VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

NOVA CHANCE

Mato Grosso registra aumento de 513% no emprego de reeducandos em mais de cinco anos

Em dezembro de 2018, havia 814 presos com ocupação de mão de obra no sistema penitenciário. Em novembro de 2024, esse número saltou para 4.991, dos quais 913 vagas são preenchidas por mulheres, representando 18,3% do total

Publicado em

Polícia

Foto: Secom-MT

Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado de Mato Grosso aumentou em 513% o número de vagas de trabalho oferecidas aos reeducandos do Sistema Penitenciário, segundo dados da Fundação Nova Chance (Funac), responsável pela capacitação e inserção de pessoas privadas de liberdade, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Em dezembro de 2018, havia 814 presos com ocupação de mão de obra no sistema penitenciário. Em novembro de 2024, esse número saltou para 4.991, dos quais 913 vagas são preenchidas por mulheres, representando 18,3% do total.

O levantamento da Funac revelou que, do total de vagas de trabalho oferecidas neste ano, 3.659 (73%) são ocupadas por reeducandos do regime fechado, ou seja, aqueles que exercem suas atividades dentro dos presídios. As outras 1.332 (27%) vagas são destinadas a egressos, pré-egressos e reeducandos do regime semiaberto — pessoas que têm autorização judicial para trabalhar fora das unidades prisionais, estão prestes a ser libertadas ou já cumpriram suas penas, mas continuam sob acompanhamento da Justiça.

Além disso, 427 reeducandos foram contratados por meio de parcerias da Funac com 29 prefeituras do Estado para realizar serviços como limpeza e manutenção de ruas, além de reformas e reparos em prédios públicos.

Nos últimos dois anos, a mão de obra de pessoas privadas de liberdade foi essencial para a construção de cinco escolas em Mato Grosso, quatro em Cuiabá e uma em Várzea Grande, todas com 25 salas de aula, beneficiando 8,4 mil novos estudantes.

Em 2024, a parceria entre a Funac e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também envolveu reeducandos das unidades prisionais de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças na produção de 50 mil uniformes para os alunos das Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Dom Pedro II.

Além disso, a nova Penitenciária Central do Estado (PCE) foi reconstruída com 95% de mão de obra de reeducandos, ampliando sua capacidade de 793 para 3.134 vagas. No interior, também foram ampliadas as vagas do sistema penitenciário com a construção de dois raios na Penitenciária Major Eldo de Sá, em Rondonópolis (864 vagas), e um raio na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite, em Sinop (432 vagas).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Suspeitos morrem em confronto com a Força Tática no município de Sorriso

O confronto aconteceu momento após os bandidos assaltar e balear um comerciante da região

Publicados

em

Foto: PM-MT

Na quarta-feira (22) dois suspeitos, de 19 e 28 anos, após assaltar e balear um comerciante em Sorriso, morreram em confronto com policiais da Força Tática. O crime ocorreu na rua São Francisco de Assis, onde a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e socorrida por terceiros ao Hospital Regional. Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.

Após o crime, a Polícia Militar iniciou as buscas e localizou os suspeitos no bairro Ocidental. Durante a abordagem, eles reagiram e foram alvejados. Um deles morreu no local, enquanto o outro foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso segue sob investigação para esclarecer as causas do ataque ao comerciante.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA