Caso Zampieri
MPMT inclui mais 3 promotores para atuarem na ação penal da morte de Roberto Zampieri
Eles integram o Núcleo de Defesa da Vida de Cuiabá, do Ministério Público (MPMT).
Polícia

O procurador-geral de Justiça (PGJ), Deosdete Cruz Júnior, designou mais três promotores de Justiça para atuarem na ação penal que investiga a morte do advogado Roberto Zampieri, 56 anos, ocorrido em dezembro do ano passado. Até o momento, três homens respondem à ação penal por suposto envolvimento no crime.
Na designação, passam a fazer parte do caso, Vinícius Gahyva Martins, Jorge Paulo Damante Pereira e Marcelle Rodrigues da Costa e Faria. Eles integram o Núcleo de Defesa da Vida de Cuiabá, do Ministério Público (MPMT).
Todos eles assinaram a denúncia oferecida contra Antônio Gomes da Silva, 56 anos, acusado de ser o executor de Zampieri, Hedilerson Fialho Martins Barbosa, 54 anos, acusado de ser o intermediário do crime, e o coronel do Exército Brasileiro (EB) Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, apontado pelo órgão ministerial como um dos financiadores da execução.
A portaria foi assassinada no dia 25 de julho, três dias depois da audiência de instrução e julgamento realizada na 12ª Vara Criminal de Cuiabá. Antônio foi o único que confessou participação na ação criminal.
Sendo que os promotores também vão atuar no inquérito à parte em que se investiga o produtor rural Aníbal Manoel Laurindo. Ele foi indiciado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) como o mandante do crime. Ele chegou a ser preso pelo crime, mas foi solto logo após ser ouvido.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Nilson Farias, foi verificado que existe uma demanda de duas fazendas em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, avaliadas em cerca de R$ 100 milhões, e que a perda dessas propriedades na Justiça teria levado Aníbal a mandar matar o advogado. Além disso, o mandante desconfiava de uma suposta aproximação de Zampieri com o desembargador do caso.
A investigação apontou ainda que Roberto Zampieri era apenas o advogado do fazendeiro que pediu a terra de volta.

Polícia
Homem é preso por desacato a policiais, resistência e ameaça
Militares realizavam abastecimento de viatura em um posto de combustível, quando flagraram suspeito fazendo gesto obsceno contra as equipes

Policiais militares do 1º Batalhão prenderam em flagrante, na madrugada deste domingo (27.4), um homem, de 31 anos, por desacato, ameaça e resistência no bairro Araés, em Cuiabá.
Conforme informações do boletim de ocorrência, as equipes do Grupo de Apoio (GAP) realizavam o abastecimento da viatura em um posto de combustível na avenida Historiador Rubens de Mendonça, por volta das 01h40, quando o suspeito, em um veículo modelo Volkswagen Jetta preto, fez um gesto obsceno com o dedo médio da mão direita contra a equipe.
Diante da situação, os policiais militares realizaram acompanhamento do veículo acionando os sinais sonoros e luminosos, até o momento da abordagem. Em seguida, as equipes identificaram que haviam cinco pessoas no veículo. O suspeito era um dos passageiros.
Neste momento, o suspeito, com sinais de embriaguez, se negou a ser abordado, apresentando resistência e proferindo palavras de baixo calão contra os policiais.
Diante das agressões, as equipes utilizaram-se de meios de menor potencial ofensivo (espagidor de pimenta e técnicas de controle e submissão) para conter o suspeito. Neste instante, o indivíduo passou ameaçar as equipes.
Os militares identificaram que o condutor do veículo se tratava de um motorista de aplicativo, que foi acionado para buscar o grupo em uma boate, localizada na Avenida Isaac Póvoas, após uma confusão com o próprio suspeito. O condutor e os demais passageiros foram liberados.
Já o suspeito foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
-
Polícia5 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia6 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Variedades5 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte6 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário4 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE
-
Cultura5 dias atrás
Luis Badaró transforma galeria em universo multidimensional
-
Judiciário6 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Saúde6 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá