VÁRZEA GRANDE

HOMENAGEM

Escola municipal no interior homenageia delegado aposentado da Civil

Localizada na Avenida Ypé, no bairro Jardim Alvorada, a Escola Municipal José Delfino Campos de Sousa atende aproximadamente 450 alunos, do 1º ao 5º do ensino fundamental

Publicado em

Polícia

Foto: PJC

Durante agenda institucional no interior de Mato Grosso, a diretoria da Polícia Civil vistou nesta segunda-feira (13.09), a Escola Municipal José Delfino Campos de Sousa, em Campo Novo dos Parecis (396 km a noroeste de Cuiabá).

O nome da unidade de ensino é uma homenagem ao delegado de polícia já falecido, José Delfino Campos de Sousa, em razão serviços prestados na cidade de Campo Novo dos Parecis, resultando no fortalecimento da instituição na região.

Em abril de 1989 o delegado assumiu a Delegacia de Polícia do município, se tornando respeitado por toda a sociedade e reconhecido como “Cidadão Honorário Camponovense”. Entre as inúmeras histórias, José Delfino conquistou a confiança da população, pelo empenho e árduo trabalho dedicado à segurança pública.

No mês de março de 2020, a Escola Municipal José Delfino Campos de Sousa foi inaugurada levando o nome do delegado que contribuiu com a sociedade tanto na Polícia Civil, como na busca pela formação de cidadãos.

“A homenagem foi movida pelas histórias na realidade da cidade, que levou os gestores municipais a se inspirar na apaixonante tarefa de formar seres humanos para os quais a cooperação, ética, a criatividade, a solidariedade, a ternura e a justiça sejam, em comunhão, necessidade e desejo, e assim, um projeto impostergável”, diz a placa de homenagem na entrada da unidade escolar. 

 

Leia Também:  PM recupera Fiat Strada e apreende armas com dupla em Nova Olímpia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Emanuel recebe Plano de Manejo do Aricá-Açu e planta árvores na capital

Evento será realizado às 9h na Praça Alencastro

Publicados

em

Foto: Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, receberá na manhã desta terça-feira (21), às 9h, na Praça Alencastro, o  Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal do Aricá-Açu (região do Cinturão Verde).  Durante a atividade, simbolicamente em homenagem ao Dia da Árvore, o gestor da capital irá plantar unidades de Ipês e Jatobás.

O Plano de Manejo é um documento técnico, orientado pelos objetivos de criação da unidade  no qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

Desde o ano de 2008, Cuiabá já dispõem de uma legislação criando a área de proteção. “Mas somente nessa administração, que atua pautada pelo entendimento da necessidade do desenvolvimento sustentável, é que o Plano de Manejo foi elaborado o que vai possibilitar atividades em  uma área  que abriga recursos hídricos, naturais e paisagísticos de grande relevância, mas em consonância a esse documento”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A elaboração do PM, que conta com mais de 500 páginas,  foi realizado pela empresa de Consultoria Ambiental Ecossistema. A supervisão foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio das Diretorias de Parcelamento dos Solos e Projetos Públicos e de Gerenciamento Ambiental.

“O Plano de Manejo foi elaborado de forma participativa, com o intuito de gerar um envolvimento maior com a comunidade, tornando o documento mais completo e a sua implementação mais efetiva. A troca de experiências aproxima o gestor da realidade local, favorecendo a proposição de metas e objetivos exequíveis. A APA Municipal do Aricá-Açú dispõe de 73.195,4683 hectares”, diz trecho do documento.

A criação da Área de Proteção Ambiental do Aricá-Açu” vai contribuir para com a proteção da zona de transição entre as formações florestais do Planalto do Guimarães e o início da Planície do Pantanal

Vai assegurar ainda a conservação do bioma Cerrado, garantir o uso sustentável dos recursos naturais da região, baseado em um zoneamento socioambiental, além de assegurar a proteção de comunidades tradicionais remanescentes dos Quilombos e representantes da convivência harmônica com o Cerrado. Também possibilitará o resguardo ao patrimônio Arqueológico e Cultural da região.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Policiais civis da Regional de Confresa recebem novas pistolas Glock 19
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA