VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esquema criminoso

Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas

Operação Longa Manus da Polícia Civil cumpre 55 mandados em cinco cidades e atinge núcleo financeiro do tráfico interestadual

Publicado em

Polícia

Tangará da Serra (MT) – A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (22), a Operação Longa Manus, com foco em um esquema criminoso que movimentou mais de R$ 13 milhões em seis meses por meio do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O grupo atuava de forma articulada entre os estados de Mato Grosso e Goiás, utilizando empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos valores obtidos com o comércio de entorpecentes. Foram expedidas e cumpridas 55 ordens judiciais, entre 13 mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, além de 16 bloqueios de valores e 16 quebras de sigilos bancário e fiscal.

Os alvos foram localizados nos municípios de Tangará da Serra, Cuiabá, Várzea Grande, Juara e também na cidade de Goiânia (GO). Os envolvidos são investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Investigação teve início com prisão em flagrante

Coordenadas pela 1ª Delegacia de Polícia de Tangará da Serra, as investigações começaram em março de 2024, após a prisão de um dos integrantes do grupo. A partir daí, os policiais descobriram uma rede estruturada de lavagem de dinheiro que utilizava joalherias e comércios de equipamentos de comunicação e hortifrutigranjeiros como fachada.

Essas empresas serviam para dar aparência legal ao dinheiro do tráfico, que posteriormente era distribuído para outros membros da organização em Cuiabá e no Rio de Janeiro (RJ).

Articulação interestadual

A operação mobilizou 42 policiais civis de diferentes unidades: Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Juara, e da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc), além da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil de Goiás.

As medidas judiciais foram autorizadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) com parecer favorável do Ministério Público Estadual, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

O significado de “Longa Manus”

O nome da operação faz referência à expressão latina Longa Manus, que significa “braço longo” ou “mão longa”, simbolizando o alcance do Estado no combate à criminalidade além de suas fronteiras territoriais. A ação faz parte da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero contra facções criminosas, conduzido pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

A operação também está inserida na segunda fase da Operação Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (DIOPI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Homem é esfaqueado após dar carona a desconhecido

Apesar do ferimento e do ocorrido, ele declarou às autoridades que não desejava formalizar uma queixa contra o agressor

Publicados

em

Foto: Internet/Ilustrativa

Um homem de 29 anos foi ferido com um golpe de faca na madrugada desta segunda-feira (19/05), após sair de um bar em Lucas do Rio Verde, cidade localizada a cerca de 333 km da capital mato-grossense, Cuiabá.

Conforme relato registrado no boletim de ocorrência, a vítima procurou atendimento médico no pronto atendimento municipal e contou que, ao deixar o bar, decidiu oferecer carona a um desconhecido.

Durante o trajeto, segundo o depoimento da vítima, o passageiro sacou um canivete e tentou atacá-lo. O homem afirmou que reagiu à investida e acabou sendo atingido na mão durante a tentativa de defesa. Apesar do ferimento e do ocorrido, ele declarou às autoridades que não desejava formalizar uma queixa contra o agressor.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA