VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Guarda Municipal intensifica ação de fiscalização no trânsito em Várzea Grande

Publicado em

Polícia

Da Redação

A Guarda Municipal de Várzea Grande iniciou operação de ordenamento do trânsito da cidade e fiscalização quanto ao descumprimento das regras do trânsito por parte dos condutores, a exemplo, estacionamento nos pontos de ônibus e calçadas públicas, além de promover controle de tráfego e garantir a segurança do cidadão várzeagrandense. A ação integra o Plano Sustentável para Mobilidade Urbana de Várzea Grande e cumpre a legislação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização do trânsito. O objetivo é regularizar principalmente as áreas comerciais onde as reclamações estão sendo cada dia mais frequentes.

A mobilidade urbana é garantida pela lei 12.587/ 2012 que prevê um modelo a ser desenvolvido nas cidades envolvendo critérios importantes, de acessibilidade, cidades mais sustentáveis (privilegiar meios não motorizados), uso do transporte coletivo, fiscalização da rede de transporte coletivo, mais segurança das pessoas nesses deslocamentos, educação no trânsito, estrutura das calçadas, instalação de ciclovias nas vias duplicadas. Os municípios precisam se adequar a esses critérios. Sendo assim, Várzea Grande avança no cumprimento da lei para se tornar uma cidade esteticamente viável e legalmente correta.

De acordo com o coordenador da operação, Juliano Lemos, o planejamento de mobilidade urbana visa otimizar o trânsito e dar maior segurança nas vias de trânsito intenso.  “Os guardas municipais rotineiramente flagram veículos estacionados nos canteiros dos pontos de ônibus e/ou locais proibidos  atrapalhando os passageiros nas paradas de ônibus, além de pedestres nas calçadas. Foi identificado nas principiais vias do munícipio, a Avenida Couto Magalhães, Filinto Muller, Ary Paes Barreto e Gonçalo Botelho, grande número de veículos estacionados de forma irregular. E nosso objetivo principal é garantir a segurança no transporte público também”, disse o coordenador.

Ele revelou também que a Guarda Municipal fiscalizará as principais Avenidas nos períodos matutino e vespertino horário de funcionamento do comércio local. “São horários em que ocorrem maior número de infrações nas paradas de ônibus, prejudicando os usuários do transporte coletivo”, afirma o coordenador que prevê uma fiscalização mais contundente nos horários de pico nas extensões das avenidas.

O secretário de Defesa Social, Alexander Maia disse que Guarda Municipal é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas, trabalha no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito, entre outras atividades. Os agentes fazem rondas também durante a madrugada, para agilizar o atendimento a ocorrências policiais e a delitos flagrados.

“Realizaremos a operação com o objetivo de informar sobre as orientações do Código de Trânsito, evitando a prática de irregularidades e alertando sobre riscos. Existem muitos condutores não habilitados, a prática de estacionar em locais proibidos e condução de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas. Fatos esses que colocam em risco vidas”, frisa.

Conforme o secretário a ação tem o intuito de coibir irregularidades de trânsito e transportes. A operação faz parte das estratégias da administração municipal para organizar o tráfego, estacionamento de veículos, além da circulação de carros que transportam passageiros e fazem carga e descarga de produtos no centro da cidade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Polícia

Polícia Civil faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado

“Nosso objetivo é sempre entregar a melhor prestação de serviço à sociedade mato-grossense, investindo, para isso, na qualificação de nossos policiais”, reforçou Daniela Maidel

Publicados

em

Foto: Polícia Civil-MT

A Diretoria Geral da Polícia Civil promove, nesta semana, mudanças de pessoal nas delegacias especializadas da Capital como parte das ações do pacote de medidas integradas do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, além de aprimorar as ações e ampliar ainda mais as investigações qualificadas. 

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, diz que as mudanças são realizadas com foco no aprimoramento da atuação policial. “Nosso objetivo é sempre entregar a melhor prestação de serviço à sociedade mato-grossense, investindo, para isso, na qualificação de nossos policiais”, reforçou.

Na Diretoria Metropolitana, que engloba as unidades da Polícia Civil nas duas maiores cidades do Estado (Cuiabá e Várzea Grande), as mudanças incluem as Delegacias Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) e Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva).

Na DHPP, assumiu como titular o delegado Caio Fernando Álvares Albuquerque. Ele já atuou como adjunto da unidade durante vários anos e estava, recentemente, como adjunto na Delegacia de Repressão a Entorpecentes. A unidade especializada, a maior do estado, é responsável pela apuração de crimes contra a vida (homicídios dolosos consumados e tentados, mortes a esclarecer, suicídios e desaparecimentos de pessoas) nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento.

Na Derf Cuiabá, o novo titular é o delegado Sylvio do Vale Ferreira Junior, anteriormente lotado na Central de Flagrantes da Capital. 

 Já a Derfva, que investiga crimes de roubo e furtos de veículos na capital e em Várzea Grande, o novo titular é o delegado Guilherme de Carvalho Bertoli, que coordenou por cinco anos a Derf Cuiabá. 

O delegado Diego Alex Martimiano assumiu a titularidade da 3ª Delegacia de Cuiabá. A unidade coordena os registros de Termos Circunstanciados de Ocorrência na capital, que abrangem crimes de menor potencial ofensivo.

Em Santo Antônio de Leverger, a delegacia é coordenada pelo delegado Sidney Caetano de Paiva. A unidade policial atende também o município de Barão de Melgaço.

Atividades Especiais

A Diretoria de Atividades Especiais, que reúne as delegacias com atribuições especiais e de circunscrição estadual, ganhou mais uma delegacia como parte do pacote de medidas integradas do programa Tolerância Zero às facções criminosas, lançado pelo Governo do Estado em novembro passado. 

A Delegacia Especializada em Repressão ao Crime Organizado (Draco), que faz parte da estrutura da Gerência de Combate ao Crime Organizado, tem como titular o delegado Rodrigo Azem e como adjunto, o delegado Marlon Luz. 

Dentro da estrutura da Polícia Civil, o programa Tolerância Zero contemplou ainda a criação das Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos, com papel dedicados ao combate à lavagem de capitais e na recuperação de ativos para o Estado.

Diretoria de Interior 

Também foram instaladas novas unidades policiais no interior do Estado, com foco específico na atuação contra o crime organizado, sendo a Draco na Regional de Cáceres, a Draco na Regional de Sinop e a Delegacia de Roubos e Furtos em Lucas do Rio Verde.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA