VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

OPERAÇÃO RAGNATELA

‘JOGADOR’, CHEFÃO DO GRUPO QUE LAVAVA DINHEIRO EM SHOWS EXERCIA PAPEL DE DESTAQUE NO COMANDO

‘Jogador’ é representante da facção em alguns bairros de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em

Polícia

Reprodução omatogrosso.com

ATUALIZADA ÀS 09h47 – O principal suspeito e que já se encontra preso, Joadir Alves Gonçalves, conhecido como ‘JOGADOR’, ‘VÉIO’ ou ‘PIRAQUÊ’ (destaque menor), durante deflagração da Operação Ragnatella, que está sob suspeição de liderar todo o complexo e extenso esquema que lavava dinheiro em casas noturnas, exercia papel de destaque, autoridade e hierarquia na facção criminosa Comando Vermelho (CVMT). As informações constam na representação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que subsidiou a ação policial.

Conforme foi levantado no caderno investigativo, ‘Jogador’ é representante da facção em alguns bairros de Cuiabá e Várzea Grande. Durante a análise dos dados telemáticos de Joanilson de Lima Oliveira, conhecido como Japão, obteve-se a confirmação de que Jogador é o padrinho de diversos faccionados dentro da hierarquia da facção, dentre eles o próprio Japão, que também foi preso na operação.
“O fato de Jogador ser padrinho de Japão e de outros faccionados sugere uma relação de hierarquia, destaque e autoridade dentro da facção criminosa. Essa relação hierárquica pode influenciar nas decisões e nas ações de Japão, reforçando a estrutura de comando e controle presente no grupo criminoso”, diz trecho da representação policial.
Japão e João Lennon Arruda de Souza, que também foi alvo de mandado de prisão preventiva, segundo a Ficco, eram os responsáveis pelo recolhimento dos valores oriundos do tráfico de drogas e demais renda do bando.
Os investigadores informaram que ficou evidenciado uma relação de respeito e hierarquia entre Jogador e Japão, quando eles verificaram a submissão de determinadas ações à autorização de Jogador.
No caderno investigativo, os policiais identificaram uma conversa entre Japão e um homem chamado Lincon sobre o tráfico de drogas em que Japão submete as tratativas à autorização de Jogador.
“No diálogo registrado em 20 de novembro de 2021, o interlocutor Lincon entra em contato com Japão para discutir uma questão relacionada a uma transação envolvendo “feijão”, que é um termo geralmente utilizado pelos traficantes para se referir à maconha”, explica em outra parte do documento.
Equiparado a Sandro Louco
Durante as investigações, ficou evidenciado para os policiais, que explicaram que Jogador exercia função de peça principal do CV, sendo comparado ao líder máximo da organização criminosa, Sandro Rabelo da Silva – o Sandro Louco. A representatividade de Jogador era tamanha que um faccionado chegou a fazer um pedido desesperado para “gerenciar umas biqueiras”, pois estava passando dificuldade financeira com a família.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, devido investimentos do Governo do estado

Roveri enfatizou que todas as áreas da segurança pública foram contempladas com investimentos, ressaltando o papel da tecnologia como um importante aliado do trabalho humano.

Publicados

em

Foto: Polícia Civil

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em 2023 foram registrados 1.077 roubos de veículos, enquanto em 2024 o número caiu para 774, o que representa uma redução de 303 casos.

No caso dos furtos — crimes caracterizados pela ausência de violência e percebidos pelo proprietário após a ação —, foram registrados 2.239 ocorrências em 2023, contra 2.043 em 2024, uma redução de 196 furtos.

Nos dois anos (2023 e 2024), foram recuperados 3.196 veículos pelas forças de segurança do Estado. Os automóveis localizados são de Mato Grosso e também de outros estados do Brasil, e foram subtraídos tanto no ano de recuperação quanto em períodos anteriores.  

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o resultado positivo e elogiou o empenho das forças de segurança em reduzir os índices criminais. “As forças policiais estão atuando diuturnamente para reprimir a criminalidade no Estado, e os resultados demonstram que o trabalho está dando certo. Esse reforço é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, afirmou.

“Foram realizados investimentos em diversas frentes, como armamentos, veículos, qualificação profissional e tecnologia. Um exemplo disso é o programa Vigia Mais MT, que, entre 2023 e 2024, contribuiu para a recuperação dos veículos, retirando-os das mãos de criminosos e devolvendo à sociedade mais de R$ 10 milhões em bens recuperados”, afirmou.

A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, destacou que houve investimentos inéditos na Instituição, o que reflete nos resultados positivos. 

“Esses números são reflexos do investimento do Governo do Estado em ferramentas e capacitação dos nossos investigadores, escrivães e delegados. Em 2024, a Polícia Civil teve um investimento inédito no preparo dos nossos servidores, o que, por consequência, possibilita investigações mais qualificadas e, com certeza, o combate aos grupos criminosos que praticam esses tipos de crimes”, ponderou.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA