marco histórico
Gefron registra apreensão de 19 toneladas de drogas na fronteira em 2024
Polícia
Em 2024, as operações de combate ao tráfico de drogas realizadas pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), resultaram na apreensão histórica de 19 toneladas de entorpecentes. Esse volume representa um aumento de 36% em relação ao ano anterior, quando foram apreendidas 13,8 toneladas.
As ações causaram um prejuízo de R$ 440 milhões aos traficantes, um aumento de 27% em relação a 2023. Além disso, foram localizadas 10 aeronaves e 275 veículos envolvidos no transporte de drogas. Nas operações terrestres, 375 pessoas foram presas, sendo 47 foragidas da Justiça, além de 10 armas e mais de mil munições apreendidas.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressaltou os investimentos do governo na segurança pública e o compromisso da gestão no combate ao crime organizado.
“Desde 2019 o Governo vem investindo e fortalecendo a prevenção e repressão ao tráfico e outros crimes fronteiriços. O Estado adquiriu viaturas e um armamento moderno e adequado ao enfrentamento da criminalidade. Também instalamos câmeras do programa Vigia Mais MT nos municípios da região de fronteira e trabalhamos de forma integrada com outras forças”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri.
“Temos na fronteira, e em todas as regiões de Mato Grosso, policiais capacitados e empenhados na defesa dos cidadãos de bem. Então, o resultado que vem sendo apresentado ao longo desses anos é resultado de investimentos públicos e muito trabalho”, completou Roveri.
Segundo o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto, 2024 registrou o maior número de apreensões de drogas desde a criação do agrupamento em 2002, quando as operações começaram em Cáceres.
“Alguns fatores influenciam neste bom resultado como os investimentos do Estado em tecnologia e inteligência; integração das forças de segurança e de defesa, além da participação da comunidade e a intensa dedicação dos nossos operadores”, elencou.
Polícia
PM prende quadrilha por tráfico de drogas durante ação integrada com a PMGO e PRF
Durante as checagens, foi verificado que os suspeitos já possuíam diversas passagens criminais por tráfico
Na última sexta-feira (24) a Polícia Militar de Mato Grosso prendeu quatro homens, e apreendeu 36 tabletes de substancias análogas à cocaína e maconha, em um trecho da MT-020, que liga os municípios de Paranatinga e Canarana. A prisão, realizada por equipes do 13º Comando Regional, ocorreu durante ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar de Goiás.
Durante o patrulhamento tático e ostensivo da Operação Tolerância Zero, as equipes receberam informações dos setores de inteligência de outras forças de segurança a respeito de um grande carregamento de entorpecentes que passaria pela região.
Após a denúncia, os militares intensificaram o policiamento com pontos de bloqueios e barreiras, momento em que abordaram dois veículos, ocupados pelos suspeitos, na entrada da cidade de Canarana.
Após abordagem das forças integradas, foram flagrados com os suspeitos 36 tabletes de cocaína e maconha. A carga seria levada para o município de Cocalinho.
Durante as checagens, foi verificado que os suspeitos já possuíam diversas passagens criminais por tráfico de entorpecentes.
-
Política5 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades2 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia1 dia atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Polícia2 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Polícia5 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades4 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Esporte3 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
-
Política3 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais