VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

OPERAÇÃO ECLIPSE

LÍDER DE FACÇÃO CRIMINOSA É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL EM CONFRESA

O suspeito estava com mandado de prisão em aberto e era considerado foragido, sendo procurado há mais de dois anos

Publicado em

Polícia

Foto: Polícia Civil-MT

Na quinta-feira (09) a Polícia Civil prendeu lider de uma facção criminosa, a prisão se deu por conta da operação Eclipse deflagrada com base em investigações da Delegacia de Água Boa, e teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, após ser localizado pela equipe de investigadores da Delegacia de Confresa.

O nome da operação simboliza o objetivo do trabalho, que é encobrir e neutralizar a atuação criminosa, impedindo que o tráfico de drogas continue a prejudicar a segurança e a saúde pública.

As investigações apontam que durante o período em que esteve foragido, o investigado liderava toda organização da facção dentro da cidade de Água Boa, sendo o responsável pelo envio de drogas para pontos de venda, bem como a escolha das funções de cada membro dentro do grupo.

“No período em que esteve foragido o investigado fez toda a gestão da facção à distância e se dedicava diuturnamente aos trabalhos da organização criminosa”, disse o delegado responsável pelas investigações, Matheus Soares Augusto.

O suspeito, apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na região de Água Boa, estava com mandado de prisão em aberto e era considerado foragido, sendo procurado há mais de dois anos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, devido investimentos do Governo do estado

Roveri enfatizou que todas as áreas da segurança pública foram contempladas com investimentos, ressaltando o papel da tecnologia como um importante aliado do trabalho humano.

Publicados

em

Foto: Polícia Civil

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em 2023 foram registrados 1.077 roubos de veículos, enquanto em 2024 o número caiu para 774, o que representa uma redução de 303 casos.

No caso dos furtos — crimes caracterizados pela ausência de violência e percebidos pelo proprietário após a ação —, foram registrados 2.239 ocorrências em 2023, contra 2.043 em 2024, uma redução de 196 furtos.

Nos dois anos (2023 e 2024), foram recuperados 3.196 veículos pelas forças de segurança do Estado. Os automóveis localizados são de Mato Grosso e também de outros estados do Brasil, e foram subtraídos tanto no ano de recuperação quanto em períodos anteriores.  

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o resultado positivo e elogiou o empenho das forças de segurança em reduzir os índices criminais. “As forças policiais estão atuando diuturnamente para reprimir a criminalidade no Estado, e os resultados demonstram que o trabalho está dando certo. Esse reforço é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, afirmou.

“Foram realizados investimentos em diversas frentes, como armamentos, veículos, qualificação profissional e tecnologia. Um exemplo disso é o programa Vigia Mais MT, que, entre 2023 e 2024, contribuiu para a recuperação dos veículos, retirando-os das mãos de criminosos e devolvendo à sociedade mais de R$ 10 milhões em bens recuperados”, afirmou.

A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, destacou que houve investimentos inéditos na Instituição, o que reflete nos resultados positivos. 

“Esses números são reflexos do investimento do Governo do Estado em ferramentas e capacitação dos nossos investigadores, escrivães e delegados. Em 2024, a Polícia Civil teve um investimento inédito no preparo dos nossos servidores, o que, por consequência, possibilita investigações mais qualificadas e, com certeza, o combate aos grupos criminosos que praticam esses tipos de crimes”, ponderou.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA