VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Combate ao Novo Cangaço

Dirigentes do Sicredi vão à Sesp agradecer empenho policial

Durante 58 dias, policiais militares e civis estiveram a campo na captura dos criminosos e recuperaram dinheiro roubado do Sicredi e Sicoob

Publicado em

Polícia

Foto: Assessoria Sesp - MT

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, e o presidente da Sicredi Univales, Juarez Cividini, que parabenizaram os órgãos de segurança pública pelo trabalho de combate ao crime do Novo Cangaço, em Nova Bandeirantes, no dia 04 de junho. O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Demerval, e o comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel PM Daniel Alvarenga, também participaram da reunião realizada nesta sexta-feira (17.09), na Sesp.

Em nome do sistema cooperativo, eles entregaram ao secretário uma carta em agradecimento ao trabalho desempenhado.  “Viemos conhecer o secretário e agradecer pelo trabalho que fizeram na região Noroeste, em Nova Bandeirantes, ficamos felizes pelo trabalho e pela segurança que deram a região. Parabéns mesmo a toda a equipe da Segurança Pública”, destacou o presidente da Sicredi Univales, que tem sede em Juína.

Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, a força-tarefa montada para combater o crime de Novo Cangaço em Nova Bandeirantes trouxe resultados excelentes, movimentou um efetivo grande e um trabalho de inteligência e demonstrou grande comprometimento por parte do Estado em solucionar o crime.

“Estamos trazendo o nosso reconhecimento a Segurança Pública de Mato Grosso. Foi um trabalho de comprometimento, proporcionando segurança para as instituições financeiras, cooperativas de crédito e para a sociedade. Isso traz uma confiança grande ao setor público, afinal todos pagam impostos e querem ter esse tipo de clima de segurança para viver bem e para investir no Estado”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o reconhecimento por parte do Sicredi demonstra o trabalho de qualidade que está sendo desenvolvido e que a segurança tem melhorado cada vez mais para que os cidadãos tenham o retorno dos impostos pagos, o que é uma determinação do governador Mauro Mendes.

“O caso de Nova Bandeirantes demonstra que os investimentos feitos pelo Estado em Segurança Pública têm dado retorno e mais investimentos serão realizados no setor neste ano e no próximo”, comentou.

Investigações continuam

Apesar de terem chegado a alguns envolvidos no crime do Novo Cangaço em Mato Grosso, as investigações sobre o crime ainda continuam. “Há ainda os tentáculos e já estão sendo identificados, as providências estão sendo tomadas e vamos desmantelar a quadrilha toda”, destacou o delegado geral da PJC, Mário Demerval.

Os assaltantes invadiram as agências do Sicoob e Sicredi no dia 04 de junho, em Nova Bandeirantes. Os policiais passaram 58 dias em campo na busca pelos criminosos.

“Graças ao empenho de todos nossos policiais militares, temos prestado serviço diuturno em todos os municípios nessa questão de rondas, prevenção e repressão aos ilícitos caso venham a ocorrer”.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Mato Grosso apresenta redução em 41% de crimes de homicídios entre dez anos

Dados da Sesp mostram queda também nos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte

Publicados

em

PMMT

Mato Grosso apresentou redução de 41% nos crimes de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) nos últimos dez anos, em uma comparação entre os primeiros seis meses de 2015 e de 2025, conforme balanço do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas.

No  levantamento apontado sobre os principais crimes violentos, foram 327 homicídios registrados no primeiro semestre de 2025, contra 557 registrado no mesmo período de 2015.

“Os dados da Operação Tolerância Zero mostram claramente uma redução expressiva dos crimes. O Brasil e o nosso Estado perderam muito tempo para fazer esse enfrentamento, as leis sobre as quais nós temos que atuar não ajudam e nos acostumamos, lamentavelmente, com esse problema. Mas, diante de todo esse contexto, só me resta parabenizar porque, mesmo com as dificuldades, os resultados estão aí, e isso é resultado do trabalho sério das nossas forças de segurança. Não podemos achar que somos o suprassumo. Nós temos ainda um longo caminho a percorrer, estratégias a implementar, para continuar mudando esse resultado da violência”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Em registros de latrocínio (roubo seguido de morte), por exemplo, também caíram na série histórica. Houve redução de 79%, com 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015, contra cinco no mesmo período deste ano. Já em relação a 2019, o número passou de 29 para cinco registros, o que representa uma queda de 83%.

A lesão corporal seguida de morte apresentou queda percentual de 87%. Foram 15 casos registrados nos seis primeiros meses de 2015, contra apenas dois em 2025. Em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados sete casos, a redução foi de 60%.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o trabalho da força de segurança evita a população de ser vítima ou morta pela criminalidade.

“Os dados de crimes violentos caíram vertiginosamente. Derrubamos os números e estamos mostrando para a sociedade para que tenha o conhecimento dos investimentos do governo e do trabalho dos nossos policiais. Esses homens e mulheres estão lá dia e noite impedindo que os criminosos cometem crimes. Realmente, são números expressivos. Poucos Estados do país conseguiram derrubar esses índices como aqui em Mato Grosso”, apresentou Roveri.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA