alusão à interrupção das atividades da organização criminosa em Nova Mutum.
Polícia
Homem é preso por tentativa de estupro e invasão de domicílio
O homem foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes de Cuiabá
Um homem de 37 anos foi preso, na manhã desta sexta-feira (7), em Cuiabá, por tentativa de estupro, invasão de domicílio e lesão corporal. O crime ocorreu em uma residência no bairro Planalto.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada após denúncia de invasão de domicílio. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima, uma mulher de 40 anos, que relatou que o suspeito seu ex-namorado havia invadido a casa e tentado manter relações sexuais sem o consentimento dela.
A mulher contou que estava em seu quarto quando o homem entrou à força e iniciou as agressões. Durante a luta corporal, ela sofreu ferimentos na mão e no braço. Em determinado momento, conseguiu fugir e pediu ajuda aos filhos, que estavam na residência. Eles intervieram e agrediram o suspeito para defender a mãe.
A vítima também informou aos policiais que possui medida protetiva de urgência contra o ex-companheiro.
O homem foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes de Cuiabá, onde o caso foi registrado e segue sob investigação da Polícia Civil.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Economia4 dias atrásPreço dos ovos caí e atinge recordes no Brasil, aponta Cepea/USP
-
Polícia7 dias atrásExame comprova que sêmen encontrado em vítima de estupro é de Daferson
-
Emprego4 dias atrásGrupo Pereira inaugura central de vagas em Cuiabá para acelerar contratações
-
Cultura6 dias atrásGuns N’ Roses faz história em Cuiabá com show na Arena Pantanal com mais de 40 mil pessoas
-
Educação7 dias atrásEscola estadual de Cuiabá recebe primeira feira de ciências sobre bioherbicidas
-
Claro e Escuro4 dias atrásApós críticas do vereador Samir Japonês, Flávia Moretti articula sua expulsão do PL
-
Saúde5 dias atrásCuiabá amplia a oferta de consultas especializadas
-
Economia6 dias atrásNovas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado