VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Polícia

Forças policiais levam segurança para bairro de Rondonópolis

Publicado em

Polícia

Da Redação

 

Muito mais que cumprimento de mandados de busca e apreensão, a operação “Jardim das Flores Seguro”, deflagrada no bairro que leva o nome da ação, em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), objetivou atender outros anseios da comunidade da região. A iniciativa foi deflagrada pelas forças de Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (1º.06).

Foram empregados 56 policiais, integrantes da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação resultou em três prisões em flagrante, apreensão de porções de droga e munições.

“Já havia várias informações referentes ao tráfico de drogas. Pedimos para os policiais fazerem o levantamento, em razão das reclamações dos moradores. Cumprimos esses mandados hoje com o apoio da PM e PRF e também fizemos abordagens na entrada e saída do bairro. Tivemos sucesso. Essa aproximação com a sociedade que é o mais importante e o retorno vem com denúncias, devido a confiança que vamos conquistando”, disse o delegado regional, Claudinei Lopes.

Um homem encontrado em uma das residências alvos das ordens judiciais foi preso por estar com mandado de prisão em aberto pelo crime de falsificação de documento público. Outro suspeito foi detido em poder de munições de diversos calibres, incluindo nove milímetros. Depois de interrogado, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito, que é crime inafiançável.

O terceiro detido estava em posse de uma porção de maconha. Ele foi autuado em termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por uso de droga.

Durante a operação, as forças policiais envolvidas efetuaram várias abordagens preventivas a pessoas e veículos, nas vias de acesso de entrada e saída do bairro, com a intenção de identificar suspeitos de crimes, apreender armas e drogas, além de garantir a ordem pública na localidade.

Ainda no bairro Jardim das Flores, as equipes aproveitaram para conversar com os moradores, buscando aproximação da comunidade com a polícia. Os policiais também visitaram a casa de uma senhora, conhecida por todos do entorno por Dona Maria. Ela mora no bairro há 30 anos, e, mesmo diante das dificuldades financeiras, fornece sopa para moradores de rua e pessoas carentes da localidade.

A Escola Municipal Princesa Isabel também recebeu os policiais para um bate-papo com alunos e professores sobre segurança pública.

Participaram da operação integrada “Jardim das Flores Seguro”, 28 policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados de polícia, 22 policiais militares e seis policiais rodoviários federais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Polícia

Monitoramento por câmeras de segurança ajuda a reduzir crimes e melhora a vida de munícipes no interior de MT

Com 199 câmeras instaladas, o município se tornou referência na gestão da tecnologia de videomonitoramento

Publicados

em

Foto: Sesp-MT

As câmeras de segurança do Vigia Mais MT  instaladas em Juína  são acompanhadas  no Ciosp  em Cuiabá. Elas já ajudaram a reduzir a criminalidade e melhoraram  a vida da população do município.

O programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso, o Vigia Mais MT, já apresentou resultado positivo no município , onde os índices de criminalidade tiveram a redução de até 44% em 2024, em comparação com 2023. O município possui 199 câmeras, que foram instaladas no final de dezembro de 2023, aliando a tecnologia ao trabalho das forças policiais.

“A chegada das câmeras melhorou tudo. Esse projeto é uma benção na vida da população de Juína. As câmeras contribuem com o trabalho dos policiais e intimidam a ação dos criminosos. Também ajudam a solucionar crimes com a identificação e prisão de bandidos”, afirmou o vice-prefeito Geremias da Silva Lima, em exercício na função de prefeito.

Em Juína, as câmeras do Vigia Mais MT estão instaladas em pontos estratégicos de ruas, avenidas, praças e escolas reforçando as ações de segurança pública.

A parceria firmada com a Prefeitura Municipal, efetivada com assinatura de termo de cooperação, garantiu ao município a instalação de 115 câmeras de videomonitoramento de três modelos: fixas, speed domes e OCR’s. O acompanhamento das câmeras é feito em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Cuiabá, pelos policiais que atuam no município e representantes da prefeitura devidamente autorizados pela Sesp.  

Já a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) levou para Juína mais 84 câmeras similares, as quais monitoram áreas internas e vias do entorno das escolas estaduais.

Conforme o prefeito, até o trânsito da cidade melhorou com a chegada da vigilância eletrônica. “Mudou o comportamento dos motoristas e motociclistas, que passaram a circular nas ruas com menos velocidade”, afirmou Geremias.

Em Juína, a parceria da Prefeitura Municipal com o Conselho Comunitário de Segurança Pública reduziu os custos de instalação e manutenção dos equipamentos, tornando os serviços mais ágil e eficiente, segundo o gestor municipal. De acordo com o prefeito, além da instalação de 100% das câmeras, o modelo de gestão adotado agiliza os serviços impedindo a interrupção do videomonitoramento por questões simples, como falha no sinal de internet.

O secretário ajunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que o objetivo do Vigia Mais MT é levar mais segurança à população mato-grossense nos 142 municípios.

O coronel observou que estudos feitos antes da implantação do programa comprovaram a eficiência do emprego da tecnologia para redução dos índices criminais. “Foi buscando essa eficiência, alindo tecnologia às ações das forças policiais, que o governador Mauro Mendes decidiu pelo investimento em tecnologia”, destacou.

O coronel ainda observou que, sobre a instalação e manutenção das câmeras – responsabilidade que passa a ser dos municípios a partir da entrega dos equipamentos -, o sistema adotado por Juína se mostrou eficiente e passou a ser referência para as prefeituras e outras instituições que estão instalando ou aderindo ao Vigia Mais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA