SEM QUALIDADE
Ipem-MT apreende 50 brinquedos irregulares na Operação Criança Segura
Esta é a sexta operação especial realizada pela autarquia em 2024
Polícia

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) apreendeu 50 brinquedos irregulares durante a Operação Criança Segura, conforme relatório do resumo da operação divulgado nesta quarta-feira (16.10).
O relatório aponta que os brinquedos estavam com peças inadequadas para a faixa etária, sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou até mesmo apresentavam uma versão falsificada do selo.
Esta foi a sexta ação no ano promovida pelo Ipem-MT com foco no público infantil. Desta vez, a ação buscou monitorar os produtos expostos e comercializados durante o período do Dia das Crianças. A ação foi realizada de 23 a 27 de setembro.
A equipe do Ipem-MT fiscalizou cinco tipos de produtos nessa operação – berços infantis, bicicletas de uso infantil, brinquedos, cadeiras de alimentação para crianças e carrinhos para crianças. No total, foram examinados 3.233 desses produtos, sendo 3.165 deles aprovados. Os 68 itens restantes apresentaram irregularidades.
Todos os 68 itens irregulares são brinquedos. 50 deles foram apreendidos, e 18 deles reprovados.
Ao serem apreendidas, as mercadorias passam por um processo administrativo onde o comerciante terá a oportunidade de informar os responsáveis pela comercialização, fabricação e importação dos produtos irregulares. O objetivo é a retirada de produtos impróprios para uso. No final do processo, é feita a destruição total das peças apreendidas para que não haja risco de serem comercializadas novamente.
“Todas às vezes que estiver dando presente a alguma criança, eu recomendo que os pais tomem precauções. Quem deve ter responsabilidade maior com a criança são os adultos, que devem se atentar à faixa etária do brinquedo, com a embalagem e com a regularização, que pode ser conferida através do selo. Esses são os principais cuidados”, alertou diretor do setor de controle de qualidade, Bento Bezerra.
Outras operações
Além da Operação Criança Segura, foram realizadas neste ano as operações Aulas Seguras (de 08 a 12 de janeiro) com foco na fiscalização de materiais escolares, Ambiente Seguro (de 08 12 de abril) sobre a manutenção de itens domésticos e Energia Segura (de 10 a 14 de junho) para averiguar itens condutores de energia elétrica.
Também foi realizada a Operação Férias Seguras (de 1º a 05 de julho) com foco na fiscalização de itens de lazer, e a Operação Eficiência Energética (de 05 a 09 de agosto) para fiscalizar eletrodomésticos.
Em dezembro, está prevista a última operação especial para averiguar a qualidade dos brinquedos e adereços natalinos comercializados para as festas de fim de ano.

Polícia
Fiscalização é intensificada por SEMA-MT na região do Manso
Além de apreensões, as equipes também realizaram abordagens de orientação aos moradores sobre as leis de pescas vigentes no estado

O patrulhamento fluvial nas regiões de Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães e Poconé foi intensificado pela Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da SEMA-MT, com o apoio da 1° e 3° Companhias Independentes e 9° e 10° Batalhão da Polícia Militar.
A ação, que começo na última quarta (11-03) e se estendeu até nesta terça-feira (18-03), sucedeu na apreensão de de 130 munições, um kit de carregamento de cartuchos, três armas de fogo, redes de emalhar e uma espingarda de pressão na região da ilhas do Lago do Manso.
Além das apreensões, as equipes também realizaram abordagens de orientações aos moradores sobre as leis vigentes no estado de Mato Grosso.
-
Polícia7 dias atrás
Adolescente grávida, Emily Azevedo Sena, sai de casa para buscar enxoval e é encontrada morta
-
Judiciário7 dias atrás
MPMT solicita interrupção de obras e recuperação ambiental no morro de Santo Antônio
-
Judiciário3 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Cidades7 dias atrás
Moradores de VG se revoltam contra gestão de Flávia Moretti e bloqueiam ruas em protesto, veja o vídeo
-
Judiciário3 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Política7 dias atrás
Câmara de Cuiabá analisa projetos de lei e rejeita propostas polêmicas
-
Polícia2 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde3 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito