VÁRZEA GRANDE

REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega nova unidade da PM no Centro Político Administrativo

O tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, que comanda a unidade, explicou que o sistema de monitoramento é de última geração

Publicado em

Polícia

Foto: PMMT

O Governo do Estado  inaugurou a nova sede da 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional da Polícia Militar (4ª CIPMSI) nesta terça-feira (14.09), na Praça das Bandeiras, na Capital. A nova unidade conta com um Centro de Monitoramento Eletrônico que registra toda a área do Centro Político Administrativo.  

A área pública foi revitalizada com investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). O reforço na segurança do Centro Político Administrativo faz parte do “Projeto Águia”, que visa fortalecer o patrulhamento na região, por meio do monitoramento eletrônico interligado por câmeras de segurança em toda área do Centro Político Administrativo; região composta por orgãos e instituições públicas. 

Na ocasião, a PM inaugurou o Memorial de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso que está aberto para visitação. O local permite aos visitantes acesso às relíquias históricas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O  memorial recebeu o nome do subtenente da PM Hisney Adão de Oliveira, falecido em 2020, em decorrência de complicações da Covid-19.

Representando o Comando Geral da Polícia Militar, o coronel Daniel Lipi Alvarenga destacou a revitalização da unidade e reforçou o compromisso da Polícia Militar na condução do projeto. “A parceria com o Governo do Estado visa o fortalecimento das ações de policiamento ostensivo no Centro Político Administrativo. Nós trabalhamos com o objetivo de trazer mais segurança aos órgãos públicos e à população”, destaca o militar.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pontuou os benefícios do uso de espaço. “A utilização da área pública que estava abandonada, obsoleta, agora trás dignidade para os profissionais da Polícia Militar que trabalham no Palácio do Paiaguás. Revitalizamos um local que pode ter diversas ocupações e que agora será melhor utilizado, trazendo um acervo das forças de segurança”, afirmou o secretário.  

O  sistema de monitoramento conta com 26 câmeras e a previsão é de que sejam adquiridos softwares de reconhecimento facial acoplado às câmeras PTZ; que está em fase de testes. Toda essa tecnologia permite que a PM identifique indivíduos suspeitos, pessoas com mandado de prisão, bem como monitorar e subsidiar investigações sobres pessoas que transitam pelo Centro Político.  

O tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, que comanda a unidade, explicou que o sistema de monitoramento é de última geração. “Nós, da companhia, fazemos o monitoramento de forma segmentada. Um é feito no CIOSP, por policiais da companhia, e o outro é feito aqui, facilitando o intercâmbio com as viaturas que estão na rua. Com o Projeto Águia de monitoramento, vamos fazer a cobertura de todo o Centro Político e estabelecer protocolos. Visando mais segurança e controle”, explicou o comandante. 

Também participaram da ato solene o subchefe de Estado Maior- Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva; o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Esnaldo Moreira, o secretario adjunto da Sesp, coronel Juliano Chiroli, o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, o ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, e os deputados estaduais Carlos Avallone e Elizeu Nascimento dentre outras importantes autoridades civis e militares. 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juca do Guaraná acompanha andamento das obras
Propaganda

Polícia

Emanuel recebe Plano de Manejo do Aricá-Açu e planta árvores na capital

Evento será realizado às 9h na Praça Alencastro

Publicados

em

Foto: Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, receberá na manhã desta terça-feira (21), às 9h, na Praça Alencastro, o  Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal do Aricá-Açu (região do Cinturão Verde).  Durante a atividade, simbolicamente em homenagem ao Dia da Árvore, o gestor da capital irá plantar unidades de Ipês e Jatobás.

O Plano de Manejo é um documento técnico, orientado pelos objetivos de criação da unidade  no qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

Desde o ano de 2008, Cuiabá já dispõem de uma legislação criando a área de proteção. “Mas somente nessa administração, que atua pautada pelo entendimento da necessidade do desenvolvimento sustentável, é que o Plano de Manejo foi elaborado o que vai possibilitar atividades em  uma área  que abriga recursos hídricos, naturais e paisagísticos de grande relevância, mas em consonância a esse documento”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A elaboração do PM, que conta com mais de 500 páginas,  foi realizado pela empresa de Consultoria Ambiental Ecossistema. A supervisão foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio das Diretorias de Parcelamento dos Solos e Projetos Públicos e de Gerenciamento Ambiental.

“O Plano de Manejo foi elaborado de forma participativa, com o intuito de gerar um envolvimento maior com a comunidade, tornando o documento mais completo e a sua implementação mais efetiva. A troca de experiências aproxima o gestor da realidade local, favorecendo a proposição de metas e objetivos exequíveis. A APA Municipal do Aricá-Açú dispõe de 73.195,4683 hectares”, diz trecho do documento.

A criação da Área de Proteção Ambiental do Aricá-Açu” vai contribuir para com a proteção da zona de transição entre as formações florestais do Planalto do Guimarães e o início da Planície do Pantanal

Vai assegurar ainda a conservação do bioma Cerrado, garantir o uso sustentável dos recursos naturais da região, baseado em um zoneamento socioambiental, além de assegurar a proteção de comunidades tradicionais remanescentes dos Quilombos e representantes da convivência harmônica com o Cerrado. Também possibilitará o resguardo ao patrimônio Arqueológico e Cultural da região.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nova ponte de concreto tira região de Marcelândia do isolamento, afirma morador
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA